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Economia de Mercado UNIP Prof. Flávio Henrique Seixas 1/29 SÍNTESE DO CAPÍTULO 3 – A ESTRUTURA DO MERCADO Este capítulo possibilita a compreensão das diversas.

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1 Economia de Mercado UNIP Prof. Flávio Henrique Seixas 1/29 SÍNTESE DO CAPÍTULO 3 – A ESTRUTURA DO MERCADO Este capítulo possibilita a compreensão das diversas estruturas de mercado com que nos defrontamos, enquanto consumidores e competidores no mercado de bens e serviços. Assim sendo, a entrada no mercado e a permanência exigem o conhecimento da estrutura do mercado, para, então, se utilizar o ferramental adequado de formação de preço, que será objeto de nossa próxima investigação.

2 Economia de Mercado UNIP Prof. Flávio Henrique Seixas 2/29 Concorrência Perfeita Esta estrutura de mercado representa o funcionamento ideal de uma economia: nenhum dos agentes é capaz, isoladamente, de influenciar a quantidade de produtos que será oferecida, nem tampouco seus requisitos de qualidade e preço. A concorrência perfeita supõe o pleno funcionamento do mecanismo de preço como orientador da quantidade a ser oferecida e, igualmente, que será adquirida pelos consumidores.

3 Economia de Mercado UNIP Prof. Flávio Henrique Seixas 3/29 Dentre as hipóteses deste modelo destacam-se: 1. a existência de uma grande quantidade de vendedores e compradores –Conforme visto na matriz de Stakelberg, trata-se de um suposto fundamental para a configuração do mercado de concorrência perfeita uma quantidade muito grande de agentes econômicos – empresas vendedoras e consumidores – interagindo nos movimentos de venda e compra de bens e serviços.

4 Economia de Mercado UNIP Prof. Flávio Henrique Seixas 4/29 2. homogeneidade dos produtos –Esta é uma condição basilar no modelo de concorrência perfeita. Supõe que não existem diferenças entre os produtos oferecidos. Os compradores podem, assim, adquirir o produto de qualquer ofertante. 3. transparência das informações de mercado –Tanto os vendedores como os compradores têm amplo acesso a todas as informações do mercado, tanto no que se refere a preços como quantidade, qualidade e outras informações. Também os aspectos referentes a custos e lucros dos concorrentes são conhecidos, o que faz com que não haja interesse por venda a preço abaixo daquele vigente no mercado.

5 Economia de Mercado UNIP Prof. Flávio Henrique Seixas 5/29 4. condição dos agentes como “tomadores de preço” –Esta peculiaridade do mercado de concorrência perfeita diz respeito ao fato de que, dado o conhecimento das condições do mercado, tanto vendedores como compradores se sujeitarão ao preço de mercado, não agindo no sentido de redução – posição compradora – ou aumento do mesmo – posição vendedora, por absoluta impossibilidade de o fazerem.

6 Economia de Mercado UNIP Prof. Flávio Henrique Seixas 6/29 5. facilidade para entrar ou sair do mercado –Os agentes não sofrem barreiras acentuadas para entrar ou sair do mercado em que estão atuando, nem de ordem econômica e nem de ordem legal. Inexistem, portanto, direitos de propriedade ou patentes, por exemplo, que, muitas vezes, impedem a entrada de novos ofertantes. Tampouco barreiras legais resultantes da ação governamental, por exemplo, como a exigência de determinadas condições para o estabelecimento de empresas em diversos mercados, como é o caso da ação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, no particular aspecto da indústria farmacêutica, instalação e operação de laboratórios e farmácias no território nacional.

7 Economia de Mercado UNIP Prof. Flávio Henrique Seixas 7/29 Monopólio Dentre as estruturas clássicas básicas de mercado, o monopólio constitui o extremo oposto da concorrência perfeita: neste modelo, existe apenas um ofertante de um bem ou serviço que não apresenta um substituto próximo, ou seja, que não possui concorrente no mercado em questão. Assim, o monopolista exerce uma grande influência na determinação do preço a ser cobrado do comprador. As hipóteses do modelo monopolista de mercado fundamentam-se em:

8 Economia de Mercado UNIP Prof. Flávio Henrique Seixas 8/29 a) existência de uma única empresa ofertante para o produto –Quer seja por condições de acesso a determinada matéria-prima, detenção de patente industrial sobre o produto e/ou processo de fabricação ou mesmo direitos autorais, no caso de determinados serviços exclusivos de um único prestador, este mercado é atendido por um único ofertante, sem possibilidade de acesso imediato de um competidor.

