A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instrumentos do PBSM – Passo a Passo -.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instrumentos do PBSM – Passo a Passo -."— Transcrição da apresentação:

1 Instrumentos do PBSM – Passo a Passo -

2 O que as equipes de de ATER do PBSM vão fazer? Acompanhar as famílias de agricultores familiares em situação de extrema pobreza, para ajudá-las a superar essa condição por meio da inclusão produtiva e social.

3 de ATER do PBSM vão fazer?
O que as equipes de de ATER do PBSM vão fazer? Inclusão produtiva e social: Acompanhar as famílias nas atividades que ampliem a segurança alimentar e gerem renda, com a inserção de jovens e mulheres.

4 de ATER do PBSM vão fazer?
O que as equipes de de ATER do PBSM vão fazer? Inclusão produtiva e social: Para isso, os(as) Agentes irão realizar: Diagnóstico, projeto de estruturação produtiva, fomento, orientações técnicas individuais e coletivas, sistema de acompanhamento; Encaminhar as famílias aos parceiros para inclusão em outras políticas, como p. ex.: comercialização da produção.

5 de ATER do PBSM vão fazer? Inclusão social:
O que as equipes de de ATER do PBSM vão fazer? Inclusão social: Levantar demanda dos integrantes das famílias sobre outras demandas e políticas de transferência de renda. Mobilizar e informar as famílias sobre o acesso a políticas públicas. Encaminhar para o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural.

6 Quais são os instrumentos para a inclusão produtiva e social rural?

7 Diagnóstico O diagnóstico vai identificar a situação atual da unidade de produção familiar. O diagnóstico é fundamental para o encaminhamento das famílias ao acesso às políticas sociais e na construção do projeto de estruturação produtiva.

8 Projeto de Estruturação Produtiva e Social
Visa a segurança alimentar e possibilidade de geração de excedentes para serem comercializados. O projeto é o que pode viabilizar o acesso aos recursos do fomento. Deve prever o desenvolvimento de atividades que serão desenvolvidas ao longo de dois anos, adequando-se à liberação parcelada do fomento (três parcelas).

9 Projeto de Estruturação Produtiva e Social
CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES Atividades do projeto definem o valor global de fomento, respeitado o teto de R$ 2.400,00. O projeto deve ser pensado de acordo com a liberação parcelada do fomento. Início da rota de inclusão produtiva da família e sirva para estabelecer a prática de gestão da produção. Não estimular o acesso concomitante com linhas de crédito rural, evitando-se o endividamento das famílias.

10 Assistência Técnica Estruturação de atividades produtivas para geração de renda e garantia alimentar/nutricional. A abordagem privilegiará a inserção produtiva e social das mulheres e da juventude.

11 Assistência técnica COMO FUNCIONA?
Acompanhamento continuado com visitas e reuniões junto às famílias (visitas, reuniões e cursos); Acompanhar a implantação do projeto em conjunto com as famílias; Orientar as famílias na busca de acesso às políticas públicas de cidadania.

12 Gestão e Acompanhamento
Orientações e acompanhamento técnico As orientações técnicas devem ser educativas e acordadas com a família, ter linguagem simples e acessível. O engajamento da família visando a cumprir as orientações será avaliado pelo técnico (laudos de acompanhamento) Os laudos definirão a continuidade ou não do recebimento dos recursos do fomento. Registro no Sistema Siga Livre

13 Atividades Coletivas Além das visitas às unidades há quatro atividades coletivas previstas: 1. Reunião de mobilização, orientação e apresentação das ações do PBSM; 2. Cursos 3. Reunião para discussão da importância de participação em organizações sociais, cooperativas, sindicatos e associações. 4. Reunião de avaliação

14 RESUMO DAS ATIVIDADES

15 ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO TÉCNICA
ATIVIDADE DE 8 HORAS DEFINIDA PELA EMPRESA (DIAGNÓSTICO E PROJETO DE INCLUSÃO PRODUTIVA) 10º momento ATIVIDADE COLETIVA ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO TÉCNICA 9º momento ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO TÉCNICA 11º momento ATIVIDADE DE 4 HORAS DEFINIDA PELA EMPRESA (DIAGNÓSTICO E PROJETO DE INCLUSÃO PRODUTIVA) ATIVIDADE COLETIVA ELABORAÇÃO DO PROJETO ESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA 3º momento ORIENTAÇÕES PARA ACESSO ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS ATIVIDADE COLETIVA ATUALIZAÇÃO DO DIAGNÓSTICO 12º momento DIAGNÓSTICO ATUALIZAÇÃO DO DIAGNÓSTICO 2º momento ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO TÉCNICA 8º momento 4º momento AVALIAÇÃO ATIVIDADE COLETIVA MOBILIZAÇÃO E SELEÇÃO DAS FAMÍLIAS 1º momento ATIVIDADE DE 8 HORAS DEFINIDA PELA EMPRESA (DIAGNÓSTICO E PROJETO DE INCLUSÃO PRODUTIVA) ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO TÉCNICA ATIVIDADE COLETIVA 7º momento AVALIAÇÃO INTERMEDIÁRIA ATIVIDADE COLETIVA ATUALIZAÇÃO DO DIAGNÓSTICO 5º momento ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO TÉCNICA 6º momento

16


Carregar ppt "Instrumentos do PBSM – Passo a Passo -."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google