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7) Você é filiado a algum partido político? Sim ( ), Não ( ). 8) Vota nas eleições? Sim ( ), Não ( ). 9) Recorda-se do candidato para quem votou nas últimas.

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1 7) Você é filiado a algum partido político? Sim ( ), Não ( ). 8) Vota nas eleições? Sim ( ), Não ( ). 9) Recorda-se do candidato para quem votou nas últimas eleições? Sim ( ), Não ( ). Quem?____________________________ 10) Se votar não fosse obrigatório, você continuaria a votar? Sim ( ), Não ( ), Por quê?_______________________________ 11) Você acha que a democracia é o melhor regime político para o Brasil? Sim ( ), Não ( ), Por quê?_________________________ 1

2  Esse tipo de pesquisa exige que o pesquisador observe sistematicamente os resultados para estabelecer correlações entre os efeitos e suas causas.  Exemplo na Educação:  Hipótese: Se um grupo de alunos for elogiado, terá melhor desempenho? PEDAGOGIA 2

3  “Para testar essa hipótese, precisamos trabalhar com a noção de variáveis (variável controlada, variável dependente, variável independente); com a noção de grupo de controle, grupo experimental, com uma fundamentação teórica, análise estatística dos dados, possibilidade de controlar, repetir e generalizar resultados” (FRANÇA, 2007).  variável de controle (alunos da mesma idade, mesmo conteúdo, professor, prova);  Variável dependente (o desempenho);  Variável independente (o elogio) 3

4  O procedimento é ter dois grupos com iguais condições, sendo que a única condição que deve variar é o fator elogio, incluído no grupo experimental como a variável independente (VI).  Escolhe-se um período em que se fará a pesquisa, aplicam-se as mesmas provas aos dois grupos, com uma única diferença: elogia-se um grupo e não o outro. Faz-se isso para testar a hipótese levantada (ou seja, o elogio faz ou não diferença no rendimento do aluno). 4

5  Se o grupo experimental apresentar melhores notas, pode-se afirmar que o fator elogio melhora o desempenho dos alunos.  Os dados obtidos com esse tipo de pesquisa (notas dos alunos) podem ser trabalhados estatisticamente para que se possa analisar e comprovar com alta margem de segurança que, realmente, o elogio melhora o desempenho dos alunos, caso a hipótese se confirme no experimento (FRANÇA, 2007). PEDAGOGIA 5

6  Na pesquisa experimental, a manipulação na quantidade e qualidade das variáveis proporciona o estudo da relação entre causas e efeitos de um determinado fenômeno, podendo o investigador controlar e avaliar os resultados dessas relações [...] (KÖCHE, 1997, p. 76). 6

7  Neste tipo de pesquisa, propõe-se identificar os fatores que contribuem para ocorrência e o desenvolvimento de um determinado fenômeno.  Buscam-se aqui as fontes, as razões das coisas do fenômeno.  Por que ele ocorre? Qual é a sua fonte? 7

8  A pesquisa explicativa pode ser a continuação de uma descritiva.  Sabe por quê?  Para se identificarem os fatores que determinam um fenômeno, é preciso que este esteja suficientemente descrito e detalhado. 8

9  A pesquisa explicativa é o tipo de pesquisa que mais aprofunda o conhecimento da realidade.  Sabe por quê? (2 minutos para vocês pensarem)  Já sabem a resposta? 9

10  Porque ela explica o porquê das coisas. Daí emerge a sua complexidade, visto que o risco de cometer erros é muito grande.  Preocupa-se com a identificação dos fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. 10

11  Destacaremos o estudo de caso:  Segundo Lima (2003), o estudo de caso parte do pressuposto de que se pode explicar um fenômeno. Essa explicação pode-se dar com a exploração intensiva/exaustiva de uma única unidade de estudo, por exemplo, o estudo da implantação do processo de Gestão por competências em uma determinada empresa, ou explorando várias unidades de estudo, possibilitando análise comparativa. 11 PEDAGOGIA

12 EXEMPLO DE UM ESTUDO DE CASO: Estudar em quatro empresas implantação do processo de Gestão por Competências. Levantar dados, nas 4 empresas, selecioná-los e compará- los. Parte do singular para, eventualmente, encontrar semelhanças com outras situações.  O estudo de caso é de natureza qualitativa e pode ser utilizado em pesquisas do tipo descritivas. 12

13  Segundo Goldenberg (apud LIMA, 2003, p. 31), o pesquisador em estudo de caso precisa estar preparado para lidar com uma grande variedade de problemas teóricos e com descobertas inesperadas.  Atenção! No estudo de caso é muito frequente que surjam novos problemas que não foram previstos no início da pesquisa e que se tornaram mais relevantes do que as questões formuladas inicialmente. 13

14  “O estudo de caso objetiva colaborar na tomada de decisões sobre o problema estudado, indicando as possibilidades para sua modificação”. (GONÇALVES, 2001) 14

15  Pesquisa bibliográfica – utilizada por todas as vertentes teóricas.  Consiste levantar o conhecimento disponível na área, identificando as teorias produzidas, analisando-as e avaliando sua contribuição para compreender ou explicar o problema objeto da investigação. 15

16  A Pesquisa bibliográfica é fundamental a toda investigação, independente do método que ilumina a pesquisa

17  Momento de prosa. Pausa de 3 minutos Façam comentários sobre o conteúdo apresentado até agora e responda a seguinte pergunta:  Qual é a diferença entre pesquisa exploratória, descritiva e explicativa?  VOU AGUARDAR AS CONTRIBUIÇÕES 17 PEDAGOGIA

18  As teorias desenvolvidas por Emília Ferreiro e seus colaboradores deixam de fundamentar-se em concepções mecanicistas sobre o processo de alfabetização para seguirem os pressupostos construtivistas/interacionistas de Vygotsky e Piaget (MORAIS, 2000).

19  Do ato de ensinar, o processo desloca- se para o ato de aprender por meio da construção de um conhecimento que é realizado pelo educando, que passa a ser visto como um agente e não como um ser passivo que recebe e absorve o que lhe é “ensinado”.  Ou seja: o aluno passa a ser um pesquisador.  É isso que esperamos de vocês

20 BOA NOITE ! 20 PEDAGOGIA


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