A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Epidemiologia Descritiva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Epidemiologia Descritiva"— Transcrição da apresentação:

1 Epidemiologia Descritiva
Profa.Msc Ana Catarina de Melo

2 Epidemiologia Descritiva
Estuda a distribuição das doenças e dos agravos à saúde coletiva, em função de variáveis ligadas ao tempo, ao espaço e às pessoas, possibilitando o detalhamento do perfil epidemiológico, com vista ao aprimoramento da assistência e prevenção da doença e de promoção da saúde.

3 Para a epidemiologia é importante conhecer as circunstâncias sob as quais se desenvolve o processo saúde-doença na população: Onde, quando e sobre quem ocorre a doença? Há grupos especiais mais vulneráveis? Existe alguma época do ano em que aumenta o número de casos? Em que áreas do município ou regiões do país a doença é mais frequente? Pertencer a uma determinada classe social determina diferenças nos riscos?

4 Variáveis relacionadas ao tempo
A cronologia de uma doença é fundamental para a sua análise epidemiológica. A distribuição dos casos de determinada doença por períodos de tempo (semanal, mensal, anual) permite verificar como a doença evolui, isto é, se apresenta variação cíclica, se está estacionária, decrescendo ou aumentando. Pode-se observar qual a semana ou mês em que, geralmente, ocorre o maior número de casos.

5 São objetivos da descrição temporal:
Variáveis relacionadas ao tempo São objetivos da descrição temporal: Exibir a ação sobre um determinado agrupamento humano desde a atualidade, regredindo a um tempo passado. Verificar tipo de variação – cíclica ou sazonal. Revelar tendência secular. Manifestar caráter endêmico ou epidêmico.

6 Classificação das variáveis temporais: Tendência secular:
São as variações na incidência/prevalência ou mortalidade/letalidade de doenças observadas por um longo período de tempo, geralmente dez anos ou mais.

7 Incidência de tuberculose segundo ano. Brasil, 1980-2002
Tendência secular Incidência de tuberculose segundo ano. Brasil,

8 Classificação das variáveis temporais:
Variação cíclica: Variações cíclicas são variações com ciclos periódicos e regulares. O comportamento cíclico das doenças resulta de recorrências nas suas incidências, que podem ser anuais ou de periodicidade mensal ou semanal. Na variação cíclica, portanto, um dado padrão é repetido de intervalo em intervalo.

9 Variação cíclica

10 Classificação das variáveis temporais:
Variação sazonal Ocorre quando a incidência das doenças aumenta sempre, periodicamente, em algumas épocas ou estações do ano, meses do ano, dias da semana, ou em horas do dia. Por exemplo, dengue (nas épocas quentes do ano), acidentes de trânsito (horas de muita movimentação urbana – deslocamento para o trabalho ou escola).

11 Variação sazonal

12 Variáveis relacionadas a pessoa:
Pessoas podem ser descritas em termos de: suas características herdadas ou adquiridas (idade,sexo, cor, escolaridade, renda, estado nutricional e imunitário, etc.); suas atividades (trabalho, esportes, práticas religiosas, costumes, etc.); e circunstâncias de vida (condição social, econômica e do meio ambiente).

13 Variáveis relacionadas a pessoa:
Para conhecer uma possível relação entre determinada doença ou agravo e a idade, é preciso estratificar a população em faixas etárias.

14 Variáveis de lugar: Em epidemiologia, o conhecimento do lugar onde ocorre determinada doença é muito importante, principalmente para se conhecer o seu agente etiológico e as fontes de contaminação. Distribuindo- se os casos sobre um mapa detalhado da área, identifica-se sua concentração ou dispersão. Isso vai orientar as ações de investigação de casos e contatos, como também a aplicação das medidas de controle – por exemplo, a distribuição da cobertura da vacinação permite verificar onde devem se concentrar as ações de imunização.

15 Variáveis de lugar:

16 Variáveis de lugar: Utiliza-se a distribuição geográfica para identificar de que forma as doenças se distribuem no espaço (urbano/rural, distrito sanitário, bairro, Município, etc.), associando a sua alta ocorrência, por exemplo, à baixas coberturas vacinais, precariedade no saneamento básico, mananciais contaminados por microorganismos, existência ou não de uma rede básica de atenção à saúde, etc.

17 As variáveis de lugar podem ser agrupadas em:
Geopolíticas – utilizado para compar grupos de países; Político-administrativo – utilizados para fazer comparações dentro do território; Geográficas – utilizada para descrição de doenças segundo fatores geográficos.

18 Bibliografia •Rouquayrol, M. Z Epidemiologia e Saúde. Rio de Janeiro: Editora Med Book.


Carregar ppt "Epidemiologia Descritiva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google