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Escola de Ciência e Tecnologia Arquitetura TCP/IP Arquitetura TCP/IP Protocolos TCP, UDP e ICMP Etienne César R. de Oliveira

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Apresentação em tema: "Escola de Ciência e Tecnologia Arquitetura TCP/IP Arquitetura TCP/IP Protocolos TCP, UDP e ICMP Etienne César R. de Oliveira"— Transcrição da apresentação:

1 Escola de Ciência e Tecnologia Arquitetura TCP/IP Arquitetura TCP/IP Protocolos TCP, UDP e ICMP Etienne César R. de Oliveira etienne.oliveira@unigranrio.br 1ª Versão – novembro de 2012

2 Escola de Ciência e Tecnologia Arquitetura TCP/IP Sumário 1. Camada de Transporte 1.1. Protocolo TCP 1.2. Protocolo UDP 2. Protocolo ICMP 2

3 Escola de Ciência e Tecnologia Arquitetura TCP/IP 1. Camada de Transporte Arquitetura TCP/IP Conceito de Portas Lógicas 3 Portas Conhecidas – RFC 1700 Números abaixo de 255 – para aplicações públicas Números de 255 a 1023 – para aplicações comerciais Números acima de 1023 – não são regulamentados

4 Escola de Ciência e Tecnologia Arquitetura TCP/IP 1. Camada de Transporte 4 Porta Origem > 1023 | Porta de Destino = 80 Porta Origem = 80 | Porta de Destino > 1023 Conceito de Portas Lógicas Internet

5 Escola de Ciência e Tecnologia Arquitetura TCP/IP 1.1 Protocolo TCP 5 Formato do Cabeçalho TCP Porta origemPorta destino Número de Sequência Acknowlegement WindowTam.Reser.Flags ChecksumUrgent Pointer Opções (se houver) Dados

6 Escola de Ciência e Tecnologia Arquitetura TCP/IP 1.1 Protocolo TCP 6 Orientado à conexão – Three Way Handshake Três Fases Estabelecimento da Conexão Transmissão de Dados Encerramento da Conexão Flags URG – Identifica que o campo Urgent Pointer contém dados válidos. ACK – Reconhecimento de recebimento. O campo Acknowledgement contém dados válidos. PSH – Indica que o receptor deve repassar os dados imediatamente à aplicação. RST – Usado para rejeitar um segmento inválido ou para reiniciar uma conexão. SYN – Utilizado para iniciar uma conexão. FIN – Utilizado para encerrar uma conexão. Options MSS – Maximum Segment Size (default=536 bytes)

7 Escola de Ciência e Tecnologia Arquitetura TCP/IP 1.2 Protocolo UDP O protocolo UDP é bastante simples: Orientado a datagrama; Não orientado à conexão; Não executa controle de fluxo, controle de erro e sequenciamento; Não tem reconhecimento dos segmentos (ACK/NACK). Devido a sua simplicidade é considerado não confiável

8 Escola de Ciência e Tecnologia Arquitetura TCP/IP 1.2 Protocolo UDP 8 Formato do Cabeçalho UDP Porta DestinoPorta Origem TamanhoChecksum Dados 016 31

9 Escola de Ciência e Tecnologia Arquitetura TCP/IP 1.2 Protocolo UDP O checksum no UDP é opcional Campo de checksum = 0, não executa verificação Campo de checksum <> 0, executa verificação O cálculo do checksum utiliza o header, os dados e também o pseudo-header O pseudo-header é utilizado para verificação adicional e confirmação de que o segmento chegou ao destino correto 016 31 Endereço IP Destino Endereço IP Origem ZeroTamanhoProtocolo

10 Escola de Ciência e Tecnologia Arquitetura TCP/IP 1.3 Resumo 10 UDPTCP Serviço sem conexão; nenhuma sessão é estabelecida entre os hosts. Serviço orientado por conexão; uma sessão é estabelecida entre os hosts. UDP não garante ou confirma a entrega ou sequência os dados. TCP garante a entrega através do uso de confirmações e entrega seqüenciada dos dados. Os programas que usam UDP são responsáveis por oferecer a confiabilidade necessária ao transporte de dados. Os programas que usam TCP têm garantia de transporte confiável de dados. UDP é rápido e gera menor sobrecarga que o TCP. TCP é mais lento e gera maior sobrecarga que o UDP.

11 Escola de Ciência e Tecnologia Arquitetura TCP/IP Introdução Internet Control Message Protocol (ICMP) Utilizado para enviar mensagens de erro e de controle Protocolo de Nível 3 Encapsulado em um datagrama IP Header ICMP Mensagem ICMP Header IP ICMP

12 Escola de Ciência e Tecnologia Arquitetura TCP/IP 2. Protocolo ICMP Características do ICMP Não é enviada uma mensagem ICMP para mensagens ICMP de erro Isto é: ICMP não relata erros que ocorram em mensagens ICMP Em caso de fragmentação, os erros são relatados somente sobre o primeiro fragmento (offset = 0)

13 Escola de Ciência e Tecnologia Arquitetura TCP/IP 2. Protocolo ICMP Cabeçalho ICMP O ICMP tem uma frame básico, comum a todos os tipo de mensagem Type: tipo da mensagem Echo, Timestamp, Destination Unreachable,... Code: tipo específico Checksum: da mensagem ICMP Type Code Checksum 081631

14 Escola de Ciência e Tecnologia Arquitetura TCP/IP 2. Protocolo ICMP Tipo de Mensagens ICMP TipoDescrição 0 Echo reply 3 Destination unreachable 4 Source quench 5 Redirect 8Echo request 11 Time exceeded 12 Parameter unintelligible 13 Time-stamp request 14 Time-stamp reply TipoDescrição 0 Echo reply 3 Destination unreachable 4 Source quench 5 Redirect 8Echo request 11 Time exceeded 12 Parameter unintelligible 13 Time-stamp request 14 Time-stamp reply TipoDescrição 15 Information request 16 Information reply 17 Address mask request 18 Address mask reply TipoDescrição 15 Information request 16 Information reply 17 Address mask request 18 Address mask reply

15 Escola de Ciência e Tecnologia Arquitetura TCP/IP 2. Protocolo ICMP Echo Request / Echo Reply – Ping Type Code Checksum 081631 Identifier Sequence Number Optional Data.........  Type: 8 – Echo Request 0 – Echo Reply  Code: sempre zero (0)

16 Escola de Ciência e Tecnologia Arquitetura TCP/IP Bibliografia Material da Professora Ana Cristina Benso da Silva (UFRGS e PUC/RS) Apostila Arquitetura TCP/IP 16


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