A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OFICINAS: JOGOS E BRINCADEIRAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OFICINAS: JOGOS E BRINCADEIRAS."— Transcrição da apresentação:

1 OFICINAS: JOGOS E BRINCADEIRAS

2 SUMÁRIO OFICINA 1 : JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO 03 O Segredo 05 a 07
SLIDES OFICINA 1 : JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO 03 O Segredo 05 a 07 Jogos CEEL e TRILHAS 08 Tipos de jogos, objetivos e títulos de jogos OFICINA 2 : MÚSICAS E BRINCADEIRAS 13 Vamos cantar e brincar? 16 Eixos: Leitura, Análise linguística e Oralidade 17-21

3 Jogos de Alfabetização
Oficina 1: Jogos de Alfabetização

4 Objetivo Conhecer a importância do uso de jogos no processo de apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA), analisando jogos e planejando aulas em que os mesmos sejam incluídos como recurso didático.

5 O SEGREDO Entregar para o grupo um envelope contendo sílabas que formarão palavras previamente escolhidas, mas não reveladas para o grupo. O orientador pode oferecer dicas para o grupo formar as palavras. Quem primeiro descobrir o segredo do envelope é o vencedor do jogo. Refletir: quais conhecimentos sobre o sistema de escrita podem ser ensinados com base no jogo realizado? (segue)

6 Direitos de Aprendizagem
O SEGREDO Relacionar: o jogo com o eixo, os direitos de aprendizagem e o ano de escolaridade a serem desenvolvidos preenchendo o quadro abaixo: Nome do Jogo Eixo Direitos de Aprendizagem Anos (segue)

7 O SEGREDO Refletir, buscar e registrar: novas possibilidades para o trabalho com o material sugerido para o jogo, ampliando as capacidades que devem ser desenvolvidas no Ciclo da Alfabetização.

8 JOGOS CEEL e TRILHAS Dividir a turma em 7 grupos. Cada grupo deverá JOGAR e, depois, ANALISAR os jogos, conforme citado abaixo: Grupo 1: BINGO DOS SONS INICIAIS e MAIS UMA Grupo 2: CAÇA RIMAS e TROCA LETRAS Grupo 3: TRINCA MÁGICA e BATALHA DAS PALAVRAS Grupo 4: BINGO DA LETRA INICIAL e QUEM ESCREVE SOU EU Grupo 5: PALAVRA DENTRO DA PALAVRA e DADO SONORO Grupo 6: Trilhas - PASSO A PASSO e DESCUBRA O INVASOR Grupo 7: Trilhas - RIMA e BATALHA DOS NOMES

9 A utilização do jogo potencializa a exploração e construção do conhecimento, por contar com a motivação interna, típica do lúdico, mas o trabalho pedagógico requer a oferta de estímulos externos e a influência de parceiros bem como a sistematização de conceitos em outras situações que não jogos. (KISHIMOTO, 2003, p )

10 Jogos de Análise Fonológica
TIPOS DE JOGOS OBJETIVOS TÍTULOS DOS JOGOS Jogos de Análise Fonológica . Compreender que, para aprender a escrever, é preciso refletir sobre os sons e não apenas sobre os significados das palavras. . Compreender que as palavras são formadas por unidades sonoras menores. . Desenvolver a consciência fonológica por meio da exploração dos sons iniciais das palavras (aliteração) ou finais (rimas). . Comparar as palavras quanto à semelhança e diferença sonoras. . Perceber que palavras diferentes podem possuir partes sonoras iguais. . Identificar a sílaba como unidade fonológica. . Segmentar palavras em sílabas. . Comparar palavras quanto ao tamanho, por meio da contagem do número de sílabas. Bingo dos sons iniciais Caça rimas Dado sonoro Trinca mágica Batalha das palavras Passo a passo Descubra o invasor Rima Batalha dos nomes

