A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISMOLOGIA. 2 Sismologia  Quando a tensão ultrapassa a capacidade de resistência / deformação das rochas, elas fracturam libertando, por ressalto elástico,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISMOLOGIA. 2 Sismologia  Quando a tensão ultrapassa a capacidade de resistência / deformação das rochas, elas fracturam libertando, por ressalto elástico,"— Transcrição da apresentação:

1 SISMOLOGIA

2 2 Sismologia  Quando a tensão ultrapassa a capacidade de resistência / deformação das rochas, elas fracturam libertando, por ressalto elástico, a energia acumulada – Sismo.  Sismo – movimentos vibratórios da Terra provocados pela libertação de energia.

3 Sismologia 3 TTerramoto – q uando o sismo se faz sentir em todo o planeta. AAbalos premonitórios – p equenos abalos que antecedem os sismos. RRéplicas – p equenos abalos após os sismos. SSismos tectónicos - a ssociados ás falhas activas. SSismos vulcânicos – a ssociados aos vulcões. SSismos secundários – a batimento natural de grutas, desprendimentos de terrenos.

4 Sismógrafo - Sismogramas 4

5 Elementos de um Sismo 5  Foco ou hipocentro – interior da Terra, onde ocorre a libertação de energia.  Epicentro – local à superfície da Terra, situado na vertical do foco.  Profundidade focal – distância entre o foco e o epicentro.  A energia é libertada na forma de ondas sísmicas.  Se o epicentro se localiza no mar, é um tsunami, raz de maré ou maremoto.

6 Elementos de um Sismo 6

7 Ondas Sísmicas 7

8 8

9 9  Ondas Superficiais ou Longas (L): Trajectória elíptica Ondas do mar Movimento de torsão Atacam os alicerces dos prédios

10 Ondas Sísmicas 10

11 Distância epicentral  Distância entre a estação sismológica e o epicentro de um sismo.  Com as distâncias epicentrais calculadas em três estações é possível localizar o epicentro do sismo. 11

12 Localizar o epicentro: 12

13 Localizar o epicentro: 13

14  Escala de Mercalli Modificada 14 Intensidade de um Sismo “ Efeitos provocados pelas ondas sísmicas” DDepende: - da profundidade do foco e da distância ao epicentro. - da natureza do subsolo. - da quantidade de energia libertada no foco.

15 Escala de Mercalli 15 È avaliada através da percepção do sismo pela população e do seu grau de destruição. Baseia-se em inquéritos feitos ás populações. Escala fechada com XII graus. Escala qualitativa e subjectiva. Exprime-se em numeração romana.

16 Isossistas 16 LLinhas que unem os pontos onde a intensidade do sismo foi a mesma. NNas zonas de baixa ou nula densidade populacional ( Oceanos ) não é possível recolher dados, as isossistas são a tracejado ou não se representam.

17 17 Magnitude de um Sismo “Quantidade de energia libertada no foco” É dada pela escala de Magnitude de Richter. Utiliza os dados dos sismogramas; Escala aberta, quantitativa e objectiva; Exprime-se em numeração árabe. Como é que se determina?

18 Sismos e Tectónica de Placas 18

19 Previsão e Prevenção de Sismos 19  Medidas que atenuam os efeitos destrutivos dos sismos: Estudo geológico dos terrenos antes da construção de grandes obras; Planos de ordenamento do território onde se defina os locais com elevado risco sísmico; Estabelecimento de normas anti-sísmicas nas construções ; Planos de evacuação que assegurem uma rápida deslocação de zonas mais densamente povoadas; Educação da população através de acções de simulação de situações de catástrofe.; Formação de pessoal especializado na protecção civil.

20 Tsunâmetros - sensores da pressão que detectam e alertam a eventual formação de tsunamis  No Pacífico, onde ocorrem 85% dos tsunamis do mundo, estão colocados no fundo do oceano. 20

21 Formação de tsunamis 26 Dezembro 2004: 250 000 pessoas morreram; A placa Indo-australiana converge com a placa da Birmânia ocorrendo a subducção da primeira. 21

22 Formação de tsunamis 22 Antes do Sismo Formação ou activação de uma FALHA desloca o fundo oceânico e faz variar o nível da água A água desloca-se para a zona epicentral, a fim de corrigir a variação do seu nível, absorvendo parte da energia sísmica libertada

23 Formação de tsunamis 23 Inicia-se a propagação dos tsunamis As ondas atingiram os 30 m de amplitude, movimentando-se entre 30 a 40Km/h. A energia libertada fez atrasar o movimento de rotação da Terra cerca de 3 microssegundos. A ilha de Sumatra deslocou-se 20 m para sudoeste.


Carregar ppt "SISMOLOGIA. 2 Sismologia  Quando a tensão ultrapassa a capacidade de resistência / deformação das rochas, elas fracturam libertando, por ressalto elástico,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google