A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GRIPE A DEIXA ESCOLAS EM ALERTA É uma doença respiratória causada pelo vírus INFLUENZA tipo A e subtipo H1N1. O vírus H1N1 é resultado de uma mutação e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GRIPE A DEIXA ESCOLAS EM ALERTA É uma doença respiratória causada pelo vírus INFLUENZA tipo A e subtipo H1N1. O vírus H1N1 é resultado de uma mutação e."— Transcrição da apresentação:

1 GRIPE A DEIXA ESCOLAS EM ALERTA É uma doença respiratória causada pelo vírus INFLUENZA tipo A e subtipo H1N1. O vírus H1N1 é resultado de uma mutação e contém material genético de vírus humanos, de aves e de suínos. 1.Caracterizando a GRIPE A ou H1N1:

2

3

4 2. A genética do vírus H1N1: 2. A genética do vírus H1N1:

5 3. A genética do vírus H1N1 (continuação) Classificação de acordo com as proteínas de superfície: HEMAGLUTININA (H) NEURAMINIDASE (N) O VÍRUS H1N1 apresenta 8 tipos de RNAs: 1 RNA de vírus humano1 RNA de vírus humano 2 RNAs de vírus aviários2 RNAs de vírus aviários 5 RNAs de vírus suínos5 RNAs de vírus suínos

6 4. Formas de transmissão entre humanos: a) Forma direta: uma pessoa infectada espirra ou tosse perto de você e a partícula do vírus é inalada (essa não é a forma mais efetiva de transmissão). O vírus não voa, não anda. b) Forma indireta: uma pessoa infectada toca alguma coisa (superfície lisa) depois de ter espirrado ou tosse com a mão na frente da boca. Você toca o mesmo objeto e leva suas mãos ao nariz, boca ou olhos e o vírus entra no organismo.

7

8 5. Sintomas da gripe:

9 6. Grupos de risco

10 7. Formas de tratamento A polêmica sobre o Oseltamivir (TAMIFLU) FORMA DE AÇÃO A droga inibe a enzima neuraminidase impedindo que o vírus escape da célula. QUANDO DEVE SER MINISTRADO Até 48 horas após o contágio ( ±10 h após o contágio o vírus já se replicou em aproximadamente 100.000 novos vírus e explode a célula). Vírus não perde o fôlego. PROTOCOLO DE ACESSO AO MEDICAMENTO Receituário médico- preenchimento de ficha padrão- liberação da droga. COMPLICAÇÃO Os pacientes geralmente só ficam graves após o 7º dia de contágio. DIAGNÓSTICO CLÍNICO E DIAGNÓSTICO LABORATORIAL Como decidir frente ao paciente se ele vai ter ou não complicações. Em cada 100 pacientes com sintomas de gripe, 77 apresentam a Gripe A. O CORRETO TALVEZ NÃO FOSSE TRATAR TODO MUNDO COM TAMIFLU? Preocupação com resistência: vírus tem habilidade de mudar seu material genético (ele pode ficar resistente com ou sem Tamiflu). Quem deve monitorar a resistência é o laboratório que produz a droga e não quem a usa.

11 8. Metodologia preventiva A produção de vacinas e a demora de resultado de exames. Cepa do material genético do vírus da Gripe A chegou ao instituto Butantan. Chegaram também milhares de ovos embrionados de galinhas. Previsão para Abril de 2010: 30 milhões de doses produzidas Dentro de um plano de transferência de tecnologia entre o Inst. Butantan e laboratório Frances : compra de 18 milhões de doses de vacinas. Primeiros a serem contemplados: profissionais de saúde e pacientes de grupo de risco. Brasil deverá ser pressionado a atender países vizinho ( América Latina) A DEMORA: Reação em cadeia de Polimerase (PCR): o que há de mais moderno em Biologia molecular (coleta-se o sangue e sequência o material genético inteiro do vírus) Teste rápido: amostras de secreção de nariz ou saliva são retirados. Sequência um pedaço do material genético do vírus (Ele da positivo para qualquer vírus Influenza)

12 ATITUDES DA ESCOLA: As salas de aulas deverão ser mantidas bem ventiladas (janelas abertas) – Evitar ar condicionado. Minimizar eventos fechados onde haja aglomeração de pessoas Orientar alunos, professores e funcionários para os seguintes itens: Não compartilhar copos, talheres e objetos de uso pessoal; Evitar contatos com secreções provenientes de espirros, tosses e salivas e ainda beijos, abraços e aperto de mão; Incentivar os alunos a lavar as mãos sempre que tiverem contato com superfícies que possam estar contaminadas (mesas, cadeiras, maçanetas, etc.). Evitar o compartilhamento de objetos escolares que comumente são levados à boca pelos alunos, como lápis, canetas e borrachas. Desligar bebedouros elétricos e providenciar água potável Providenciar lenços de papel. Após o uso, jogá-los imediatamente no lixo; Manter a disposição dos alunos álcool em gel e sabonetes de preferência líquidos; Evitar colocar as mãos na boca, nariz e olhos.

13 9. A pandemia no Brasil

14 10. A situação em Nova Friburgo (provisória) Dados da FMS: a) 50 suspeitos no município (aguardando confirmação da Fiocruz ) b) Distribuição do antiviral (concentrada no 6° GMB - Grupamento Militar de Bombeiro): mediante apresentação de receita médica e de formulário padrão da Secretaria de Saúde devidamente preenchido pelo médico c) Telefones úteis: Disque gripe: 0800-2810100 FMS: 022- 25231614 ou 022-25231889 FMS: 022- 25231614 ou 022-25231889 d) Sites úteis: www.riocontragripe.rj.gov.brwww.riocontragripe.rj.gov.br www.conexaoprofessor.rj.gov.br www.conexaoprofessor.rj.gov.br www.riocontragripe.rj.gov.brwww.conexaoprofessor.rj.gov.br www.saude.rj.gov.brwww.educacao.rj.gov.br www.saude.rj.gov.brwww.educacao.rj.gov.br

15 11.Perguntas mais frequentes: A) Onde o vírus da “gripe suína” é encontrado no ambiente ? B) Qual a utilidade do álcool em gel para a limpeza das mãos ? C) Como posso evitar o contágio ? D) Qual o período de incubação do vírus ? E) Quando se deve começar a tomar medicamentos ?

16 F) De que forma o vírus entra no organismo? G) O vírus é mortal? H) A água de tanques ou de caixas transmitem o vírus? I) O que faz o vírus provocar a morte? J) Qual é a probabilidade de se recair com a mesma doença? K) Quanto tempo vive o vírus da “gripe suína” em superfícies? L) Posso fazer exercícios ao ar livre?

17


Carregar ppt "GRIPE A DEIXA ESCOLAS EM ALERTA É uma doença respiratória causada pelo vírus INFLUENZA tipo A e subtipo H1N1. O vírus H1N1 é resultado de uma mutação e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google