Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouPedro Lucas da Conceição Castilho Alterado mais de 8 anos atrás
1
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Orientação Facudade de Ciências da Saúde do Trairi-FACISA Orientação Acadêmica- FACISA
2
Os primórdios da orientação acadêmica na UFRN...
3
Atualmente... Anexo da Resolução no 227/2009-CONSEPE, de 03 de dezembro de 2009. REGULAMENTO DOS CURSOS REGULARES DE GRADUAÇÃO DA UFRN -CAPÍTULO II - DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DA ASSIDUIDADE EM OUTROS COMPONENTES CURRICULARES -TÍTULO X - DA ORIENTAÇÃO ACADÊMICA
4
Reuniões no início e no fim do semestre. Planejamento e execução da semana de acolhimento (calouros). Reuniões de acordo com a demanda (maior frequência no primeiro período) Apresentação de legislação, projeto pedagógico, regulamentos e auxílios existentes na UFRN. Coordenação geral da atividade integradora (primeiro ano/Nutrição). Art. 120. A orientação acadêmica tem como objetivo facilitar a integração dos alunos à vida universitária, orientando-os quanto às suas atividades acadêmicas.
5
Art. 121. As atividades de orientação acadêmica permanente serão executadas pelos professores orientadores acadêmicos, mediante indicação dos colegiados de cursos, ouvidos os departamentos ou unidades acadêmicas especializadas envolvidas. Parágrafo único. O mandato de cada orientador acadêmico é de 02 (dois) anos, podendo ser renovado. Art. 122. O colegiado de curso deverá definir a relação quantitativa entre número de alunos por orientador compatível com as características do curso e disponibilidade docente, guardada, sempre que possível, a proporção mínima de 20 (vinte) e máxima de 60 (sessenta) alunos para cada professor. Decidido nos colegiados, antes de cada nova entrada. 01 docente/40 alunos Geralmente o orientador acompanha a turma do início ao fim (até 5 anos). Art. 125. O orientador acadêmico scompanhar á, preferencialmente, o mesmo grupo de alunos do ingresso à conclusão do curso.
6
Coordenadores de curso não acumulam a função com a de orientação acadêmica. Organização e operacionalização dos discentes em sub-turmas ou blocos de prática, em conjunto com a coordenação. Encaminhamento de demandas de turmas extras Mais... Auxílio no planejamento de percurso acadêmico em caso de reprovação (entrada única). Orientação e controle de atividades complementares.
7
I - acompanhar o desenvolvimento acadêmico dos alunos sob sua orientação; II - planejar, junto aos alunos, considerando a programação acadêmica do curso, um fluxo curricular compatível com seus interesses e possibilidades de desempenho acadêmico; III - orientar a tomada de decisões relativas à matrícula, trancamento e outros atos de interesse acadêmico; IV - apresentar aos alunos o projeto político-pedagógico do curso de graduação e a estrutura universitária; Art. 123. São atribuições do orientador acadêmico:
8
V - entregar ao colegiado de curso, ao final de cada semestre letivo, relatório das atividades; VI - participar das avaliações do projeto político-pedagógico. Art. 123. São atribuições do orientador acadêmico: Isto é feito durante as reuniões, também e, inclusive, gera demandas para a coordenação e NDE dos cursos. Todos os docentes participam. Para atender esse dispositivo, foi criado um modelo simplificado de relatório.
9
Coordenação Geral – ( Nutrição) Quando e onde Correção e pontuação Conteúdos Tema Norteador Atividade Integradora - Decisões
10
Modelo de Relatório
11
Obrigada!!!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.