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23 de março de 2007 GRUPO DE PESQUISA : GRUPO DE PESQUISA : TEORIA, EPISTEMOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Lideres: Lideres: Maria.

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1 23 de março de 2007 GRUPO DE PESQUISA : GRUPO DE PESQUISA : TEORIA, EPISTEMOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Lideres: Lideres: Maria Nelida Gonzalez de Gómez Maria Nelida Gonzalez de Gómez Lena Vânia ribeiro Pinheiro Lena Vânia ribeiro Pinheiro

2 23 de março de 2007 1. HISTORICO, ESCOPO, ABRANGÊNCIA. As reflexões histórico- epistemológicas foram constitutivas da construção de um campo cientifico dos estudos da Informação no Brasil, dentro do qual o Instituto Brasileiro de Informação e Tecnologia teve um papel transformativo. As reflexões histórico- epistemológicas foram constitutivas da construção de um campo cientifico dos estudos da Informação no Brasil, dentro do qual o Instituto Brasileiro de Informação e Tecnologia teve um papel transformativo. O Grupo de Pesquisa ficou constituído institucionalmente em 1996, integrando-se as linhas de Pesquisa e a estrutura curricular do Programa de Pos Graduação em Ciência da Informação do IBICT em Convênio com a UFRJ, mantendo-se uma linha de pesquisa de cunho epistemológico no novo Convenio IBICT-UFF. Trata-se do único centro cuja Pos-graduação possui esta subárea de pesquisa. O Grupo de Pesquisa ficou constituído institucionalmente em 1996, integrando-se as linhas de Pesquisa e a estrutura curricular do Programa de Pos Graduação em Ciência da Informação do IBICT em Convênio com a UFRJ, mantendo-se uma linha de pesquisa de cunho epistemológico no novo Convenio IBICT-UFF. Trata-se do único centro cuja Pos-graduação possui esta subárea de pesquisa. Desde 2002, uma das seções das reuniões gerais da Associação Nacional de Pesquisa, ficou destinada a esta temática. No Encontro de 2005 –VI ENANCIB-, o Grupo de Trabalho Estudos Históricos e Epistemológicos da Informação recebeu 30 propostas de comunicações e entre as quais foram selecionadas 16 para apresentação. Desde 2002, uma das seções das reuniões gerais da Associação Nacional de Pesquisa, ficou destinada a esta temática. No Encontro de 2005 –VI ENANCIB-, o Grupo de Trabalho Estudos Históricos e Epistemológicos da Informação recebeu 30 propostas de comunicações e entre as quais foram selecionadas 16 para apresentação.

3 23 de março de 2007 Historico, escopo e abrangencia As reflexões histórico- epistemológicas foram constitutivas da construção de um campo cientifico dos estudos da Informação no Brasil, dentro do qual o Instituto Brasileiro de Informação e Tecnologia teve um papel fundador. O Grupo de Pesquisa ficou constituído institucionalmente em 1996, integrando-se as linhas de Pesquisa e a estrutura curricular do Programa de Pos Graduação em Ciência da Informação do IBICT em Convenio com a UFRJ, mantendo-se uma linha de pesquisa de cunho epistemológico no novo Convenio IBICT-UFF. Trata-se do único centro cuja Pos -graduação possui esta subárea de pesquisa. Desde 2002, uma das seções das reuniões gerais da Associação Nacional de Pesquisa, ficou destinada a esta temática.

4 23 de março de 2007 Tematicas Principais: Historia da Ciência da Informação; Relações Interdisciplinares e Transdisciplinares; Novas configurações epistêmicas contemporâneas.

5 23 de março de 2007 Historia da Ciência da InformaçãoHistoria da Ciência da Informação Sua formação, seus antecedentes e estado atual de desenvolvimento, no Brasil; mapeamento de sua constituição e configuração epistemico -social através de seus periódicos especializados, da pesquisa institucionalizada, dos programas de pós-graduação na área e de sua presença no contexto das Sociedades Cientificas.

