A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMO USAR A BIBLIOTECA NA ESCOLA TEMA: APRECIAÇÃO LITERÁRIA FASE: II.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMO USAR A BIBLIOTECA NA ESCOLA TEMA: APRECIAÇÃO LITERÁRIA FASE: II."— Transcrição da apresentação:

1 COMO USAR A BIBLIOTECA NA ESCOLA TEMA: APRECIAÇÃO LITERÁRIA FASE: II

2 GRUPO Aline Coelho Braga Carla Viviane da Silva Angelo Fernanda de Paula Moreira Leila Aparecida Anastácio Marcelo Azevedo Queiroz Paulo de Castro Gonçalves

3 FASE II - 1º Etapa 7anos

4 Contos populares Objetiva familiarizar crianças com uma variedade de livros. Oferece a oportunidade para que elas relacionem a história com suas experiências, a fim de encontrar significados.

5 População:160.000.000 Idioma:Português Capital:Brasília Política:República Moeda:Real MATERIAIS

6

7 Contos populares O profissional deverá escolher contos populares de diferentes regiões brasileiras, como : EBOLI, T. A lenda da Vitória Régia.Rio de Janeiro: Ediouro, 1997. GUEDES,H.. Nhandaru: a lenda do sol e da lua. 2ed.. Curitiba : HGF,1997. SOUZA, Flávio de. Lendas e causos da Caipora.São Paulo: Cia. Das Letrinhas, Rede Cultura, 1998.

8

9 Preparação Instruções Acompanhamento AULA

10 JOGOS EM VERSO O objetivo principal desta atividade é estimular as crianças a juntarem palavras, utilizando a sonoridade e a rima.

11 AULA Duração: 30 minutos Materiais: Poemas simples e curtos, com palavras que as crianças já conhecem; Fichas de cartolina.

12 AULA Preparação Instrução

13 POEMAS Bate o sino pequenino Sino de Belém! Já nasceu o Deus menino Para o nosso bem! Paz na terra, pede o sino Alegre a cantar! Abençoe Deus menino Este nosso lar! Bate o sino pequenino Sino de Belém Já nasceu o Deus menino

14 Fase II - 2º etapa 8 anos

15 CAÇA PALAVRAS O que é: Esta atividade dá as crianças a oportunidade de extrair, através da sonoridade e da rima, os sentidos do texto. Duração: 50 minutos Materiais: Cópias de poemas, trava-línguas e parlendas. Preparação: Recorte e retire uma palavra- chave de cada verso dos poemas escolhidos. Instruções Variação

16 “O vento perguntou pro tempo qual é o tempo que o tempo tem. O tempo respondeu pro vento que não tem tempo pra dizer que o tempo do tempo é o tempo que o tempo tem”. http://www.casaeng.com.br/banca/travalingua.html O vento perguntou pro _______qual é o tempo que o tempo tem. O _____respondeu pro vento que não tem tempo pra dizer que o ______do tempo é o tempo que o ______tem.

17 O CATA-VENTO Era um cata-vento Azul e _________ Que gostava de catar Ventos do ___ cedinho. Ventos de outros caminhos E depois se _________ Cata-vento de moinho. Mas o sonho do seu avô Era que fosse Um __________! Nãããooo! Heliana Barriga

18 O CATA-VENTO Era um cata-vento Azul e vermelhinho Que gostava de catar Ventos do dia cedinho. Ventos de outros caminhos E depois se aposentar Cata-vento de moinho. Mas o sonho do seu avô Era que fosse Um ventilador! Nãããooo! Heliana Barriga

19 Fase II - 3º etapa 9 anos

20 LENDO HISTÓRIAS DE MISTÉRIO Atividades que familiarizem as crianças com livros de mistério, dando-lhes oportunidades de ler, discutir e escrever histórias de mistério, de forma que possam entender e interpretar o que leram

21 ACOMPANHAMETNO Algumas histórias podem ser escolhidas pela classe para serem exibidas em quadros. Essas histórias podem ser copiadas e montadas numa folha de papel, com ilustrações de histórias de mistérios. Pode-se, também, colocar em exposição alguns livros de mistério, e uma lista destes existentes no acervo.

