A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A APRENDIZADEM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SISTEMA ALFABÉTICO: POR QUE É IMPORTANTE SISTEMATIZAR O ENSINO?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A APRENDIZADEM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SISTEMA ALFABÉTICO: POR QUE É IMPORTANTE SISTEMATIZAR O ENSINO?"— Transcrição da apresentação:

1 A APRENDIZADEM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SISTEMA ALFABÉTICO: POR QUE É IMPORTANTE SISTEMATIZAR O ENSINO?

2 1. ATIVIDADES DE FAMILIARIZAÇÃO COM AS LETRAS
Objetivo: Refletir sobre as práticas sociais de uso dos textos escritos, através da visualização de textos diversos (ambiente alfabetizador). - Atividades que buscam propiciar o acesso a vários textos: Leituras diárias em sala de aula; Aulas-passeio com exploração de textos no meio da rua (placas, cartazes, panfletos); Exploração de rótulos de embalagens.

3 ATIVIDADES DE FAMILIARIZAÇÃO COM AS LETRAS
- Bingo de letras em fichas de palavras (fichas com os nomes dos alunos ou com títulos de músicas ou outras palavras importantes para o grupo). - Escrita de palavras e textos (individual e coletiva) cotidianamente.

4 1 ATIVIDADES DE FAMILIARIZAÇÃO COM AS LETRAS
- Colagem de textos em murais que foram trabalhados em sala de aula (listas, músicas, provérbios). - Confecção de quadro de letras, para afixar na parede ou guardar num local de fácil acesso e deixar como fonte de informações.

5 2. ATIVIDADES QUE OBJETIVAM A CONSTRUÇÃO DE PALAVRAS ESTÁVEIS
Objetivo: Aprender um conjunto de palavras que possam servir de fontes de informações para a escrita de outras palavras. Atividades de escrita do próprio nome (com abecedário, com silabário, no papel). Produção e exploração de fichas de chamada. - Bingos com os nomes dos alunos da sala.

6 2. ATIVIDADES QUE OBJETIVAM A CONSTRUÇÃO DE PALAVRAS ESTÁVEIS
Palavras cruzadas com os nomes dos alunos. Formação do próprio nome a partir das letras embalharadas em um envelope. Bingo de rótulos. - Quebra-cabeças de palavras “estáveis”.

7 3. ATIVIDADES QUE DESTACAM ANÁLISE FONOLÓGICA
Objetivo: Perceber as relações entre escrita e a pauta sonora, a relação alfabética e não silábica e estabelecer as relações grafofônicas Leitura/cantoria de textos com rimas e aliterações. Jogos de rima (desafios). - Jogos fonológicos orais.

8 3. ATIVIDADES QUE DESTACAM ANÁLISE FONOLÓGICA
- Jogos fonológicos com figuras. - Reconhecimento de palavras que comecem, terminem ou tenham partes com sons similares. - Produção de textos coletivos rimados (poemas).

9 4. ATIVIDADES DE COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE PALAVRAS
Objetivo: Favorecer as reflexões acerca de que as palavras são formadas por segmentos menores (sílabas / fonemas) e que tais segmentos são utilizados para a produção de novas palavras. - Análise – síntese de palavras em grande grupo. - Palavra mágica (composição de palavras com as letras de uma outra palavra macarrão: cama, maca, carrão...).

10 4. ATIVIDADES DE COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE PALAVRAS
- Contagem de sílabas e letras nas palavras. - Exercício de comutação (substituição de letras dentro de palavras para composição de outras palavras). - Atividades de formar palavras com silabários e abecedários. - Dominós. - Quebra-cabeças. - Jogos de ordenar pedaços de palavras (quebra-cabeças de sílabas).

11 5. ATIVIDADES DE COMPARAÇÃO ENTRE PALAVRAS QUANTO AO NÚMERO DE LETRAS OU ÀS LETRAS UTILIZADAS
Objetivo: Perceber as regularidades da língua, e compreender os princípios do sistema. - Escrita de palavras que iniciam, terminam ou tenham pedaços similares. - Busca de similaridades (quadro com palavras para que encontrem as similaridades). - Busca de diferenças entre palavras apresentadas em pares (cota / conta; pata / pasta).

12 6. ATIVIDADES DE “TENTATIVAS DE RECONHECIMENTO DE PALAVRAS” ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE USO DE PISTAS PARA LEITURA Objetivo: Criar conflitos entre as hipóteses que os alunos / as têm sobre a escrita e a escrita convencional propriamente dita. - Leitura de textos memorizados (canções, parlendas, provérbios, trava-línguas). - Jogos de montagem de textos memorizados (palavras embaralhadas). - Montagem de história em quadrinhos (texto lido em outro dia).

13 6. ATIVIDADES DE “TENTATIVAS DE RECONHECIMENTO DE PALAVRAS” ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE USO DE PISTAS PARA LEITURA Bingo de palavras. Ditado cantado (encontrar a palavra indicada pelo professor quando parou de cantar uma música que estava sendo acompanhada pelos alunos no texto escrito). Caçada de palavras (encontrar a palavra ditada em uma lista de palavras). - Busca de informações em jornais.

14 7. ESCRITA DE PALAVRAS E DE TEXTOS (QUE SE SABE DE MEMÓRIA OU DITADOS)
Objetivo: Descobrir as relações entre escrita e som (quantas e quais letras utilizar para escrever). - Ditado de palavras e pequenos textos pelo professor (ou de um aluno para outro). - Ditado mudo (com acompanhamento do professor, passando entre os alunos). - Escrita de textos que os alunos sabem de memória (provérbios, letras de músicas, títulos de livros, filmes, listas).

15 8. ATIVIDADES DE SISTEMATIZAÇÃO DAS CORRESPONDÊNCIAS GRAFOFÔNICAS
Objetivo: Compreender a lógica do sistema e, simultaneamente, estabelecer as correspondências entre as letras e os fonemas por elas representados. - Pesquisa de palavras com a letra “X” ou com a sílaba “X”. - Brincadeira de adedanha (“Animal, fruta, pessoa...”), com sorteio das letras iniciais ou com composição de quadro com todas as letras. - Baralho de ordenar palavras alfabeticamente.

16 8. ATIVIDADES DE SISTEMATIZAÇÃO DAS CORRESPONDÊNCIAS GRAFOFÔNICAS
Escrita de dicionários temáticos. Produção de listas de palavras (textos enumerativos – materiais necessários para uma atividade, produtos que gostariam de comprar, profissões, brincadeiras, músicas). Ditado temático, com fichas (figuras em um envelope) para correção ou com trocas entre os alunos para correção. Lacunas em palavras (completar partes que faltam em palavras). - Palavras cruzadas.

17 9. ATIVIDADES DE REFLEXÃO DURANTE PRODUÇÃO E LEITURA DE TEXTOS
Objetivo: Refletir sobre o sistema de escrita na perspectiva de letramento. - Leitura e produção de textos diversos (contos, poemas, músicas, crônicas etc). - Recontos orais e escritos.

18 Bibliografia: LEAL, Telma Ferraz
Bibliografia: LEAL, Telma Ferraz. A aprendizagem dos princípios básicos do sistema alfabético: por que é importante sistematizar o ensino?


Carregar ppt "A APRENDIZADEM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SISTEMA ALFABÉTICO: POR QUE É IMPORTANTE SISTEMATIZAR O ENSINO?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google