6 23 de março de 2007 RELACOES INTER-TEMATICAS, INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADERELACOES INTER-TEMATICAS, INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE Estabelecimento de relações interdisciplinares e transdisciplinares, a partir da problematização de uma questão que envolve a informação; Estudos da imagem, da memória, das praticas informacionais, de redes sociais, em diferentes contextos da pesquisa cientifica e das atividades econômicas e sociais. Relações com a Arquivologia, a Museologia, a Lingüística, a Estatística, a Economia, as Ciências da Saúde,Ciências da Computação, Artes, Educação,entre outras;

7 23 de março de 2007 Estudo das novas configurações epistêmicas contemporâneasEstudo das novas configurações epistêmicas contemporâneas Descrição e entendimentos das novas meta-narrativas epistemológicas que reúnem conhecimento, comunicação e informação; Reconstrução das premissas e pressupostos epistemológicos que participam na definição de como pesquisar, o que pesquisar, para que pesquisar, e sua relação com pontos de partida ético-políticos; Descrição de algumas das conseqüências das políticas de comunicação, memória e informação sobre a produção e organização do conhecimento.

8 23 de março de 2007 Projetos concluídos Maria Nelida Gonzalez de Gómez – Coordenadora- VINCULAÇÕES: AS NOVAS FORMAS DE VINCULAÇÃO ENTRE CONHECIMENTOS, DISCURSOS, SUJEITOS E SEUS EFEITOS NA RECUPERAÇÃO E BUSCA DE INFORMAÇÃO. Projeto Integrado de Pesquisa [2002 – 2005]. Alunos envolvidos: Graduados (2) Doutorado ( 3). VINCULAÇÕES: AS NOVAS FORMAS DE VINCULAÇÃO ENTRE CONHECIMENTOS, DISCURSOS, SUJEITOS E SEUS EFEITOS NA RECUPERAÇÃO E BUSCA DE INFORMAÇÃO. Projeto Integrado de Pesquisa [2002 – 2005]. Alunos envolvidos: Graduados (2) Doutorado ( 3). A CIDADE E A CIDADANIA DE INFORMAÇÃO - Projeto Integrado de Pesquisa- CNPq [2000 – 2002]. Alunos envolvidos: Graduandos ( 2) / Graduados (2)/ Mestrado acadêmico ( 2) / Doutorado ( 7). A CIDADE E A CIDADANIA DE INFORMAÇÃO - Projeto Integrado de Pesquisa- CNPq [2000 – 2002]. Alunos envolvidos: Graduandos ( 2) / Graduados (2)/ Mestrado acadêmico ( 2) / Doutorado ( 7). DA ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO ÀS POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO [1997-2000]. Alunos envolvidos: Graduandos(2)/Graduados ( 2) / Mestrado acadêmico ( 2) / Doutorado ( 7). Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Bolsa produtividade em pesquisa, Apoio Técnico, iniciação cientifica. DA ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO ÀS POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO [1997-2000]. Alunos envolvidos: Graduandos(2)/Graduados ( 2) / Mestrado acadêmico ( 2) / Doutorado ( 7). Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Bolsa produtividade em pesquisa, Apoio Técnico, iniciação cientifica.

9 23 de março de 2007 Vinculações intersubjetivas e integração tecnológica das ações de informação: entre a reprodução e a transformação. Projeto em andamento

10 GRUPO DE PESQUISA COMUNICAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICAS Líderes: Lena Vania Ribeiro Pinheiro, IBICT Geraldo Moreira Prado, IBICT