22 Contos de fadas podem ser usados da mesma maneira. Lendo em voz alta para as crianças. Estimulando-s a retirara emprestado. Orientando-as a discutira as peculiaridades do gênero e como escrever contos de fadas. Conclua a atividade fazendo com que as crianças compartilhem suas histórias

23 Livros de poesia também podem ser usados. Escolha poemas que possam interessar as crianças. Leia as poesias em voz alta, estimulado-as a retirar livros de poesia. Peça-lhes para preparar e apresentar seus poemas preferidos em sala comentando o que lhes chamou mais a atenção. Incentive-as a escrever e compartilhar seus poemas com os colegas. Pode-se encerrar a atividade com um varal de poesias escritas pelas crianças.

24 AULAS Duração: Cinco aulas de 30 minutos Materiais: Livros de mistério da coleção Uma folha de cartolina Canetas hidrocor Papel Lápis

25 PRIMEIRA AULA Encorajar as crianças a discutirem: O que é mistério? Como ele é diferente de outro tipo de ficção? Desenvolver as seguintes idéias: O livro de mistério contém sempre um crime a ser solucionado. Alguém que investiga e soluciona o crime Pistas que levam a solução do crime O mistério pode ser comparado a um quebra cabeças.

26 PRIMEIRA AULA Pedir as crianças para identificarem os elementos do mistério enquanto se lê uma historia para elas. Estimular as crianças a pegar emprestado este tipo de literatura. Expor alguns tipos de ficção para ajudar na escolha.

27 SEGUNDA AULA Recorde e discuta a historia rapidamente Peças às crianças para citarem o que distingue o mistério de outras ficções. Escreva as características em um cartaz à medida que forem falando. Peças às crianças para em grupo pensarem em uma história que escreveriam com essas características.

28 TERCEIRA AULA Apresente o cartaz com as características de um livro de mistério. Oriente as crianças a escrever uma pequena história com as características. Peças a algumas crianças para que leiam suas histórias para a turma para ajudar as crianças que estejam tendo dificuldades para formularem suas idéias.

29 QUARTA AULA Oriente as crianças para continuarem a escrever as histórias. Ajude aquelas que apresentaram dificuldades

30 QUINTA AULA Organize uma sessão de leitura e compartilhamento: em primeiro lugar, proponha às crianças trocarem e lerem silenciosamente as histórias umas das outras e apresentarem sugestões sobre ortografia e uso das palavras. Depois da revisão, estimule cada criança a ler sua história par a classe.

31 FASE II - 4º ETAPA 10 ANOS

32 AUTOBIOGRAFIA Atividade que dá aos estudantes a oportunidade de se familiarizar com a espécie literária denominada AUTOBIOGRAFIA.

33 AULA Duração: Duas aulas de 30 minutos Materiais: Lápis Papel

34 INSTRUÇÃO 1º AULA: Pedir para os alunos se lembrarem de algo gravado em suas memórias; Peça para escreverem sobre ele, sendo que não precisa ser uma história completa; Dê 20 minutos para escreverem.

35 INSTRUÇÃO 2º AULA: Peça para lerem em voz alta para a turma seus textos ou entregarem a um amigo para ser lido em silêncio.

36 Escrevendo Biografias Esta atividade permite aos estudantes conhecerem as biografias. Tempo estimado: 4 aulas de 30 minutos. Material: Papel e Lápis

37 Instruções Os alunos deverão escolher uma pessoa conhecida: uma pessoa famosa ou alguém que conheçam pessoalmente.

38 Os textos biográficos devem ser interessantes: ter um ponto principal, um começo,meio e conclusão. Devemos lembrá-los que que uma biografia não é ficção. Início Meio Fim Instruções

39 Quem é Bin Laden? Os alunos deverão contar apenas um ou dois acontecimentos da vida da pessoa, não sendo necessário toda a história da vida da pessoa Onde ele nasceu? O que ele fez de importante? Quando ele nasceu? O que ele gosta e o que ele não gosta?

40 Instruções Discuta possíveis formas de reunir informações usando fontes biográficas da biblioteca ou entrevistando pessoas por exemplo.

41 Instruções Peça aos alunos para escreverem um texto curto sobre a pessoa que escolheram, usando informações já estabelecidas anteriormente. Escreva a seguinte definição de uma biografia no quadro: “Uma biografia é composta de fatos verdadeiros sobre uma pessoa.” Dê tempo para que façam mudanças no texto se necessárias. Dê a cada um a oportunidade de ler seu texto para todas da sala.

42 Referência KUHLTHAU, Carol. Como usar a biblioteca na escola: um programa de atividades para a pré-escola e ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.


Carregar ppt "COMO USAR A BIBLIOTECA NA ESCOLA TEMA: APRECIAÇÃO LITERÁRIA FASE: II."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google