A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II."— Transcrição da apresentação:

1 Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II

2 Avaliações 1ª Avaliação: 30% - Trabalho 70% - Prova - 13/04 2ª Avaliação: 30% - Trabalho 70% - Prova Oficial - 02/06

3 Conceitos Gerais Modelagem de Sistemas Conceitos de Orientação a Objetos Classes e Objetos Métodos Encapsulamento Polimorfsmo Generallização Composição

4 Modelagem de Sistemas O que é um modelo ? Uma simplificação da realidade. Reflete uma perspectiva. Reflete um nível de abstração. São refinados até ser fácil implementar o código.

5 Modelagem de Sistemas Benefícios Gerenciamento da complexidade. Comunicação entre as pessoas envolvidas. Redução dos custos no desenvolvimento. Precisão do comportamento futuro do sistema. Facilitar a divisão do trabalho.

6 Modelagem de Sistemas Ao longo do desenvolvimento Nível crescente de detalhamento. Mudança progressiva. Raramente estão corretos na 1ª versão. Deve-se solicitar a revisão do modelos por outras pessoas.

7 Modelagem Orientada a Objetos Paradigma da orientação a objetos Propõe-se a representar o mais fielmente possível, as situações do mundo real, nos sistemas computacionais. Sistemas são decompostos em módulos. Módulos são decompostos em funções. As funções e dados são tratados em separado. As funções são ativas e os dados são passivos. Os comportamentos e os dados são mantidos integrados. Suporta os conceitos de classe, objeto e herança.

8 Modelagem Orientada a Objetos Paradigma da orientação a objetos O paradigma da orientação a objetos visualiza um sistema de software como uma coleção de agentes interconectados chamados objetos. Cada objeto é responsável por realizar tarefas específicas. É pela interação entre os objetos que uma tarefa computacional é realizada. Bezerra, 2007.

9 Conceitos de Orientação a Objetos Objetos Representação de um elemento do mundo real. Objetos físicos (livro, mercadoria). Funções de pessoas (cliente, vendedor). Eventos (compra, telefonema). Interações entre objetos (nota fiscal). Lugares (loja, agência).

10 Conceitos de Orientação a Objetos Objetos Possuem atributos (variáveis, campos). Possuem métodos (funções). São instâncias de uma classe.

11 Conceitos de Orientação a Objetos Classes Conjunto de objetos. Superclasses. Abstrata ou pura.

12 Conceitos de Orientação a Objetos Encapsulamento. Restringir o acesso ao comportamento interno do objeto. Protege os atributos de um objeto. Provê uma interface do objeto.

13 Conceitos de Orientação a Objetos Herança ou Generalização. Uma classe pode herdar o comportamento de outra classe.

14 Modelagem Orientada a Objetos Visões representadas: Estática. Dinâmica.

15 Modelagem Orientada a Objetos Visão Estática: Explicita as classes, os objetos e os relacionamentos. Representada através de diagramas de classes e de objetos.

16 Modelagem Orientada a Objetos Visão Dinâmica: Descreve as interações entre os objetos. Identifica estímulos. Descreve como os objetos reagem aos estímulos. Diagramas de interação e estado.

17 Exercício 1: Conceitue o que são objetos, classes, métodos, atributos, herança, encapsulamento e caso de uso.


Carregar ppt "Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google