A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DE ATIVIDADES CONSUBSTANCIADO PARA PROGRESSÃO VERTICAL PARA A CLASSE DE PROFESSOR ASSOCIADO PERÍODO: 15/05/2006 A 15/05/2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DE ATIVIDADES CONSUBSTANCIADO PARA PROGRESSÃO VERTICAL PARA A CLASSE DE PROFESSOR ASSOCIADO PERÍODO: 15/05/2006 A 15/05/2014."— Transcrição da apresentação:

1 APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DE ATIVIDADES CONSUBSTANCIADO PARA PROGRESSÃO VERTICAL PARA A CLASSE DE PROFESSOR ASSOCIADO PERÍODO: 15/05/2006 A 15/05/2014 Carlos Alberto Ávila Araújo Belo Horizonte, 16 de junho de 2014

2 1. Antes do início, a escolha pela CI O projeto com as FIC – o doutorado Enebd, 2002 Enancib, 2003 – diretoria Disciplinas na biblioteconomia, 2003 e 2004 A ciência da informação como ciência social. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n.3, p. 21-27, 2003. Os dois concursos em 2005

3 1.1. As primeiras produções ARAUJO, C. A. A.. Correntes teóricas de estudo da comunicação. Verso e Reverso, v. 11,n46, p. 33-44, 2007. ARAUJO, C. A. A.. Sobre os conteúdos das mensagens na comunicação. Alceu, v. 7,n.14, p. 5-16, 2007. ARAUJO, C. A. A.. A comunicação e suas interfaces. Comunicação & Inovação, v. 8,n.14, p. 8-14, 2007. ARAUJO, C. A. A.. Análise da pesquisa em comunicação segundo o critério do âmbito relacional. Communicare, v. 7,n.1, p. 31-44, 2007. ARAUJO, C. A. A.. Problematizando o conceito de meio de comunicação. E-COM, v. 1, p. 16-44, 2007. ARAUJO, C. A. A.. A ciência como forma de conhecimento. Ciências & Cognição, v. 8, n.3, p. 127-142, 2006. ARAUJO, C. A. A.. Fundamentos teóricos da classificação. Encontros Bibli, v. 22, p. 117-140, 2006. ARAUJO, C. A. A.. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, v. 12,n.1, p. 11-32, 2006.

4 2. O início: usuários da informação “Dimensões socioculturais em estudos de usuários da informação” Abordagem de usos (objetiva) e cognitivista (subjetiva) – campo para construção de uma perspectiva intersubjetiva Paradigmas da CI: físico, cognitivo e social Diálogo com etnometodologia, interacionismo simbólico, construção social da realidade e o conceito de cultura

5 Método de trabalho na disciplina Projeto de pesquisa: Modelos teóricos utilizados em estudos de usuários da informação ARAÚJO, C. A. Á. Estudos de usuários: uma abordagem na linha ICS. In: CABRAL, A. M. R.; REIS, A. S. (Orgs.). Informação, cultura e sociedade: interlocuções e perspectivas. Belo Horizonte: Novatus, 2007, p. 81-100.

6 Orientação de mestrado: Ronaldo Alves da Silva. As práticas informacionais das profissionais do sexo da zona boêmia de Belo Horizonte. ARAUJO, C. A. A.; SIRIHAL DUARTE, A. B.; JILOCHKIN, A. N. Mapeamento temático dos estudos de usuários da informação: uma análise dos artigos publicados no periódico Ciência da Informação. In: VIII Cinform, 2008, Salvador. ARAUJO, C. A. A. Estudos de usuários: pluralidade teórica, diversidade de objetos. In: IX Enancib, 2008, São Paulo. ARAÚJO, C. A. Á. Um mapa dos estudos de usuários da informação no Brasil. Em Questão, v. 15, p. 11-26, 2009.