9 Economia de Mercado UNIP Prof. Flávio Henrique Seixas 9/29 b) inexistência de produtos substitutos próximos –O produto oferecido é de tal complexidade – ou a sua obtenção o é ― que impossibilita a existência de outros substitutos próximos no mercado. c) existência de barreiras à entrada de novas firmas na indústria –A participação da firma nesta indústria – aqui o conceito de indústria se refere a todo o segmento de atuação – requer, por exemplo, um aporte de capital e um conhecimento técnico que podem inviabilizar a entrada de novas firmas participantes. Dentre os motivos que impedem a entrada de novos players – participantes, no jargão moderno – figuram:

10 Economia de Mercado UNIP Prof. Flávio Henrique Seixas 10/29 1.existência de economias de escala –Os rendimentos de escala caracterizam uma possibilidade de obtenção de maior quantidade produzida por recurso de produção utilizado. Portanto, se a um dado produtor é possível executar sua produção tal que haja redução dos custos e, como decorrência, obter economia no custo total de produção, seus rendimentos de escala serão positivos e irão, muitas vezes, impedir o acesso de outros fabricantes ao mercado específico, dadas as condições de competitividade-preço daí advindas.

11 Economia de Mercado UNIP Prof. Flávio Henrique Seixas 11/29 Geralmente, as empresas que atuam em condições monopolistas apresentam um elevado custo fixo de produção – custos que não aumentam em função do crescimento da quantidade oferecida, como é o caso, por exemplo, do aluguel que se paga: independente da quantidade produzida, o valor do aluguel a ser pago pelo uso de determinado imóvel industrial será aquele fixado contratualmente.

12 Economia de Mercado UNIP Prof. Flávio Henrique Seixas 12/29 Por sua vez, os custos variáveis – custos que aumentam com base na quantidade produzida e/ou comercializada, como é o caso da matéria-prima que compõe o produto oferecido: quanto maior a quantidade oferecida, maior a incidência de custos com matéria-prima incorporada ao produto – são relativamente baixos.

13 Economia de Mercado UNIP Prof. Flávio Henrique Seixas 13/29 Assim, os custos fixos que são incluídos no custo de produção são distribuídos por uma quantidade cada vez maior de unidades oferecidas na medida em que a produção aumenta. Assim, a curva de custo médio – resultado da soma de todos os custos divididos pela quantidade produzida – será decrescente em uma larga faixa de produção.

14 Economia de Mercado UNIP Prof. Flávio Henrique Seixas 14/29 Daí surge a condição de “monopólio natural”. Tome-se o caso, por exemplo, de companhias de energia elétrica, serviço telefônico, transporte ferroviário e outros. O custo para se oferecer inicialmente tais serviços foi de expressiva magnitude. Uma vez efetuado tal investimento, os custos para oferecimento dos serviços serão decrescentes para uma extensa faixa quantitativa de consumidores e usuários.

15 Economia de Mercado UNIP Prof. Flávio Henrique Seixas 15/29 2.controle sobre a matéria-prima –Esta constitui uma das mais praticadas formas de controle do acesso de novos ofertantes em determinados mercados, dificilmente contornável. 3.direitos autorais e patentes de produção –Ao lado de controle sobre o fornecimento de matéria- prima, o privilégio de uma carta-patente confere ao produtor condições monopolísticas invejáveis, porque impede o acesso de outros fabricantes à tecnologia de produto ou tecnologia de processo, conceitos já abordados anteriormente, quando analisamos os fatores de produção.

16 Economia de Mercado UNIP Prof. Flávio Henrique Seixas 16/29 4.existência de monopólios legais –Trata-se de uma barreira de entrada a novos ofertantes de determinados produtos e/ou serviços. Veja-se, por exemplo, a concessão efetuada a determinadas empresas privadas para a exploração de determinados serviços, como abastecimento de água, fornecimento de energia elétrica, transporte coletivo etc.. Ao Governo compete a fiscalização da quantidade e qualidade do serviço oferecido e a imposição de preços e taxas a serem cobrados. Em outros casos, o Estado toma para si a exploração de determinados recursos minerais estratégicos, como o petróleo, por exemplo, constituindo um monopólio estatal.

17 Economia de Mercado UNIP Prof. Flávio Henrique Seixas 17/29 Concorrência Monopolística Quando evidenciamos algumas características deste particular modelo de mercado já foi possível detectar que ele se insere entre a concorrência perfeita e o monopólio. Vejamos porque, mais detidamente.

18 Economia de Mercado UNIP Prof. Flávio Henrique Seixas 18/29 Também aqui existem muitos ofertantes concorrendo entre si, cada qual disputando freneticamente uma fração do mercado total. Existe, como outro elemento comparativo, certa facilidade para entrar ou sair do mercado. E também um terceiro fator, que diz respeito à característica dos produtos oferecidos: eles são substitutos muito próximos, porém, com elementos diferenciadores que os tornam únicos.

19 Economia de Mercado UNIP Prof. Flávio Henrique Seixas 19/29 Na realidade, a diferenciação caracteriza a maioria dos mercados existentes. Assim, os perfumes, os automóveis, os equipamentos eletrônicos de entretenimento e até mesmo restaurantes são diferentes uns dos outros. E é esta diferenciação que irá possibilitar ao produtor o poder de monopólio, dado que somente ele produz este particular tipo de bem ou serviço. Então, daí advirá a sua liberdade para fixação do preço, tal como ocorre no monopólio.

