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SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO – 2008.

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Apresentação em tema: "SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO – 2008."— Transcrição da apresentação:

1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO – 2008 Disciplina: Educação Brasileira Professor Dr. Genylton Odilon Rêgo da Rocha Mestrandas: Cleide Matos e Vilma Brício. FRANÇA, Leonel. O método pedagógico dos Jesuítas – O “Ratio Studiorum”. Rio de Janeiro: Agir Editora, 1952. FRANÇA, Leonel. O método pedagógico dos Jesuítas – O “Ratio Studiorum”. Rio de Janeiro: Agir Editora, 1952.Belém2008

2 O método pedagógico dos Jesuítas – O “Ratio Studiorum” VIDA E OBRA: Leonel Franca (1893-1948): Fundador e primeiro reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Padre Leonel Edgard da Silveira Franca era sacerdote da Companhia de Jesus (1908), doutor em Teologia, escritor premiado pela ABL (Prêmio Machado de Assis - 1947); Leonel Franca (1893-1948): Fundador e primeiro reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Padre Leonel Edgard da Silveira Franca era sacerdote da Companhia de Jesus (1908), doutor em Teologia, escritor premiado pela ABL (Prêmio Machado de Assis - 1947);Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroPontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Foi membro do Conselho Nacional de Educação em 1931; Foi membro do Conselho Nacional de Educação em 1931; Sua vida foi dedicada a Companhia de Jesus e a defesa da educação católica; Sua vida foi dedicada a Companhia de Jesus e a defesa da educação católica;

3 O método pedagógico dos Jesuítas – O “Ratio Studiorum” De suas aulas no Colégio Santo Inácio resultou o seu primeiro livro “Noções de História da Filosofia” (1918). Em 1922 publicou o livro “A Igreja, a Reforma e a Civilização”; De suas aulas no Colégio Santo Inácio resultou o seu primeiro livro “Noções de História da Filosofia” (1918). Em 1922 publicou o livro “A Igreja, a Reforma e a Civilização”; Entre suas principais obras está “O método pedagógico dos Jesuítas – O “Ratio Studiorum””, publicada postumamente em 1952; Entre suas principais obras está “O método pedagógico dos Jesuítas – O “Ratio Studiorum””, publicada postumamente em 1952; Esta obra escrita no século XX, faz uma defesa veemente da Educação Católica Jesuítica expressa no “Ratio Studiorum” construído no século XVI e desenvolvido até o século XVIII; Esta obra escrita no século XX, faz uma defesa veemente da Educação Católica Jesuítica expressa no “Ratio Studiorum” construído no século XVI e desenvolvido até o século XVIII;

4 O método pedagógico dos Jesuítas – O “Ratio Studiorum” A mesma nos permite compreender o “Ratio Studiorum” e suas características principais, tais como: a cooperação hierárquica das pessoas do colégio em todos os níveis; o conhecimento da alma infantil e a compreensão das relações que devem-se estabelecer entre professor e aluno; A mesma nos permite compreender o “Ratio Studiorum” e suas características principais, tais como: a cooperação hierárquica das pessoas do colégio em todos os níveis; o conhecimento da alma infantil e a compreensão das relações que devem-se estabelecer entre professor e aluno; Também é uma obra que nos permite compreender por meio do “Ratio Studiorum” a própria Companhia de Jesus criada no século XVI: Também é uma obra que nos permite compreender por meio do “Ratio Studiorum” a própria Companhia de Jesus criada no século XVI:

5 O método pedagógico dos Jesuítas – O “Ratio Studiorum” A Companhia de Jesus atuou em três campos: A Companhia de Jesus atuou em três campos: 1) o serviço ao povo, na defesa e propagação da fé católica; 2) a propagação dos ideais pedagógicos católicos nos territórios desconhecidos; 3) a atividade educativa católica e científica da juventude.