7 2.1. Desdobramentos posteriores ARAUJO, C. A. A. Estudos de usuários conforme o paradigma social da Ciência da Informação: desafios teóricos e práticos de pesquisa. Informação & informação, v. 15,n.2, p. 23-39, 2010. ARAUJO, C. A. A. Abordagem interacionista de estudos de usuários da informação. PontodeAcesso, v. 4, p. 2-32, 2010. ARAUJO, C. A. A. Paradigma social nos estudos de usuários da informação: abordagem interacionista. Informação & Sociedade: estudos, v. 22,n.1, p. 145-159, 2012. ARAUJO, C. A. A. Perspectivas contemporâneas de estudos de usuários da informação: diálogos com estudos de usuários de arquivos, bibliotecas e museus. In: Helen de Castro Silva Casarin. (Org.). Estudos de usuário da informação. Brasília: Thesaurus, 2014, v. 1, p. 19-46. ARAUJO, C. A. A. Usuários da informação: construção de conceitos e perspectivas de estudo. In: Miguel Ángel Rendón Rojas. (Org.). El ser, conocer e hacer en bibliotecología / ciencia de la información / documentación. México: UNAM/IIBI, 2014, v. 1, p. 29-58. Palestras, cursos e aulas magnas: UEL, Dia do bibliotecário, SNBU

8 2.2. Outras publicações PINTO, F. V. M. ; ARAUJO, C. A. A.. Contribuição ao campo de usuários da informação: em busca dos paradoxos das práticas informacionais. Transinformação, v. 24, p. 219-226, 2012. SEPÚLVEDA, M.I.M. ; ARAUJO, C. A. A.. Realização de estudos de usuários na prática profissional bibliotecária: estudo de caso do sistema de bibliotecas da UFMG. Revista ACB, v. 17, p. 269-287, 2012. AKAICHI, T.; MANABE, V. M. M. L.; BARTALO, L.; ARAUJO, C. A. A. Comportamento informacional no uso de sistemas de informação: o caso do SICOR. Biblos, v. 27, p. 31-46, 2013. BERTI, I. C. L. W.; BARTALO, L.; ARAUJO, C. A. A. Comportamento informacional de pais de crianças com Síndrome de Down. Informação & Informação, v. 19, p. 225- 248, 2014. ARAUJO, C. A. A. A Perspectiva de estudos sobre os sujeitos na Arquivologia, na Biblioteconomia e na Museologia. Em Questão, v. 19, p. 213-238, 2013. ARANTES, F. M. ; LOPES, F. C. ; BARTALO, L. ; BORTOLIN, S. ; ARAUJO, C. A. A.. O comportamento informacional nos canais informais de comunicação por meio d a oralidade. Encontros Bibli, v. 18, p. 265-282, 2013. LAGE, S. R. M.; SANTANA, P.; BARTALO, L.; ARAUJO, C. A. A. O comportamento informacional no estágio curricular. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 12, p. 102-122, 2014.

9 3. Epistemologia da CI O primeiro programa: caracterizações, correntes teóricas, paradigmas O primeiro trabalho com os alunos ARAUJO, C. A. A.; SIMA, A. M.; RESENDE, K. S.; GUEDES, R. M. A ciência da informação na visão dos professores da ECI/UFMG. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12,n.2, p. 03-22, 2007. ARAUJO, C. A. A.; ROLIM, E. A.; BITENCOURT, L. G.; MARZANO, I. M. G. A Ciência da Informação na visão dos professores e pesquisadores brasileiros. Informação & Sociedade: Estudos, v. 17,n.2, p. 110- 127, 2007.