20 Economia de Mercado UNIP Prof. Flávio Henrique Seixas 20/29 Do lado da demanda, os aumentos de preço poderão provocar reduções nas quantidades adquiridas, já que existem substitutos próximos, ainda que não reúnam todas as características do produto normalmente adquirido. Esta redução na quantidade adquirida por conta de uma elevação dos preços pode ser igualmente acompanhada de uma ampliação da quantidade adquirida quando os preços se reduzem.

21 Economia de Mercado UNIP Prof. Flávio Henrique Seixas 21/29 Esta resposta da quantidade demandada às variações percentuais do preço constitui o que se convencionou chamar de “elasticidade-preço da demanda”, que será objeto de análise no conjunto das disciplinas de cunho econômico oferecidas pelo curso. Por ora, fica o registro de que uma demanda elástica é uma das características de estrutura de mercado do tipo concorrência monopolista.

22 Economia de Mercado UNIP Prof. Flávio Henrique Seixas 22/29 Oligopólio As condições que favorecem o surgimento de uma estrutura de mercado do tipo oligopólio são parecidas com aquelas que prevalecem no monopólio, tais como os rendimentos de escala, o controle sobre as matérias-primas e a existência de patentes e licenças de uso de marcas.

23 Economia de Mercado UNIP Prof. Flávio Henrique Seixas 23/29 Uma das formas de verificação da existência de oligopólio – que, como já referido, caracteriza um dos modelos mais praticados nas economias desenvolvidas ou em desenvolvimento nos dias de hoje – é por meio do índice de concentração da indústria, que fornece o percentual da produção total da indústria que é controlada pelos quatro (ou oito) maiores produtores.

24 Economia de Mercado UNIP Prof. Flávio Henrique Seixas 24/29 No caso de oferta de produtos como o cimento e o alumínio, que são considerados substitutos perfeitos entre si e, portanto, homogêneos, a pequena quantidade de ofertantes caracteriza um oligopólio puro ou oligopólio perfeito. O oligopólio diferenciado é caracterizado por uma concentração de poucos ofertantes de produtos que possuem algum diferencial entre si, como é o caso da indústria de cigarros e indústria automobilística, dentre outros.

25 Economia de Mercado UNIP Prof. Flávio Henrique Seixas 25/29 O fenômeno da cartelização de preços e condições comerciais é decorrência da existência de um oligopólio. O cartel é uma organização formal de produtores dentro de um mesmo segmento de atuação, ou seja, no âmago de uma indústria, na forma como aqui conceituado. Assim, esta organização formal protege os poucos participantes da indústria, dividindo entre si a produção e demais políticas, objetivando a maximização dos lucros totais do cartel.

26 Economia de Mercado UNIP Prof. Flávio Henrique Seixas 26/29 No entanto, alguns autores apontam a instabilidade dos cartéis, em razão da existência de capacidade ociosa em vários dos ofertantes. Esta ociosidade é um forte estímulo ao não- cumprimento das condições pré-estabelecidas pelo cartel. As análises efetuadas indicaram que existe uma elevada interdependência entre os participantes de um oligopólio. As decisões sobre preço e condições de equilíbrio serão emanadas do conjunto dos ofertantes, de forma interdependente, em razão direta das condições de cada participante.

27 Economia de Mercado UNIP Prof. Flávio Henrique Seixas 27/29 Em outras palavras, a decisão de um ofertante influi no comportamento econômico dos demais ofertantes. Passos & Nogami oferecem um resumo das quatro principais estruturas de mercado, adaptadas no Quadro que se segue:

28 Economia de Mercado UNIP Prof. Flávio Henrique Seixas 28/29 Quadro 2 Características das principais estruturas de mercado Estrutura Quantidade de empresas ofertantes Tipo de produto Condições de entrada e saída Influên-cia sobre o preço Alguns exemplos Concorrên- cia perfeita Muitas Produto homogêneo Fácil Nenhuma (são tomadoras de preço) Produtos agrícolas Monopólio Uma única Produto único sem substituto próximo DifícilForte Serviços telefôni- cos Concorrên- cia monopolís- tica Muitas Produto diferenciado FácilLeve Comércio varejista, restau- rantes OligopólioPoucas Homogêneo ou diferenciado Difícil Considerá- vel Cimento, Automó- veis

29 Economia de Mercado UNIP Prof. Flávio Henrique Seixas 29/29 SÍNTESE DO TEMA 10 – OS MODELOS DE ESTRUTURA DE MERCADO A operação no mercado está condicionada à estrutura em que este mercado opera. A existência de muitos ofertantes e muitos demandantes caracteriza uma particular estrutura de mercado. Como esta, outros termos formais para identificar uma estrutura de mercado são estabelecidos neste tema.


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