A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTCEX 3 - ATIVIDADE EXPORTADORA E IMPORTADORA. 3.1 - POR QUÊ EXPORTAR? Diversificação de Mercados A exportação é uma continuidade da atividade do mercado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTCEX 3 - ATIVIDADE EXPORTADORA E IMPORTADORA. 3.1 - POR QUÊ EXPORTAR? Diversificação de Mercados A exportação é uma continuidade da atividade do mercado."— Transcrição da apresentação:

1 INTCEX 3 - ATIVIDADE EXPORTADORA E IMPORTADORA

2 3.1 - POR QUÊ EXPORTAR? Diversificação de Mercados A exportação é uma continuidade da atividade do mercado interno Aumento da Produtividade Redução da capacidade ociosa, obtida por meio da revisão dos processos produtivos.

3 3.1 - POR QUÊ EXPORTAR? Qualidade do Produto Tende a aumentar, pois a empresa tem que adaptar e aperfeiçoar o produto às exigências do mercado ao qual se destina. Diminuição da Carga Tributária As empresas que exportam podem se utilizar Incentivos Fiscais, com a eliminação dos tributos sobre os produtos no mercado interno

4 3.1 - POR QUÊ IMPORTAR? Permite um posicionamento efetivo dentro do mercado em que atua, possibilitando: aumento da competitividade, atualização tecnológica, aumento da produtividade, rentabilidade com a inovação no produto.

5 3.2 - QUEM PODE EXPORTAR OU IMPORTAR? As pessoas físicas e jurídicas, para exportar, devem estar inscritas no REI Habilitação no RADAR Via SISCOMEX

6 3.3 – PARA ONDE EXPORTAR OU IMPORTAR ? É uma questão de atenção ao mercado internacional, para suas necessidades comerciais, geográficas e culturais. Deve-se fazer um estudo para adaptar o produto às peculiaridades de cada país ou região.

7 3.4 - QUANDO EXPORTAR? Quando a empresa tiver capacidade competitiva no mercado internacional (alta qualidade, baixo custo) QUALIDADE CUSTO NÍVEL DE SERVIÇO

8 3.4 - QUANDO IMPORTAR? Quando a empresa precisar de tecnologia para desenvolver um produto de impacto internacional. Quando a empresa precisar de produtos que não se encontram no mercado nacional sejam eles matérias primas, insumos e mesmo produtos acabados para integrar o seu produto final exportável.

9 3.5 - COMO EXPORTAR? Criar uma empresa em condições de competir. Transportar o produto de forma competitiva (logística internacional) Gerenciamento de mercados, selecionando: - mercados - parceiros - comunicação - política de distribuição

10 3.5 - COMO IMPORTAR? A importação é dividida em três fases: A fase administrativa: licenciamento das importações. A fase cambial: compra de moeda estrangeira para o pagamento das importações A fase fiscal compreende o tratamento aduaneiro, onde é verificada a exatidão dos dados e documentos para o desembaraço aduaneiro.

11 3.6 - O QUE EXPORTAR? Diante da diversidade de oportunidades e produtos: capacidade de entender os mercados e suas necessidades o produto cumpre as exigências do importador? quais as regras do mercado alvo? existem barreiras para o produto? quais as normas para exportação?

12 3.7 - EXPORTAR/IMPORTAR REQUER... Capacidade de internacionalização Difundir a cultura de internacionalização Adaptar o produto ao cliente importador Monitorar a atividade da concorrência Avaliar alternativas na diversidade de mercados

13 3.8 - BARREIRAS Á EXPORTAÇÃO Fatores Históricos: O Brasil só se abriu para o mundo na década de 90. O Comércio Exterior representa 2% do PIB Fatores Culturais: O brasileiro quer resultados imediatos, a exportação requer persistência e investimentos Fatores Estruturais: O brasileiro, devido ao tamanho do nosso mercado, só se preocupa em atender o mercado interno.