6 O método pedagógico dos Jesuítas – O “Ratio Studiorum” Considerando a periodicidade que Saviani (2005) construiu para discutir a trajetória da pedagogia no Brasil, o “Ratio Studiorum” foi construído no período de predomínio da concepção pedagógica tradicional religiosa (1549-1759) e Leonel França defende esse método em sua obra (1952) no período de emergência e predominância da concepção pedagógica renovadora (1932-1969); Considerando a periodicidade que Saviani (2005) construiu para discutir a trajetória da pedagogia no Brasil, o “Ratio Studiorum” foi construído no período de predomínio da concepção pedagógica tradicional religiosa (1549-1759) e Leonel França defende esse método em sua obra (1952) no período de emergência e predominância da concepção pedagógica renovadora (1932-1969); O que o motiva a construção dessa obra? Seria para manter o prestígio educacional dos Jesuítas através dos tempos? Ou para minimizar as influências do pensamento renovador sobre educação, que defendia como um de seus princípios a laicidade? O que o motiva a construção dessa obra? Seria para manter o prestígio educacional dos Jesuítas através dos tempos? Ou para minimizar as influências do pensamento renovador sobre educação, que defendia como um de seus princípios a laicidade?

7 O método pedagógico dos Jesuítas – O “Ratio Studiorum” Portanto, essa obra é construída no bojo da disputa entre educadores católicos e renovadores pelo controle do espaço pedagógico como uma forma de reivindicar a valorização da educação católica, cujo princípio maior é a formação do homem perfeito, do bom cristão; Portanto, essa obra é construída no bojo da disputa entre educadores católicos e renovadores pelo controle do espaço pedagógico como uma forma de reivindicar a valorização da educação católica, cujo princípio maior é a formação do homem perfeito, do bom cristão; Leonel França ao mostrar a finalidade prática e o contexto histórico do “Ratio Studiorum”, destaca os perigos das idéias renovadoras para a Igreja e a Fé, ao mesmo tempo em que mostra a importância do Plano e o defende das críticas de educadores e pensadores não católicos, mas também enfatiza seu reconhecimento por vários pensadores e educadores da época; Leonel França ao mostrar a finalidade prática e o contexto histórico do “Ratio Studiorum”, destaca os perigos das idéias renovadoras para a Igreja e a Fé, ao mesmo tempo em que mostra a importância do Plano e o defende das críticas de educadores e pensadores não católicos, mas também enfatiza seu reconhecimento por vários pensadores e educadores da época;

8 O método pedagógico dos Jesuítas – O “Ratio Studiorum” De acordo com Leonel França o “Ratio Studiorum” não se constitui num tratado de pedagogia, pois não discute princípios educacionais nem expõe sistemas; sendo um Programa de Estudos formado por uma coleção de regras positivas e uma série de prescrições práticas e minuciosas; De acordo com Leonel França o “Ratio Studiorum” não se constitui num tratado de pedagogia, pois não discute princípios educacionais nem expõe sistemas; sendo um Programa de Estudos formado por uma coleção de regras positivas e uma série de prescrições práticas e minuciosas; Mesmo não enunciando princípios pedagógicos podemos lê-los nas entrelinhas de suas minuciosa organização; Mesmo não enunciando princípios pedagógicos podemos lê-los nas entrelinhas de suas minuciosa organização;

9 O método pedagógico dos Jesuítas – O “Ratio Studiorum” Referente ao Currículo o “Ratio” expõe o Programa dos Cursos detalhadamente, incluindo os temas a serem estudados, a bibliografia, a metodologia, a avaliação, a promoção etc.; Referente ao Currículo o “Ratio” expõe o Programa dos Cursos detalhadamente, incluindo os temas a serem estudados, a bibliografia, a metodologia, a avaliação, a promoção etc.; Em relação a formação de professores, primava-se por uma formação moral, religiosa e intelectual solidificada pelo estudo da filosofia e teologia; Em relação a formação de professores, primava-se por uma formação moral, religiosa e intelectual solidificada pelo estudo da filosofia e teologia; Em relação a metodologia de trabalho com os alunos inclui repetições, disputas, desafios, declamações, sabatinas, memorização, exercício, emulação; Em relação a metodologia de trabalho com os alunos inclui repetições, disputas, desafios, declamações, sabatinas, memorização, exercício, emulação; Regime de avaliação: exames escritos e orais; Regime de avaliação: exames escritos e orais;

10 O método pedagógico dos Jesuítas – O “Ratio Studiorum” Qual foi realmente o papel da educação jesuítica no processo de transição da educação tradicional para a educação e as ciências modernas? Qual foi realmente o papel da educação jesuítica no processo de transição da educação tradicional para a educação e as ciências modernas? Quais as permanências das idéias defendidas no “Ratio Studiorum”? Quais as permanências das idéias defendidas no “Ratio Studiorum”?


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