Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouWagner Leal Batista Alterado mais de 8 anos atrás
1
Afinal, pra que serve a Escola? E o quê é a tecnologia? Profº Ueliton Lemos 1 Uma reflexão filosófica acerca da tecnologia e Educação
2
O que a educação tem a ver com a tecnologia? 2
3
Postura educativa na contemporaneidade: desafios das tecnologias emergentes na educação. 3
4
Postura educativa necessária 4 Conscientização docente: por que e para que utilizá-la Conhecimentos técnicos: como utilizar e relacionar a pratica docente Domínio pedagógico das tecnologias Nova Cultura Educacional
5
Paradoxo Informacional Conhecimento 5 Reflexão – tempo - maturação Seleção – critério - critica
6
Quadro demonstrativo das transformações culturais CULTURATIPO DE COMUNICAÇÃO OLHARÊNFASECULTURA COMUNICACIONAL Tradicional Rural OralEstáticoO aqui, o agoraLocal IndustrialEscritaLinearCadeia Linear, anseio pelo futuro De massa EletrônicaSimbólicaHipertextualOnipresença, descontinuidade, interatividade Digital 6
7
“A contemporaneidade pressupõe uma sociedade em transformação constante, portanto, exige uma escola em transformação constante e que, por sua vez, exige também professores em transformações constante. A inserção de novas mídias e das telecomunicações torna-se fundamental. Métodos participativos deverão substituir a mera transmissão de conhecimentos. O professor passa a ser um estimulador, coordenador e parceiro do processo de ensino aprendizagem e não mais um mero transmissor de um conhecimento fragmentado” (LEITE, 2008, p. 72) “A contemporaneidade pressupõe uma sociedade em transformação constante, portanto, exige uma escola em transformação constante e que, por sua vez, exige também professores em transformações constante. A inserção de novas mídias e das telecomunicações torna-se fundamental. Métodos participativos deverão substituir a mera transmissão de conhecimentos. O professor passa a ser um estimulador, coordenador e parceiro do processo de ensino aprendizagem e não mais um mero transmissor de um conhecimento fragmentado” (LEITE, 2008, p. 72) 7
8
Desafio Desenvolver uma aula que seja completada e não contemplada 8
9
Dilemas contemporâneos do fazer educação - Do aluno ao cliente, da lei à negociação 9 - Educar o soberano disciplinando os selvagens
10
10 “Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir” (Sêneca) quem “Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir” (Sêneca) quem
11
Atividade - Desenvolva uma reflexão sobre a importância da Filosofia na Escola 11 - Como as instituições educacionais podem estar promovendo a inserção de novas tecnologias nas salas de aula? - Estamos preparados para uma Escola Nova? Em que consiste essa Escola?
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.