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PublicouThomas Da Cunha Alterado mais de 11 anos atrás
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dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar?
Prof. Artur Motta Novas gerações e novas tecnologias: dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar?
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Todo Ponto de vista é a vista de um ponto. L. Boff
3
Especialista em Tecnologia
Meu “ponto de vista” Especialista em Tecnologia Sala de Aula Gestão Escolar Estudos Acadêmicos
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Deixar-se provocar pela REALIDADE
+ VOCARE Frente Chamar AÇÃO INTENCIONAL
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AÇÃO INTENCIONAL EXIGE...
Saber onde se está... Saber onde se quer chegar... Para definir o que fazer para chegar lá.
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Saber onde se quer chegar (LDB)
Pleno desenvolvimento Formação da Cidadania Mundo do Trabalho
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Saber onde se quer chegar Revela-se na APRENDIZAGEM ESCOLAR
de CONTEÚDOS de PROCEDIMENTOS de ATITUDES
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PRÓPRIOS DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CADA INSTITUIÇÃO
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AÇÃO INTENCIONAL EXIGE...
Saber onde se está... Saber onde se quer chegar... Para definir o que fazer para chegar lá.
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Saber onde se está... REALIDADE
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Saber onde se está... Alunos Famílias Educadores Sociedade QUAL É A REALIDADE DA MINHA ESCOLA? Comunidade
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A REALIDADE NA QUAL NOS MOVEMOS E SOMOS
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A REALIDADE NA QUAL NOS MOVEMOS E SOMOS
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Saber onde se está... NUM MUNDO DIFERENTE
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O professor e sua relação com as tecnologias emergentes
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O professor e sua relação com as tecnologias emergentes
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O professor e sua relação com as tecnologias emergentes
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AÇÃO INTENCIONAL EXIGE...
Saber onde se está... Saber onde se quer chegar... Para definir o que FAZER para chegar lá.
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Em nosso caso, o FAZER é da Escola ...
...e, para isso, ela precisa estar inserida na REALIDADE
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Onde começam nossas dificuldades para enfrentar tudo isso COMO ESCOLA?
Começa na própria CONCEPÇÃO DE ESCOLA com a qual trabalhamos
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Modelos Cartesianos Modelos Sistêmicos Cultura Gutenberg Cultura Net
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Espaço das TROCAS DE SABERES da Comunidade
A Escola-Mesa (Pierre Babin) Espaço das TROCAS DE SABERES da Comunidade
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Uma lição das lutas marciais... (ou aparentemente contrária...)
Usar a força contrária (ou aparentemente contrária...) a nosso favor
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Ajuda informal dos Alunos Participação da Comunidade
Aceitar Contribuição dos Pais Acolher Ajuda informal dos Alunos Participação da Comunidade
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Transformar tudo isso num PROJETO DE TRABALHO
Que traga RESULTADOS CONCRETOS buscados com INTENCIONALIDADE
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Os ALUNOS devem aprender
Plano de aula O QUÊ Objetivos Conteúdo Recursos Estratégias Avaliação QUANDO COMO Os ALUNOS devem aprender
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Nós, PROFESSORES, devemos aprender
O QUÊ Nós, PROFESSORES, devemos aprender QUANDO COMO
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O que nós, PROFESSORES, devemos aprender
TAREFA PESSOAL Constitutiva da identidade profissional
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O que nós, PROFESSORES, devemos aprender
TAREFA DA ESCOLA Constitutiva da responsabilidade social institucional
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como e quando, para melhor respondermos INDIVIDUAL e COLETIVAMENTE
Desafio aos EDUCADORES PLANEJAMENTO Conteúdo Cronograma Metodologia Recursos Avaliação O quê? Quando? Como? Resultados? O que nós, EDUCADORES, precisamos aprender, como e quando, para melhor respondermos INDIVIDUAL e COLETIVAMENTE às necessidades ATUAIS e FUTURAS dos Alunos?
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Não se trata de “E”, mas de “PORQUÊ”:
Novas gerações e novas tecnologias: dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar? Não se trata de “E”, mas de “PORQUÊ”: a dificuldade de ensinar está radicalmente ligada à dificuldade de aprender!
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dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar?
Prof. Artur Motta Novas gerações e novas tecnologias: dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar?
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