10 3.1. Repercussões ARAUJO, C. A. A.; ROLIM, E. A.; BITENCOURT, L. G.; MARZANO, I. M. G. Percepções de pesquisadores brasileiros da Ciência da Informação sobre algumas de suas temáticas. In: XXII CBBD - Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, 2007, Brasília. Anais do XXII CBBD. Brasília-DF, 2007. ARAUJO, C. A. A.; SIMA, A. M.; RESENDE, K. S.; GUEDES, R. M. Estudo sobre as concepções da Ciência da Informação do corpo docente da ECI/UFMG. In: XXII CBBD - Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, 2007, Brasília. Anais do XXII CBBD. Brasília, 2007. ARAUJO, C. A. A.; BITENCOURT, L. G.; MARZANO, I. M. G.. ROLIM, E. A. Percepções de pesquisadores brasileiros da ciência da informação sobre sua área. In: VII Cinform - Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa da Informação, 2007, Salvador. Anais do VII Cinform. Salvador, 2007. ARAUJO, C. A. A.; SIMA, A. M.; RESENDE, K. S.; GUEDES, R. M. Análise das concepções de ciência da informação do corpo docente da ECI/UFMG. In: VII Cinform - Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa da Informação, 2007, Salvador. Anais do VII Cinform. Salvador, 2007. ARAUJO, C. A. A.. Diversidade na visão dos docentes da Ciência da Informação sobre sua área. In: VIII Enancib - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2007, Salvador. Anais do VIII Enancib. Salvador: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2007.

11 3.2. O trabalho com os autores ARAUJO, C. A. A.; SILVA, J.C.P. ; COUTINHO, L. F.; SOUZA, P. B. A contribuição de F. W. Lancaster para a ciência da informação no Brasil. PontodeAcesso, v. 3, p. 132-146, 2009. ARAUJO, C. A. A. Teoria crítica da informação no Brasil: a contribuição de Armand Mattelart. RECIIS. Revista eletrônica de comunicação, informação & inovação em saúde, v. 3, p. 112-119, 2009. ARAUJO, C. A. A.; PEREIRA, G.A.; FERNANDES, J.R. A contribuição de B. Dervin para a ciência da informação no Brasil. Encontros Bibli, v. 14, p. 57- 72, 2009. PINHEIRO, A.C.; SILVA, G.R.; ARAUJO, C. A. A. A contribuição de Tefko Saracevic para a ciência da informação no Brasil. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v. 1, n.2, p. 1-13, 2011. ARAUJO, C. A. A.; BRAGA, R.M.O.; VIEIRA, W.O. A contribuição de C. Kuhlthau para a ciência da informação no Brasil. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 7, p. 185-198, 2010. ARAUJO, C. A. A. ; LAGE, D.F.S. ; SOUZA, R.M.F. ; ASSIS, R.A.. A contribuição de J.H. Shera para a ciência da informação no Brasil. Revista ACB, v. 15,n.2, p. 71-89, 2010.

12 3.3. A consolidação ARAUJO, C. A. A.. O conceito de informação na ciência da informação. Informação & Sociedade: estudos, v. 20, p. 95-105, 2010. SILVA, A. K. A.; LIMA, I. F.; ARAÚJO, C. A. Á. Desvelando a interdisciplinaridade da ciência da informação: o enfoque dos alunos do PPGCI/UFMG. Ciência da Informação, v. 38, p. 31-44, 2009. ARAUJO, C. A. A.. Correntes teóricas da Ciência da Informação. Ciência da Informação, v. 38, p. 192-204, 2009. ARAUJO, C. A. A.. Teoria Matemática da Comunicação e a questão da interdisciplinaridade. Revista Cesumar, v. 16,n.2, p. 889-915, 2011. SANTOS, L.G.; ARAÚJO, C. A. Á. Adoção e incorporação de teorias das Ciências Sociais pela Ciência da Informação na perspectiva dos conceitos trabalhados por Gernot Wersig. Informação & Sociedade: estudos, v. 21, n. 2, p. 35-47, 2011. FERNANDES, W.R.; CENDÓN, B. V.; ARAUJO, C. A. A. Information Science and its correlated areas: a case study at the Federal University of Minas Gerais. Brazilian journal of information science, v. 5,n.1, p. 03-35, 2011. ARAÚJO, C. A. Á. O que é Ciência da Informação? Informação & Informação, v. 19, p. 1-30, 2014.

