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PARÂMETROS DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO

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Apresentação em tema: "PARÂMETROS DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO"— Transcrição da apresentação:

1 PARÂMETROS DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
OS DOIS PARADIGMAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: O aluno “escuta” matemática O professor define os conceitos PARADIGMA ANTERIOR: O professor apresenta modelos O aluno faz centenas de exercícios O aluno “faz” matemática O professor propõe problemas PARADIGMA ATUAL: O aluno elabora os conceitos O professor sistematiza os conceitos Adotado nos parâmetros

2 QUE DOCUMENTOS SERVEM DE REFERÊNCIA PARA OS PARÂMETROS DE MATEMÁTICA:
BASE CURRICULAR COMUM (BCC-PE) ORIENTAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS (OTM) PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO (OCEM) PROGRAMAS CURRICULARES DE OUTROS PAÍSES

3 COMO ESTÁ ESTRUTURADO O DOCUMENTO DE MATEMÁTICA
O documento é composto de três blocos, cada um correspondendo a uma etapa de escolarização: Anos iniciais do ensino fundamental (1° ao 5°) Anos finais do ensino fundamental (6° ao 9°) Ensino médio (10° ao 12°) É importante que professores das três etapas se apropriem de todo o documento. Isso ajuda a compreender a forma como os conteúdos matemáticos estão estruturados.

4 COMO ESTÁ ESTRUTURADO O DOCUMENTO DE MATEMÁTICA
Cada uma das etapas de escolarização contempla cinco áreas de conteúdos: 12° Números e operações 12° Álgebra e funções Geometria Grandezas e medidas Estatística e probabilidade Em cada uma das cinco áreas, os conteúdos estão distribuídos por ano de escolaridade. Essa distribuição segue o formato em espiral, ou seja, os conteúdos são retomados e aprofundados em cada ano escolar. Por isso, é importante compreender a totalidade do documento.

5 FAZER MATEMÁTICA APRENDER MATEMÁTICA
A PREMISSA BÁSICA É QUE, NO DESENVOLVIMENTO DE SUA ESCOLARIZAÇÃO, O ALUNO INICIE “FAZENDO MATEMÁTICA”, DE FORMA MAIS INTUITIVA PARA, POSTERIORMENTE, “APRENDER” MATEMÁTICA. FAZER MATEMÁTICA APRENDER MATEMÁTICA Em outras palavras, no início da escolarização o aluno deve utilizar conceitos espontâneos como “ferramentas” para resolver problemas. Posteriormente, esses conceitos serão vistos como “objetos” de estudo em si mesmos. Isso implica em que os conceitos matemáticos, ao invés de serem APRESENTADOS aos alunos, deverão ser CONSTRUÍDOS por eles.

6 FORMALIZAÇÃO Fundamental - I Fundamental - II Ensino médio
A proposta está elaborada de forma que, em cada etapa, o aluno assuma posições específicas, em relação ao conhecimento matemático: FORMALIZAÇÃO Primeiros contatos com a matemática Fundamental - I Ampliação das aprendizagens Fundamental - II Consolidação das aprendizagens Ensino médio O processo de sistematização e formalização dos conceitos se amplia em função da escolarização do aluno. Por exemplo, regras, procedimentos e algoritmos automatizados são deixados para etapas mais avançadas.

7 UM EXEMPLO: Números e operações:
1º ano: contar elementos de uma coleção de até 30 objetos, apresentados de forma ordenada e desordenada. Amplia 2º ano: contar elementos de uma coleção de até 100 objetos apresentados de forma ordenada e desordenada. Aprofunda 3º ano: contar elementos de uma coleção de diferentes maneiras (1 em 1, 10 em 10, 25 em 25, 50 em 50, 100 em 100). Amplia 4º ano: realizar contagens de diferentes maneiras (10 em 10, 25 em 25, 50 em 50; 75 em 75; 100 em 100; 150 em 150; etc.) Aprofunda

8 Amplia Aprofunda Amplia Aprofunda Amplia
5º ano: Ler, escrever e comparar números de diferentes magnitudes. Aprofunda 6º ano: reconhecer as principais características do sistema decimal: contagem, base e valor posicional. Amplia 7º ano: compreender o conceito de fração associado à representação da parte de um todo, da divisão entre números inteiros, de razão e operador. Aprofunda 8º ano: relacionar números racionais a pontos na reta numérica. Amplia

9 Aprofunda Amplia Aprofunda
9º ano: comparar e ordenar números racionais em diferentes representações Aprofunda 10º ano: reconhecer as características dos diferentes números e sua organização em conjuntos numéricos. Amplia 11º ano: compreender os algoritmos formais das operações aritméticas e realizar cálculos com esses algoritmos. Aprofunda 12º ano: reconhecer números em sua notação científica;

10 Estrutura do documento, para cada etapa de escolaridade:
Caracterização da etapa Números e operações B C - P E Orientações gerais Expectativas de aprendizagem Álgebra e funções Orientações gerais Expectativas de aprendizagem Geometria Orientações gerais Expectativas de aprendizagem Grandezas e medidas Orientações gerais Expectativas de aprendizagem Estatística e probabilidade Orientações gerais Expectativas de aprendizagem

11 NOSSA TAREFA: RESPONDER O QUESTIONÁRIO LER ATENTAMENTE O DOCUMENTO
1 Esse questionário irá fornecer maiores subsídios para a elaboração da versão final dos Parâmetros. LER ATENTAMENTE O DOCUMENTO 2 É importante compreender os princípios apresentados e cada uma das expectativas de aprendizagem. Seu monitor poderá ajudá-lo nessa etapa.

12 BOM TRABALHO! DISCUTIR COM OS COLEGAS PREENCHER A FICHA SÍNTESE
3 A discussão entre pares permite confrontar diferentes ideias e valores. Lembre sempre das concepções contidas no documento e nessa apresentação. PREENCHER A FICHA SÍNTESE 4 As informações apresentadas nessa ficha servirão de base para a elaboração dos Parâmetros. BOM TRABALHO!


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