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Oligopólio.

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Apresentação em tema: "Oligopólio."— Transcrição da apresentação:

1 Oligopólio

2 Competição Imperfeita
Refere-se a estrutura de mercado que não pode ser considerada como sendo perfeitamente competitiva ou monopólios Inclui indústrias que possuem competidores mas que a competição não é tão forte, e por conseguinte, cada firma não é “tomadora de preço”

3 Competição Imperfeita
Oligopólio Apenas poucos vendedores, cada um vendendo produtos idênticos ou similares entre si Competição Monopolísitica Muitas firmas vendendo produtos que são similares mas não idênticos

4 Produtos diferenciados Competição Monopolística
Estruturas de Mercado Número de Firmas? Muitas firmas Tipo de Produto? Uma firma Poucas firmas Produtos diferenciados Produtos idênticos Monopólio Oligopólio Competição Monopolística Competição Perfeita Água TV a cabo Bola de tênis Óleo cru Livros Cinemas Trigo Leite

5 Mercado com Apenas Alguns Vendedores
Devido aos poucos vendedores, uma característica chave do oligopólio é a tensão entre cooperação e interesse próprio

6 Características do Oligopólio
Poucos vendedores oferecendo produtos idênticos ou similares Firmas interdependentes Cooperação entre as firmas agindo como monopolista e produzindo uma pequena quantidade de produto e cobrando um preço acima do custo marginal

7 Duopólio É um oligopólio onde existem apenas duas firmas. É o mais simples dos oligopólios.

8 Equilíbrio no Oligopólio
É uma situação em que os atores econômicos interagindo entre si escolhem, cada um deles, a melhor estratégia para si com base nas estratégias escolhidas pelos demais

9 Exemplo de Duopólio – Demanda por Água
A quantia socialmente eficiente produzida é de 120 litros, mas um monopolista produziria apenas 60 litros Então, qual é o resultado que se espera do nosso exemplo de duopólio?

10 Competição, Monopólio e Cartéis
Os duopolistas podem decidir exercer um monopólio: Conluio (acordo) As duas empresas concordam com a quantidade a produzir e o preço a se cobrar Cartel (firmas) As duas firmas se unem e agem como se fossem uma

11 Competição, Monopólio e Cartéis
Embora oligopolistas gostariam de formar cartéis e obter lucros monopolistas, muitas vezes isso não é possível. Leis antitruste proibem explicitamente acordos entre oligopolistas.

12 Equilíbrio no Oligopólio
Quando firmas em um oligopólio individualmente determinam a quantidade a ser produzida para maximizar os seus lucros, eles produzem uma quantidade de produtos maior que a produzida por monopolistas mas menor que a produzida através da competição

13 Equilíbrio no Oligopólio
O preço do oligopólio é menor que o preço do monopolista mas maior que o preço competitivo (que é igual ao custo marginal)

14 Equilíbrio no Oligopólio - Resumo
Possíveis acontecimentos se os oligopolistas perseguem o seu próprio interêsse: Produzem uma quantidade de produtos maior que a produzida por monopolistas mas menor que a produzida através da competição O preço do oligopólio é menor que o preço do monopolista mas maior que o preço competitivo Lucro é menor que o do monopolista

15 Como o Tamanho do Oligopólio Afeta os Resultados do Mercado
Como o aumento do número de vendedores afeta o preço e a quantidade: Efeito quantidade: porque o preço é maior que o custo marginal, vender mais uma unidade do produto aumenta o lucro Efeito preço: o aumento da produção aumentará o total das vendas, o que reduzirá o preço da água e o lucro de todos os litros vendidos

16 Como o Tamanho do Oligopólio Afeta os Resultados do Mercado
À medida em que o número de vendedores em um oligopólio aumenta, mais o oligopólio se parece com um mercado competitivo O preço aproxima-se do custo marginal, e a quantidade produzida se aproxima do nível socialmente eficiente

17 Políticas Públicas para os Oligopólios
Cooperação entre oligopolistas é indesejável dom ponto de vista da sociedade pois a produção é menor e o preço maior que o socialmente ótimo Leis antitruste tornam ilegal restringir o comércio ou tentar monopolizar o mercado

18 Controvérsias sobre a Política Antitruste
Políticas antitruste algumas vezes não permitem práticas de negócio que potencialmente têm efeito positivo: Fixação dos preços de revenda Venda casada Preço predatório

19 Fixação dos Preços de Revenda
Fixação dos preços de revenda ocorre quando produtores exigem que varejistas (lojas) vendam o produto por um preço determinado por eles

20 Preço Predatório Preço predatório ocorre quando uma grande empresa começa a dimininuir os seus preços com a intenção de tirar competidores do mercado

21 Venda Casada Venda casada refere-se a prática de se vender dois produtos diferentes como um só, não sendo possível adquirir-se apenas um dos dois produtos

22 Estrategia dos Oligopolistas
Não há guerra de preços, segmentam o mercado como forma de evitar concorrencia. Preço lider seguido dos demais “concorrentes” ou produtos segmentados.

23 Resumo Oligopolistas maximizam o seu lucro formando um cartel e agindo como monopolista Se oligopolistas tomarem decisões individualmente, o resultado será uma produção maior e um preço menor que o efetuado por um monopólio

24 Resumo O governo faz uso de leis antitruste para prevenir que oligopólios tomem atitudes que reduzam a competição entre as firmas oligopolistas


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