13 4. As demais atividades Representante da ECI no CEPE Membro titular do colegiado de graduação em biblioteconomia Membro suplente na congregação da ECI Membro do GEBE O início das atividades no PPGCI Editor adjunto da revista PCI

14 5. Biblioteca escolar Pesquisas: “Aprendizagem pela busca e uso da informação: a influência de habilidades informacionais” e “Educação no século XXI: a biblioteca escolar como recurso para aprendizagem e inclusão social” CAMPELLO, B. S.; ABREU, V. L. F. G.; CALDEIRA, P. T.; BARBOSA, R. R.; CARVALHO, M.C.; SIRIHAL DUARTE, A. B.; ARAÚJO, C. A. Á.; VIANNA, M. M.; FIALHO, J.F.; ALVARENGA, M. Parâmetros para bibliotecas escolares brasileiras: fundamentos de sua elaboração. Informação & Sociedade: estudos, v. 21,n2, p. 105-120, 2011. CAMPELLO, B. S.; CALDEIRA, P. T.; SIRIHAL DUARTE, A. B.; ARAUJO, C. A. Á.; CARVALHO, M.C.; RODRIGUES, M. E. F.; SOARES, L. V. O. Pesquisas sobre biblioteca escolar no Brasil: o estado da arte. Encontros Bibli, v. 18, p. 123-156, 2013. CAMPELLO, B. S.; ABREU, V. L. F. G.; CALDEIRA, P. T.; BARBOSA, R. R.; VIANNA, M. M.; CARVALHO, M.C.; SIRIHAL DUARTE, A. B.; ARAÚJO, C. A. Á.; FIALHO, J.F.; ALVARENGA, M. Biblioteca escolar como espaço de produção de conhecimento: parâmetros para bibliotecas escolares. Belo Horizonte: GEBE - Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar; CFB - Conselho Federal de Biblioteconomia, 2010. CAMPELLO, B. S.; SIRIHAL DUARTE, A. B.; ARAÚJO, C. A. Á.; VIANNA, M. M.; CARVALHO, M.C.; CALDEIRA, P. T.; ABREU, V. L. F. G. Como orientar a pesquisa escolar: estratégias para o processo de aprendizagem. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

15 6. Um novo interesse Em 2007 e 2008, membro da Comissão de planejamento e desenvolvimento do projeto pedagógico do curso de graduação em Arquivologia Em 2008 e 2009, membro da Comissão de planejamento e desenvolvimento do projeto pedagógico do curso de graduação em Museologia 2010 a 2011 – Pós-doutorado na Universidade do Porto: estudo das realidades de Portugal, Espanha e França

16 6.1. Publicações ARAUJO, C. A. A. Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia: relações teóricas e institucionais. Encontros Bibli, v. 16, p. 110-130, 2011. ARAUJO, C. A. A.; MARQUES, A. A. C.; VANZ, S. A. S. Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia integradas na Ciência da Informação: as experiências da UFMG, UnB e UFRGS. PontodeAcesso, v. 5, n.1, p. 85-108, 2011. ARAUJO, C. A. A. Condições teóricas para a integração epistemológica da Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia na Ciência da Informação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 2, p. 19-41, 2011. ARAUJO, C. A. A.; CALDEIRA, P. T.; NASSIF, M. E. O curso de graduação em Museologia da ECI/UFMG: concepção e projeto pedagógico. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 15, n.1, p. 282-307, 2010. ARAUJO, C. A. A. Ciência da Informação como campo integrador para as áreas de Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Informação & Informação, v. 15, p. 173-189, 2010. CENDÓN, B. V.; ARAÚJO, C. A. Á.; LOURENÇO, C.A.; ALVARENGA, L.; DUMONT, L. M. M.; OLIVEIRA, M.; NASSIF, M. E.; SOUZA, R. R.Cursos de graduação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais: propostas de expansão e flexibilização. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 13, n.3, p. 223-240, 2008.

