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Slovic, AD.; de Oliveira M.; Biehl, J.; Ribeiro, H. HOW CAN URBAN POLICIES IMPROVE AIR QUALITY AND HELP MITIGATING CLIMATE CHANGE: A SYSTEMATIC MAPPING.

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1 Slovic, AD.; de Oliveira M.; Biehl, J.; Ribeiro, H. HOW CAN URBAN POLICIES IMPROVE AIR QUALITY AND HELP MITIGATING CLIMATE CHANGE: A SYSTEMATIC MAPPING REVIEW Journal of Urban Health, 2015 Disciplina Estratégias Empresariais e Mudanças Climáticas - EAD-5953 Anne Dorothée Slovic Doutoranda Departamento de Saúde Ambiental Faculdade de Saúde Pública Universidade de São Paulo

2 Mundo urbanizado O dilema urbano: acesso a comodidades e exposição a poluentes Qualidade de vida e direito à saúde POLUIÇÃO DO AR URBANA: UM DESAFIO DA SAÚDE AMBIENTAL GLOBAL Source OECD Environmental Perspectives 2013 Report

3 POLUIÇÃO DO AR URBANA: UM DESAFIO DA SAÚDE AMBIENTAL GLOBAL Source: WHO, 2014

4 POLUIÇÃO DO AR URBANA: UM DESAFIO DA SAÚDE AMBIENTAL GLOBAL

5 Como lidar com o problema?  IPCC: Elaborar e implementar políticas eficazes como uma ferramenta essencial para reduzir os efeitos negativos das alterações climáticas  Compreendendo a contribuição de poluentes urbanos outros do que o CO 2, como as emissões dos veículos, nas mudanças climáticas  Identificando como governos locais gerenciam a poluição do ar urbano e como transferir este conhecimento. POLUIÇÃO DO AR URBANA: UM DESAFIO DA SAÚDE AMBIENTAL GLOBAL

6 OBJETIVO Mapeamento de revisão sistematizada de estudos que investigam as políticas em centros urbanos para combater as emissões veiculares, apoiando o argumento de que estas políticas têm um impacto sobre a mitigação da mudança climática global e à redução da poluição do ar local

7 METODOLOGIA Mapeamento de revisão sistematizada :

8 METODOLOGIA Processo seletivo: Web of Science – Proquest – Pubmed - Scopus

9 METODOLOGIA Interpretação dos dados Classificação dos resultados dos artigos e políticas: 1. Número de publicações por ano, 2. Por poluente, 3. Localização geográfica, 4. Estratégia de gerenciamento de poluição do ar, 5. Qualitativo vs. quantitativo.

10 Source: OECD METODOLOGIA Interpretação dos dados:  Categorização das políticas usando a abordagem de gestão da poluição do ar segundo a OECD  Adicionado três sub- classificações: a) restrição de circulação, b) iniciativas alternativas e c) tecnologia/ combustíveis

11 Source: OECD METODOLOGIA Interpretação dos dados:  Mapeamento dos artigos em duas categorias: 1. Artigos que apoiaram o desenvolvimento de políticas e que geralmente apresentam resultados e recomendações esperados 2. Artigos pós implementação da política que mediam os beneficios e não beneficios das medidas, destacando os resultados primários.

12 RESULTADOS

13 RESULTADOS

14 Apoio ao Desenvolvimento de Políticas - Resultados Esperados

15 Pós Política – Resultados Alcançados

16 PRINCIPAIS RESULTADOS Artigos de apoio ao Desenvolvimento de Políticas  Uma visão geral da degradação ambiental e prioridades locais  Recomendações de melhorias das redes de transportes públicos  Promoveram transporte ativo e multi-modos de transportes  Inclusão de aspectos de saúde na formulação de políticas ambientais  Melhorar as condições de estradas e desmotivar o uso de veículos particulares Desafios:  Coleta de dados e tecnologias de baixo  Diminuir as emissões: tecnologia, combustíveis, padrões de emissões, inspeções veiculares obrigatórias, condições das estradas

17 PRINCIPAIS RESULTADOS Pós Política – Resultados Alcançados Ponto comum: preocupação em diminuir as emissões e escolha do combustível e tecnologia:  O uso do GNV, veículo elétrico  Renovação da frota de onibus  Padrões de emissões + transporte + motor são fatores que devem ser abordados em conjunto  Importância de diminuir o congestionamento do tráfego  Pedagios rodoviárias são uma boa ferramenta para reduzir as emissões Desafio comun: A baixa de um poluente pode aumentar outro

18 CONCLUSÃO  Estudos de caso de cidades são fundamentais para compreender os impactos do veículo particular nos centros urbanos e eficácia das políticas implementadas  Focar na pesquisa de cidades do hemisfério sul  Reduzir a poluição local não prejudica a mitigação das mudanças climáticas, mas ignorar a poluição do ar pode prejudicar a mitigação de poluentes e a saúde;  Políticas locais de qualidade do ar e mudanças climaticas deviriam trabalhar em conjunto para maximizar os beneficios de redução de niveis de poluição e mitigação das mudanças climaticas.  Ar limpo como direito humano.

19 CONCLUSÃO

20 Obrigada Obrigada adslovic@usp.br


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