14 3.9 - PARA QUEM EXPORTAR/IMPORTAR ? Bilhões de compradores potenciais no mundo Muito espaço para conquistar principalmente pela pequena/média empresa Busca de clientes através de fontes de informação para possíveis clientes importadores Câmaras de comércio e feiras internacionais

15 3.10 - ADAPTAÇÃO DO PRODUTO Fatores culturais: Exportar manequins para mostruário em países árabes, devem ser enviados sem cabeça, pois nessa cultura não se mostra a expressão do rosto humano Fatores ergonômicos: Para a Holanda, manequins grandes, para o Japão manequins menores

16 3.10 - ADAPTAÇÃO DO PRODUTO Fatores climáticos: exportar móveis requer o conhecimento sobre o clima do importador e assim tratar a madeira evitando deformações e danos ao produto Fatores normativos: visando a proteção ao meio ambiente, há países que exigem embalagens recicláveis

17 3.11 - PERFIL DO MERCADO ALVO Conheça o mercado antes de exportar Quem são seus clientes, fornecedores e distribuidores. Também deve conhecer as leis, regulamentos, normas de qualidade e outros requisitos do local.

18 INCOTERMS Os Incoterms ou Internacional Commercial Terms foram criados em 1936 pela Câmara de Comércio Internacional com sede em Paris, França. Facilitador para esclarecer as responsabilidades pelo frete, seguro, local de embarque, modal, desembaraço na origem e destino

19 INCOTERMS São constituídos por 11 siglas de 3 letras, divididos em 4 grupos: E,F,C,D definindo de forma crescente o nível de responsabilidade e obrigações mínimas para o exportador e de forma decrescente para o importador, conforme a tabela:

20 INCOTERMS EXW - Ex-Works – Na origem FCA - Free Carrier – Disponível no Transportador FAS - Free Alongside Ship – disponível ao lado do navio FOB - Free On Board - Entregue Livre a Bordo CPT - Carriage Paid To – Transporte pago até CIP - Carriage And Insurance Paid to – Transporte Seguro pago até CFR - Cost and Freight – Custo e Frete CIF - Cost, Insurance And Freight – Custo, Seguro e Frete DAT - Delivered At Terminal – Entrega no Terminal DAP - Delivered At Place – Entrega no local determinado DDP - Delivered Duty Paid) – Entregue com Direitos Pagos

21 EX-WORKS - EXW Responsabilidade do transporte da origem até o destino fica por conta do importador. O produto e a fatura comercial devem estar à disposição do importador na própria fábrica do exportador.

22 FREE ON BOARD - FOB Um dos termos mais utilizados no comércio internacional. A responsabilidade do exportador acaba quando a mercadoria estiver totalmente embarcada no navio.

23 FREE ON BOARD - FOB Problema: -VMLE - valor da mercadoria (local de embarque) US$ 154,200.00 -Frete nacional (empresa até o porto) US$ 5,300.00 - Seguro de transporte nacional US$ 615,00 - taxas portuárias $ 396,00 Qual é o valor FOB da venda?

24 FREE ON BOARD - FOB VMLE US$ 154.200,00 Frete nacional (empresa até o porto) US$ 5.300,00 + Seguro de transporte nacional US$ 615,00 + Taxas portuárias US$ 396,00 VALOR FOB DA VENDA US$ 160.511,00

25 COST, INSURANCE AND FREIGHT - CIF A venda realizada no Incoterm CIF tem como característica a contratação e pagamento do frete e seguro internacional pago pelo exportador até o porto de destino nomeado.

26 COST, INSURANCE AND FREIGHT - CIF Problema: -VMLE valor da mercadoria no local de embarque -US$ 183.400,00 -frete internacional -US$ 6.290,00 - seguro de transporte US$ 475,00 Qual é o valor CIF da venda?

27 COST, INSURANCE AND FREIGHT - CIF - valor da mercadoria no local de embarque US$ 183.400.00 - frete internacional pré-pago US$ 6.290.00 + - prêmio de seguro de transporte da carga US$ 475,00 - VALOR CIF DA VENDA US$ 190.165,00


Carregar ppt "INTCEX 3 - ATIVIDADE EXPORTADORA E IMPORTADORA. 3.1 - POR QUÊ EXPORTAR? Diversificação de Mercados A exportação é uma continuidade da atividade do mercado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google