17 RAMOS, J.A.A.; ARAUJO, C. A. A. As possibilidades de aproximação e diálogo entre Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia via modelo formativo: o caso da ECI/UFMG. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 12, p. 59-80, 2014. ARAUJO, C. A. A. O pensamento crítico na arquivologia, na biblioteconomia e na museologia. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 5, p. 27-46, 2014. TANUS, G.F.S.C.; ARAUJO, C. A. A.; JULIAO, L. Formação em Museologia no Brasil: análise da influência acadêmico-institucional. Revista Museologia & Interdisciplinaridade, v. 3, p. 193-206, 2014. ARAUJO, C. A. A. A Perspectiva de estudos sobre os sujeitos na Arquivologia, na Biblioteconomia e na Museologia. Em Questão, v. 19, p. 213-238, 2013. TANUS, G.F.S.C.; ARAUJO, C. A. A.O ensino da arquivologia no Brasil: fases e influências. Encontros Bibli, v. 18, p. 83-102, 2013. ARAUJO, C. A. A. Correntes teóricas da arquivologia. Encontros Bibli, v. 18, p. 61-82, 2013. ARAUJO, C. A. A. Correntes teóricas da biblioteconomia. RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 9, p. 41-58, 2013. ARAUJO, C. A. A. Museologia e ciência da informação: diálogos possíveis. Revista Museologia & Interdisciplinaridade, v. 2, p. 10-27, 2013. ARAUJO, C. A. A. Museologia: correntes teóricas e consolidação científica. Museologia e Patrimônio, v. 5, p. 31-54, 2012. TANUS, G.F.S.C.; ARAUJO, C. A. A. Proximidades conceituais entre Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação. Biblionline, v. 8, p. 27-36, 2012. TANUS, G.F.S.C.; RENAULT, L.V.; ARAUJO, C. A. A. O conceito de documento em Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia. RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 8, p. 158-174, 2012.

18 6.2. Atividades no Brasil Palestras na UFC, USP – Ribeirão Preto, UFF, UnB, UFRGS, UFBA, UEL, UFRJ/Arquivo Nacional, Unesp, UFSC Reuniões com corpo docente da UnB e UFRGS Mesas da Abecin Aula magna de inauguração do doutorado da UFPb - 2012 Professor visitante na UEL - 2013

19 6.3. Atividades fora do país Participação no Encuentro de Directores e Docentes de Mercosur – Red de Bibliotecología y Ciencia de la Información, Buenos Aires, 2012 “Un análisis teórico-epistemológico de la Bibliotecología y Estudios de la Información. Unidad en la diversidad: Bibliotecología, Documentación y Ciencia de la Información”, UNAM – 2012 a 2014 Professor visitante na Udelar – 2014 “CIC - Conceptos de Información y Comunicación en Uruguay y Brasil”, Udelar, 2014 a 2016

20 7. Novas atividades Membro dos NDEs de biblioteconomia e de museologia Editor adjunto da revista PCI Membro do grupo de criação do Centro de Memória da FACE/UFMG Livro “Arquivologia, biblioteconomia, museologia e ciência da informação: o diálogo possível”, editora Briquet de Lemos – lançamento em agosto de 2014

21 8. Um balanço Publicação de 60 artigos e 12 capítulos Orientação de 7 dissertações, 1 tese, 5 iniciações; em andamento, 3 dissertações, 5 teses e 2 iniciações Participação em 31 bancas de mestrado e 12 de doutorado Paraninfo ou professor homenageado Parcerias na UFMG e fora, no Brasil e no exterior

22 8.1. Do ponto de vista científico Consolidação de uma visão sobre usuários da informação – conforme o paradigma social, perspectiva interacionista Contribuição para os estudos em biblioteca escolar – usuários, etnografia Campo epistemológico da CI – correntes teóricas e o conceito de informação Termos e possibilidades de diálogo entre ABM e CI

23 9. Perspectivas futuras Desdobramentos do livro de 2014 Disciplina FCI para os três cursos Diálogos internacionais – México, Uruguai, Espanha, Portugal e rede do Mercosul Epistemologia da Biblioteconomia Livro sobre usuários para 2015 Um novo pós-doutorado em 2018


Carregar ppt "APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DE ATIVIDADES CONSUBSTANCIADO PARA PROGRESSÃO VERTICAL PARA A CLASSE DE PROFESSOR ASSOCIADO PERÍODO: 15/05/2006 A 15/05/2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google