A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS TRÊS PORQUINHOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS TRÊS PORQUINHOS."— Transcrição da apresentação:

1 OS TRÊS PORQUINHOS

2 O trabalho com projetos tem o objetivo de “amarrar” os conteúdos de trabalho, tornando-os mais significativo para os alunos. Nesse sentido, a proposta de trabalho com a história dos três porquinhos deve compor uma estratégia de utilizar o tema, para desenvolver os conteúdos da Educação Infantil.

3 Diante disso surge inúmeras dúvidas:
1- COMO FAZER PARA TRABALHAR A HISTÓRIA E OS CONTEÚDOS SEM FICAR CANSATIVO PARA O ALUNO? 2- POR ONDE COMEÇAR? 3- QUANTO TEMPO O PROJETO VAI DURAR ?

4 COMO FAZER PARA TRABALHAR A HISTÓRIA E OS CONTEÚDOS SEM FICAR CANSATIVO PARA O ALUNO?
ALGUMAS DICAS: Diversificar as estratégias de trabalho utilizando a criatividade. Não esgotar o assunto na apresentação da proposta. Definindo assim, os passos para efetivar o trabalho. Ter em mente o que você quer desenvolver em cada atividade. Estar atento ao interesse do aluno pelo tema, explorar suas dúvidas e partir da sua necessidade de conhecer. Pesquisar sugestões de atividades.

5 POR ONDE COMEÇAR??? Ter clareza dos objetivos do projeto. Pesquisando as possibilidades de trabalho com o tema. Buscando sugestões de atividades. Anotando idéias. Planejando a abertura do projeto. Ouvindo os alunos e suas necessidades. Programando as atividades de acordo com os conteúdos propostos pelo cronograma semanal de atividades.

6 QUANTO TEMPO O PROJETO VAI DURAR?
Em caráter experimental, nosso tema “Os três porquinhos” será desenvolvido em 2 meses “março e abril”, onde será desenvolvido na quarta-feira. Diversificar ao máximo as atividades Nossa meta é aprender a articular nosso trabalho com um tema, tornando a aprendizagem dos alunos mais significativa. Acompanhar o desenvolvimento do projeto, tendo como indicador o interesse dos alunos. Quanto mais criativo, menos cansativo.

7 ETAPAS DO PROJETO Conhecendo a história ”Os três porquinhos”
Assistindo ao filme Ouvindo a História Atividades relacionadas

8 OBJETIVOS • Estimular a criatividade, sensibilidade, curiosidade e imaginação; •    Promover o hábito da leitura; •   Trabalhar conceitos matemáticos e sensoriais; • Estimular a linguagem oral e escrita; •    Promover a socialização; pensamento reflexivo; •    Trabalhar temas relacionados ao eixo formação pessoal e social, natureza e sociedade, música, Artes visuais e movimento.

9 SUGESTÕES 1º momento: Preparar o ambiente para contar a história. • Começar, então, a contar a história Os Três Porquinhos. Exemplo: - Eu conheço uma história onde as casas não eram tortas, mas foram feitas de maneiras diferentes... Vocês querem ouvir? Nessa hora o professor conta a história. 2º momento: Conversar sobre a história: Propor o reconto oral da história através das perguntas: • Qual é o nome da história? • Quais são os personagens desta história? • Onde a história se passa? • Qual foi o porquinho que mais trabalhou na construção da sua casa?

10 3º momento: Caçando letrinhas
• Espalhar o alfabeto móvel no meio da rodinha, para as crianças tentarem identificar as letras que compõem as palavras LOBO e PORQUINHOS. 4º momento: O construtor • utilizando peças de lego, ou bloco lógico, construir uma casinha com as crianças. Explorar as peças do bloco lógico. Explorar o numero e a quantidade 3. 5º Momento: Lendo a história Explorar a capa do livro Que livro é esse? Qual a cor da capa? De que fala essa história?

11 6º Momento: Filme Assistindo ao filme Pausando e conversando sobre o filme. Observar as imagens,as expressões do personagens (tristes, felizes, medo) Explorar o ambiente (roça, cidade, campo...) O que se parece com o local em que você mora. 7º momento: Onde moro? Na história Os Três Porquinhos, vimos onde eles moram e como é a casa deles. Agora vamos falar um pouco de você. Responda junto à sua família as seguintes perguntas: • Qual é o nome da rua onde você mora? • Qual é o nome do seu povoado? • Em que lugar da casa você mais gosta de ficar? • Na historinha Os três Porquinhos, foram eles que construíram suas casas. E a sua casa você sabe quem construiu? • Que nome damos às pessoas que constroem as casas?

12 7° momento: desenhando Desenhe sua casa Desenhe os moradores de sua casa “sua família”. 8° momento: Confeccionando Confeccionar o porquinho 9º momento: Cantando Cantar música dos três porquinhos Explorar a letra da música para procurar palavras, letras, números. 10º momento: dramatização Teatro de fantoches Dramatização pelos alunos 11º momento: livrinho Criar texto coletivo para elaborar um livrinho de reconto da turma. Ilustrar o livrinho.

13

14 Quem tem medo do Lobo mau, Lobo mau, Lobo mau (Bis)
Música 3 porquinhos Com palha eu faço a casa Pra não me esforçar Na minha casinha Eu toco a flautinha Podem rir, dançar e brincar Que não vou me aborrecer Mas não vai ser brincadeira Quando o lobo aparecer Quem tem medo do Lobo mau, Lobo mau, Lobo mau (Bis) Quem tem medo do Lobo mau, Lobo mau, Lobo mau (Bis)

15 ATIVIDADES QUE PODERÃO COMPOR O PORTFÓLIO
12º momentos: Valores O que é ser bom? Que atitudes nos torna pessoas boas? Como o lobo poderia se tornar bonzinho? 13° Produção de Texto Usando as imagens produzir texto oral. Produzir texto coletivo. ATIVIDADES QUE PODERÃO COMPOR O PORTFÓLIO Texto coletivo dos alunos Fotos de dramatizações dos alunos Escritas espontâneas Desenhos

16 Soltem a criatividade!!!


Carregar ppt "OS TRÊS PORQUINHOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google