A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orientação Técnica Recuperação Paralela Língua Portuguesa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orientação Técnica Recuperação Paralela Língua Portuguesa"— Transcrição da apresentação:

1 Orientação Técnica Recuperação Paralela Língua Portuguesa
Alunos com muitas dificuldades de escrita

2 TEXTOS QUASE ILEGÍVEIS
Muitos alunos apontados como não alfabetizados são, de fato, pessoas alfabetizadas mas que ainda apresentam muitas dificuldades para escrever frases e textos.

3 Suas produções apresentam:
troca de letras; elementos aglutinados; erros de ortografia; pontuação; etc.

4 Durante uma leitura rápida do professor, as ideias registradas por esses alunos parecem quase ilegíveis. No entanto, quando olhamos com atenção para essas produções, notamos a presença de aspectos reveladores, como palavras escritas alfabeticamente, mas com os seguintes problemas:

5 separação de letras e sílabas de palavras escritas alfabeticamente: a campa (acampar); a te (até); apare ceu (apareceu); junção de palavras em que se omitem letras: fida ( foi dar); palavras incompletas: cacoro (cachorro); amoada (almofada); lei (leite); a capnto (acampamento); palavras escritas alfabeticamente em que o aluno reduz tudo às sílabas simples: remara ( remar); patino (patinho); porocuro ( procurou); palavras escritas alfabeticamente mas com troca de letras: lefou (levou); teichou (deixou); pateu (bateu); japel (chapéu);

6 palavras escritas alfabeticamente, mas com falta de letras: vete (veste); saba (samba); avore (árvore); uso (urso); ato (alto); palavras com letras fora de lugar: lugra ( lugar); porcurar (procurar); ruso (urso); um (um); frases e palavras que apresentam vários dos problemas acima todos juntos: a fo re (árvore); poro curou (procurou); abale seu (apareceu); e la peqerou (ela procurou); eledoniu (ele dormiu); tepatio (três pratinhos); tracaza (para casa); gepacia (quer passear); paracmper (para sempre); purcaso (por causa).

7 Chamá-los individualmente, pedir para
Com esses alunos é preciso desenvolver um trabalho de consolidação da alfabetização e de aprendizagem da ortografia. Como? Chamá-los individualmente, pedir para que leiam o que escreveram, questionar a forma utilizada, a letra colocada, a junção ou a segmentação feita.

8 Esse trabalho deverá ser complementado com:
jogos; leitura e produção de trava-línguas; uso do dicionário

9 Sempre que produzirem ou reproduzirem um texto, é importante que o leiam com atenção antes de entregá-lo para o(a) professor(a), de modo a procurar corrigir possíveis erros encontrados. Nessa atividade, o professor precisa percorrer a sala, auxiliando os estudantes que apresentam mais dificuldade.

10 Alunos não alfabetizados Aqueles que sequer fazem relação entre som da fala e a escrita. É preciso despertar neles a consciência dessa relação. É preciso insistir: na escrita de listas de palavras: os alunos falam e o professor escreve; na memorização e reescrita de letras de poemas, parlendas, cantigas etc; nos jogos que envolvem rimas, sons iniciais e finais.

11 Para aqueles que já perceberam a relação entre som e escrita, mas não colocam todas as letras, são bons os jogos do tipo: forca; cruzadinha; escrita de palavras com letras móveis; quebra-cabeça de palavras recortadas em letras. Obs.: Nessa fase, é importante insistir no uso correto das consoantes, para evitar problemas futuros de troca de letras.

12 retomar a história oralmente e
NA REPRODUÇÃO DE HISTÓRIAS Alunos com muitas dificuldades escrevem pouco. Antes da reprodução: retomar a história oralmente e reconstituir as partes principais do texto. Durante a reprodução: o professor percorre a sala e incentiva com perguntas sobre a história.

13 QUANDO OS TEXTOS APRESENTAM PROBLEMAS DE ORGANIZAÇÃO Os alunos frequentemente escrevem conforme vão se lembrando de um fato ou outro da história, sem se preocupar com a sequência correta. Para melhorar esse aspecto, é necessário fazer a reescrita coletivo do texto.

14 Procedimentos para reescrita coletiva:
escolher um texto que apresente problemas de estrutura, organização, clareza; pedir autorização do autor e colocá-lo em lugar de destaque; transcrever o texto em um cartaz com os problemas de ortografia corrigidos;

15 fazer perguntas à classe: Em que trechos colocar pontuação
fazer perguntas à classe: Em que trechos colocar pontuação? Que pontuação colocar? Este trecho está claro? O que está faltando? O que falta neste trecho para que as pessoas entendam a história? Há muitas palavras repetidas? Podemos trocá-las por outras? Podemos melhorar o começo ou o fim da história? Esse argumento é convincente?

16 GARANTIR AS MARCAS DO GÊNERO Na reescrita dos alunos, é necessário também fazer perguntas para aperfeiçoar os aspectos referentes ao gênero: O texto é uma fábula? Por quê? O texto prende a atenção do leitor? A escrita da notícia deu conta de informar sobre o fato acontecido? A propaganda convence o leitor? A regra do jogo está clara?

17 É interessante que, no horário de trabalho coletivo, os professores façam exercícios de análise de textos e algumas reescritas coletivas entre si para que todos se familiarizem com o processo.


Carregar ppt "Orientação Técnica Recuperação Paralela Língua Portuguesa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google