11 23 de março de 2007 Abrangência Temática e Metodológica Este Grupo apresenta ampla abrangência temática pelas interfaces epistemológicas internas da Ciência da Informação, especialmente com métodos bibliométricos, trazidos para o nosso País, no Curso do IBICT, pelo Prof. Tefko Saracevic e tendo como continuadora a Profa. Gilda Braga. Para esta disciplina convergem os estudos sobretudo de produtividade de periódicos (Lei de Bradford), de autores e análises de citação (Lotka), entre outros. Este Grupo apresenta ampla abrangência temática pelas interfaces epistemológicas internas da Ciência da Informação, especialmente com métodos bibliométricos, trazidos para o nosso País, no Curso do IBICT, pelo Prof. Tefko Saracevic e tendo como continuadora a Profa. Gilda Braga. Para esta disciplina convergem os estudos sobretudo de produtividade de periódicos (Lei de Bradford), de autores e análises de citação (Lotka), entre outros. Posteriormente, como desdobramento natural começou a ser estudada a Divulgação Científica (Vulgarização da Ciência ou Popularização da Ciência) disciplina iniciada pela Profa. Heloísa Tardin Christovão, de grande importância social por representar a politização da informação, na passagem do discurso da Ciência para a sociedade, com os seus resultados e repercussões sociais. Posteriormente, como desdobramento natural começou a ser estudada a Divulgação Científica (Vulgarização da Ciência ou Popularização da Ciência) disciplina iniciada pela Profa. Heloísa Tardin Christovão, de grande importância social por representar a politização da informação, na passagem do discurso da Ciência para a sociedade, com os seus resultados e repercussões sociais.

12 23 de março de 2007 DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA Na década de 90, com a introdução no Brasil e no Programa do IBICT, da disciplina Informação em Arte, pela Profa. Lena Vania Ribeiro Pinheiro, os horizontes do Grupo de Pesquisa alcançaram os museus, nos seus processos de comunicação e informação, abrindo espaço para estudos interdisciplinares entre Museologia e Ciência da informação e para sistemas e redes de informação e comunicação em museus, especialmente os de Arte, além de representação do objeto artístico. Na década de 90, com a introdução no Brasil e no Programa do IBICT, da disciplina Informação em Arte, pela Profa. Lena Vania Ribeiro Pinheiro, os horizontes do Grupo de Pesquisa alcançaram os museus, nos seus processos de comunicação e informação, abrindo espaço para estudos interdisciplinares entre Museologia e Ciência da informação e para sistemas e redes de informação e comunicação em museus, especialmente os de Arte, além de representação do objeto artístico. Há perspectivas promissoras e inovadoras em torno de estudos de inclusão social a partir da inclusão tecnológica e informação em Arte como instrumentos da educação da sensibilidade, conforme artigo já publicado. Há perspectivas promissoras e inovadoras em torno de estudos de inclusão social a partir da inclusão tecnológica e informação em Arte como instrumentos da educação da sensibilidade, conforme artigo já publicado.

13 23 de março de 2007 GRUPO DE PESQUISA COMUNICAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICAS Líderes: Lena Vania Ribeiro Pinheiro, IBICT Líderes: Lena Vania Ribeiro Pinheiro, IBICT Geraldo Moreira Prado, IBICT Geraldo Moreira Prado, IBICT 1. BREVE HISTÓRICO, ESTÁGIO ATUAL E HORIZONTES 1. BREVE HISTÓRICO, ESTÁGIO ATUAL E HORIZONTES A origem deste Grupo de Pesquisa foi a disciplina Comunicação Científica, introduzida pela Professora Hagar Espanha Gomes no Brasil, no Mestrado em Ciência da Informação, do IBICT, na década de 70, na ocasião em convênio com a UFRJECO. Esta disciplina tem sido priorizada no Curso, chegando a se tornar obrigatória em determinado período e tema de diversas dissertações e teses até hoje, agora incorporando a influência das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs na geração de pesquisa e produção do conhecimento e informação. A origem deste Grupo de Pesquisa foi a disciplina Comunicação Científica, introduzida pela Professora Hagar Espanha Gomes no Brasil, no Mestrado em Ciência da Informação, do IBICT, na década de 70, na ocasião em convênio com a UFRJECO. Esta disciplina tem sido priorizada no Curso, chegando a se tornar obrigatória em determinado período e tema de diversas dissertações e teses até hoje, agora incorporando a influência das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs na geração de pesquisa e produção do conhecimento e informação. Este Grupo apresenta ampla abrangência temática pelas interfaces epistemológicas internas da Ciência da Informação, Este Grupo apresenta ampla abrangência temática pelas interfaces epistemológicas internas da Ciência da Informação,


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