Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouPaulo Filipe de Paiva Macedo Alterado mais de 8 anos atrás
1
Análise Orientada a Objetos Prof. Wolley W. Silva wolley@umc.br
2
Agenda: Introdução ao Paradigma Orientado a Objetos Objetos e Classes Encapsulamento Herança Polimorfismo
3
Análise Estruturada X Orientada a Objetos
4
Sistema de uma biblioteca O sistema deve disponibilizar a consulta, atualização e cadastro de um novo livro.
5
DBLivros Realizar cadastro Paradigma Estruturado Realizar consultaRealizar atualização
6
Titulo Autor ISBN Cadastrar Consultar Atualizar Livro titulo autor isbn cadastrar consultar atualizar Paradigma Orientado a Objeto
7
AE: centrada na identificação de procedimentos. – Dados representados como variáveis globais. – Programa: agrupamento de procedimentos. AOO: centrada da identificação de objetos. – Dados e operações unidos. – Programa: conjunto de objetos.
8
Análise Estruturado X Orientado a Objetos
9
“Um paradigma de análise, projeto e programação de sistemas de software que propõe a composição e interação entre diversas unidades de software chamadas de objetos”. O que é Orientação a Objetos?
10
Paradigma: Forma de abordar um problema Análise: Investigação do problema, em vez da solução. Análise OO: Investigação dos objetos do domínio. O que é Orientação a Objetos?
11
“Analogia biológica de Alan Kay” http://pt.wikipedia.org/wiki/Alan_Kay
12
Conceitos da Orientada a Objetos. ENCAPSULAMENTOHERANÇAPOLIMORFISMO ABSTRAÇÃO OBJETOCLASSE
13
Abstração Abstrair é – O processo de retirar do domínio do problema detalhes relevantes e representá-los na linguagem da solução. – A criação de modelos que serão utilizados para a resolução do problema.
14
Abstração
15
O que são Objetos?
16
Coisas tangíveis
17
Eventos
18
Transações
19
Objetos reúnem características (dados) e comportamento (procedimentos) Dados Marca Modelo Cor Itens de série Ano de fabricação Procedimentos Acender farol Acelerar Frear Controle de Temperatura
20
Características (dados): elasticidade, pressão, resistência, x, y, z, rotacao, velocidade, aceleracao,... Quais são as características e comportamentos deste objeto? Comportamento (procedimentos): mover, encher, esvaziar,...
21
O que são Classes?
22
A abstração das características e comportamentos de um grupo de objetos
23
Qual a classe destes Animais??? Características Vertebrados Endotérmicos Cérebro Audição Visão Comportamento Comer Dormer Locomover
24
Um “molde” a partir do qual objetos são construídos.
25
Classe Carro Marca Modelo Cor Um “molde” a partir do qual objetos são construídos.
26
Classificação é o meio pelo qual ordenamos o conhecimento
27
Carro anoFabricacao marca modelo darPartida acelerar
28
Encapsulamento
29
Esconder a estrutura interna (implementação) de um objeto. Encapsulamento saldoDaConta realiarDeposito realiarSaque exibirSaldo Realizar Saque saldo_da_ conta Realizar Deposito Exibir Saldo Objeto conta contêm todas as informações e comportamentos
30
Permite Classes coesas e desacopladas. Encapsulamento
31
Herança
32
É o compartilhamento de características entre classes com base em um relacionamento hierárquico. – Possibilita a derivação de tipos mais específicos a partir de um tipo mais genérico – Uma classe pode ser definida de forma abrangente e depois ser refinada em sucessivas subclasses. – Subclasses herdam os atributos e os métodos da super-classe, permitindo ainda modificações nos mesmo. Herança
34
Polimorfismo Redefinição (overriding) de um método em classes deferentes dentro de uma estrutura de herança. Redefinição
35
Polimorfismo Duas palavras gregas: muitas e formas; “Polimorfismo é a habilidade pela qual uma única operação pode ser definida em mais de uma classe e assumir implementações diferentes em cada uma dessas classes ”. Page-Jones
36
Exercício 1.Defina e relacione os termos objeto e classe. Dê exemplos de cada um destes conceitos. 2.Descreva os seguintes conceitos da Orientação a Objetos 1.Herança 2.Encapsulamento 3.Polimorfismo
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.