A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Esperança ou desesperança?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Esperança ou desesperança?"— Transcrição da apresentação:

1 Esperança ou desesperança?
17 Esperança ou desesperança?

2 Lamentações 3; 5 Lamentações Lamentações 3.24 “A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele.”

3 compreender como Jeremias reagiu ao se deparar com os juízos divinos;
sentir segurança, pois Deus sempre está no controle de tudo; confiar sempre na ação divina, mesmo no meio de problemas e desilusões.

4 INTRODUÇÃO

5 Uma família feliz! Ele, um jovem influente na igreja onde conheceu a esposa quando eram bem jovens. Começaram a namorar e logo se casaram. Alguns anos depois, nasceu uma linda menina! Era como se fosse filha de todas as pessoas, pois todos amavam seus pais. Certo dia, depois de uma viagem à praia, a menina sentiu forte dor de cabeça. Foi levada para o hospital, e morreu em poucos dias. Os pais vivenciam uma dor inexprimível. Leia para os alunos, entonada e pausadamente, a história acima. Ressalte que não é caso verídico...

6 Como manter a fé em um Deus soberano e bom, em meio a sofrimentos?
Por causa de Lamentações e 5.21 os capítulos 3 e 5 do livro são um pouco mais conhecidos do que os outros três. Um resumo deles seria: Há futuro para o povo de Deus? Como manter a fé num Deus soberano e bom, em meio ao sofrimento?

7 DESESPERANÇA X ESPERANÇA
(Lm 3)

8 Desesperança (Lm ) 1 Neste trecho, os versículos se agrupam em bloco de três.

9 a) Deus foi descrito chicoteando com sua “vara do furor”. Lm 3.1-3

10 b) Deus comprometeu a saúde física do povo (cf. Jr 5.10). Lm 3.4-6

11 c) Apresentam a figura de um preso acorrentado num pequeno espaço do qual não conseguia sair - nem sua oração saía do lugar (Lm 3.8, cf. 3.44). Lm 3.7-9

12 d) Deus foi apresentado como flecheiro que atacou como caçador implacável. Lm

13 e) Deus atingiu o coração, centro das emoções e da vida do povo que logo se sentiu castigado (Lm 3.15; cf. Mt 27.34). Lm

14 f) Deus, em vez do pão de cada dia, deu ao povo “pedrinhas” para comer e lhes esfregou o rosto na areia (Lm 3. 16), humilhando-os. Lm O trecho evidencia o sentimento do povo: “já pereceu a minha glória, como também a minha esperança no SENHOR” (Lm 3.18).

15 Recuperando a esperança
(Lm ) 2

16 Como se pode recuperar a esperança perdida?
Por meio da recordação propositada - “trazer à memória” (Lm 19.21) - de fatos acerca de Deus e “suas misericórdias [que] não têm fim" (Lm 3.22; cf. Is 54.10)

17 O Senhor é o mais importante (cf. SI 16
O Senhor é o mais importante (cf. SI 16.5), e a melhor coisa que se pode fazer é esperar o tempo Dele (Lm ) e suportar qualquer sofrimento que apareça Ler na apostila página 84.

18 3 Voltemos a Deus na esperança do perdão (Lm 3.40-45)
Ler na apostila página 84.

19 4 Reflexão sobre a desesperança (Lm 3.46-54)
Ler na apostila página 84 e 85.

20 5 Orando – na esperança de retribuição (Lm 3.55-66)
Ler na apostila página 85.

21 Na hora da desesperança Difícil é viver assim, não é?
clame a Deus para Ele Se lembrar (v. 19) lembre-se (v.21) do Seu amor, fidelidade e bondade! É fácil dizer isso. Difícil é viver assim, não é?

22 RESTAURA-NOS! (Lm 5)

23 A única solução era o clamor!
É possível que este breve capítulo final reflita as condições em Jerusalém depois da queda (Lm 5.18) - miséria total (Lm 5.4,9) - onde a única solução era clamar a Deus. O texto mostra a angústia que se sente ao tentar manter fé no Deus soberano e bom em meio ao sofrimento.

24 Lembra-te (Lm ) 1 Ler na apostila página 85 e 86.

25 Ai de nós! (Lm ) 2 Ler na apostila página 86.

26 Restaura-nos (Lm ) 3 Ler na apostila página 86.

27 “Converte-nos a ti, SENHOR, e seremos convertidos; renova os nossos dias como dantes.”
(Lamentações 5:21 RA) Ler na apostila página 86.

28 " Caiu a coroa da nossa cabeça; ai de nós, porque pecamos!" (Lm 5.16).
Quanto precisamos clamar para Deus nos dar uma visão aguçada da realidade de Sua ira contra o pecado?

29 "Restaura-nos!" (Lm 5.21 NVI). Peça que Deus lhe dê uma visão cada vez maior do quanto a obra de Jesus na cruz resolve o dilema de Lamentações, qual seja, harmonizar a realidade da justiça e da misericórdia de Deus.

30 CONCLUSÃO

31 “O último olhar é reservado para o trono de Deus que continua de pé, embora o trono da dinastia davídica tivesse ruído por terra. Somente em Deus havia esperança para o povo abatido. Um profundo desejo por reconciliação e renovação transparece na petição de Lamentações 5.21.

32 Isso, por sua vez, intensifica a percepção de seu presente estado de abandono (Lm ). O sofrimento já fizera sua obra, o filho pródigo já caíra em si, e estava pronto para levantar-se e voltar ao seu pai” (O Novo Comentário da Bíblia, Edições Vida Nova, p.786)

33

34 Pastor Anderson Andujar Aplicado na IBR de Engenheiro Beltrão PR
Produzido por Pastor Anderson Andujar Aplicado na IBR de Engenheiro Beltrão PR Em 23/10/2012 O programa utilizado para a elaboração dos slides foi o PowerPoint 2013 Qualquer dificuldade podem entrar em contato pelo que teremos o maior prazer em ajudá-los


Carregar ppt "Esperança ou desesperança?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google