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PublicouJoão Henrique Miranda Alcântara Alterado mais de 8 anos atrás
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IMPERIALISMO e suas consequências
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NEOCOLONIALISMO OU “PARTILHA DO MUNDO”
CONTEXTO HISTÓRICO: Segunda metade do século XIX quando a expansão dos países europeus industrializados levam as partilhas dos continentes africano e asiático; Também EUA e Japão exercem atividades imperialistas em suas respectivas regiões de influência
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COLONIALISMO/NEOCOLONIALISMO
Capitalismo Comercial (mercantilismo); Objetivos: especiarias, produtos tropicais e metais preciosos; Continente Americano; Expansão impulsionada pelo Estado; NEOCOLONIALISMO: Capitalismo industrial e financeiro; Objetivos: mercados consumidores de manufaturas e fornecedores de matérias-primas; busca de colônias para excedente populacional europeu; áreas de investimento de capitais e áreas estratégicas para proteção do comércio marítimo. Continente africano, Asiático e Oceania; Expansão impulsionada pela burguesia européia
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COLONIALISMO/NEOCOLONIALISMO
Ideologia legitimadora: Fé católica NEOCOLONIALISMO: Ideologias legitimadoras: Mito da superioridade racial: “Darwinismo Social” Missão Civilizadora: fardo do homem branco
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“O FARDO DO HOMEM BRANCO”
O literato inglês Rudyard Kipling ( ) forneceu amplo material de apoio ao imperialismo de seu país. Para ele a Inglaterra podia suportar como nenhuma outra nação “o fardo do homem branco”; em sua obra , The White man’s burden, destaca o dever à filantropia da ação colonizadora inglesa, como se constata nos versos:
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RUDYARD KIPLING Assumi o fardo do homem branco
Enviai os melhores dos vossos filhos Condenai vossos filhos ao exílio Para que sejam os servidores de seus Cativos.
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O FARDO DO HOMEM BRANCO Esta propaganda de sabão usa o tema do "Fardo do Homem Branco" para encorajar pessoas brancas a ensinar noções de higiene a membros de outras raças.
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O DARWINISMO SOCIAL O imperialismo do século XIX, permeado pelo ideal da supremacia econômica e cultural, formulou o mito da superioridade racial, incluindo concepções pseudo-científicas que enalteciam os brancos e a exploração imperialista. Por esse motivo destacou-se a doutrina racista do filósofo inglês H. Spencer, conhecida como “Darwinismo Social”.
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O DARWINISMO SOCIAL Segundo Spencer, a Teoria da Evolução de Darwin, podia ser perfeitamente aplicada à evolução da sociedade:assim como existia uma seleção natural entre as espécies, com o predomínio dos animais e plantas mais capazes, ela existia também na sociedade:
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O DARWINISMO SOCIAL A luta pela sobrevivência entre os animais correspondia à concorrência capitalista;a seleção natural não era mais nada além da livre troca dos produtos entre os homens;a sobrevivência do mais capaz, do mais forte era demonstrada pela forma criativa dos gigantes da indústria, que engoliam os competidores mais fracos, em seu caminho para o enriquecimento.
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IMPERIALISMO NA ÁFRICA
Início: segunda metade do século XIX Ponto máximo: “Conferência de Berlim Objetivo: delimitar fronteiras coloniais e normas a serem seguidas pelas potências colonizadoras.
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