11 Jogos para reflexão sobre os princípios do sistema alfabético
TIPOS DE JOGOS OBJETIVOS TÍTULOS DOS JOGOS Jogos para reflexão sobre os princípios do sistema alfabético . Compreender que a escrita nota (representa) a pauta sonora, embora nem todas as propriedades da fala possam ser representadas pela escrita. . Conhecer as letras do alfabeto e seus nomes. . Compreender que as palavras são compostas por sílabas e que é preciso registrar cada uma delas. . Compreender que as sílabas são formadas por unidades menores. . Compreender que a cada fonema corresponde uma letra ou conjunto de letras (dígrafos), embora tais correspondências não sejam perfeitas, pois são regidas também pela norma ortográfica. . Compreender que as sílabas variam quanto à composição e ao número de letras. . Compreender que, em cada sílaba, há ao menos uma vogal. . Compreender que a ordem em que os fonemas são pronunciados corresponde à ordem em que as letras são registradas no papel, obedecendo, geralmente, ao sentido esquerda-direita. . Comparar palavras quanto às semelhanças gráficas e sonoras, às letras utilizadas, à ordem de aparição delas. Mais uma Troca letras Bingo da letra inicial Palavra dentro da palavra

12 Jogos para consolidação das correspondências grafofônicas
TIPO DE JOGO OBJETIVOS TÍTULO DOS JOGOS Jogos para consolidação das correspondências grafofônicas . Consolidar as correspondências grafofônicas, conhecendo todas as letras e suas correspondências sonoras. . Ler e escrever palavras com fluência, mobilizando, com rapidez, o repertório de correspondências grafofônicas já construído. Quem escreve sou eu

13 Músicas e Brincadeiras
Oficina 2: Músicas e Brincadeiras

14 Objetivo Conhecer a importância do uso de músicas e de brincadeiras no processo de apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA), analisando-as e planejando aulas em que sejam incluídas como recurso didático.

15 “Brincar com a criança não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver menino sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados, tolhidos e enfileirados em uma sala de aula sem ar, com atividades mecanizadas, exercícios estéreis, sem valor para a formação de homens críticos e transformadores de uma sociedade”. Carlos Drummond de Andrade

16 Vamos cantar e brincar? Quem erra vai pro ninho. Resposta Socrática.
- Cantar com sons, gestos, expressões corporais e faciais (Folha avulsa). Quem erra vai pro ninho. Resposta Socrática. Casa, Inquilino e Terremoto. Pegador de Labirinto ou Gato e Rato. Alfândega. PIF – PAF.

17 ANO I I/A ANO II A/C ANO III
EIXO DA LEITURA Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos pelo professor ou pelas crianças. ANO I I/A ANO II A/C ANO III Apresentar o título da música em fichas. O professor dá dicas sobre o conteúdo das letras da música e os alunos tentam relacionar com o título.

18 ANO I I/A ANO II A/C ANO III C
EIXO DA LEITURA Localizar informações explicitas em textos de diferentes gêneros temáticos lidos pelo professor ou outro leitor experiente. ANO I I/A ANO II A/C ANO III C Distribuir fichas para que os grupos de alunos escrevam ações propostas nas letras das canções (cada grupo poderá listar ações de uma canção) e depois expor no quadro ou carta.

19 ANO I I/A ANO II A/C ANO III
EIXO DA LEITURA Compreender textos lidos por outras pessoas de diferentes gêneros e com diferentes propósitos. ANO I I/A ANO II A/C ANO III Ao ouvir a letra das músicas - histórias da serpente, desengonçada e boneco de lata - todos devem realizar as ações propostas nas letras musicais, enquanto cantam.

20 ANO I I/A/C ANO II ANO III
EIXO: ANÁLISE LINGUÍSTICA: Apropriação do sistema de escrita; compreender que as palavras diferentes compartilham certas letras ANO I I/A/C ANO II ANO III Brincadeira – Quem erra vai pra o ninho. Ao ouvir uma palavra, o aluno deve substituir o som inicial por outra letra. Falar várias palavras iniciadas com uma determinada letra. Os alunos devem identificar qual é a letra. Reconhecer e nomear as letras do alfabeto . Resposta socrática O professor fala o nome de pessoas e lugares com uma letra do alfabeto e o aluno reconhece a letra nos cartões do alfabeto móvel.

21 ANO I I/A/C ANO II A/C ANO III C
EIXO ORALIDADE Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando as turmas de fala. ANO I I/A/C ANO II A/C ANO III C Conversar com os alunos sobre músicas e brincadeiras que conhecem atendendo aos combinados: Ouvir o colega; falar na sua vez, etc... Valorizar os textos de tradição oral, reconhecendo-os como manifestações culturais. Pesquisa e apresentação sobre músicas e brincadeiras de tradição popular que passem de pai para filho: canções de ninar, parlendas, etc...

22 Obrigada!


Carregar ppt "OFICINAS: JOGOS E BRINCADEIRAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google