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PublicouFilipe Bonilha Garrau Alterado mais de 8 anos atrás
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CMMI Capability Maturity Model Integration
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Definição O CMMI é um conjunto de boas práticas de gerenciamento e de melhoria da qualidade a serem aplicadas criteriosamente no processo de desenvolvimento e manutenção de software. O CMMI foi criado para melhorar e quantificar a capacidade de desenvolvimento de aplicações em organizações que trabalham com tecnologias de software.
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Definição O modelo CMMI descreve como as práticas de Engenharia de Software evoluem sob certas condições: O trabalho realizado é organizado e visto como um processo; A evolução do processo é sistematicamente gerenciada.
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Definição Uma das premissas do modelo é "A qualidade é influenciada pelo processo", e seu foco é "Melhorar processo de uma empresa".
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Certificação As empresas podem ser avaliadas quanto ao CMMI, recebendo certificados emitidos pelo SEI (Software Engineering Institute). Os níveis de maturidades e capacidades são reconhecidos e aceitos pelo mercado, sendo válidos para comparações tanto dentro de uma organização, como entre organizações. A obtenção de uma certificação CMMI é uma demonstração da capacidade do processo, tomando por base o nível de maturidade atingido, facilitando a contratação da empresa.
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Disciplinas Engenharia de Software (SW) Engenharia de Sistemas (SE)
Cobre o desenvolvimento de sistemas de software Aplicação de abordagens sistemáticas, disciplinadas e quantificáveis ao desenvolvimento, operação, e manutenção de software Engenharia de Sistemas (SE) Cobre o desenvolvimento de sistemas completos, que pode ou não incluir software Transformação das necessidades, expectativas e restrições dos clientes em soluções de produto e suporte a essas soluções ao longo da vida do produto
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Disciplinas Desenvolvimento Integrado de Produto e Processo (IPPD)
Colaboração oportuna das partes interessadas relevantes durante a vida do produto para melhor satisfazer às necessidades, expectativas e requisitos do cliente Gestão de Fornecedores (SS) Projetos podem utilizar fornecedores para implementar funções ou incorporar modificações aos produtos que são especificamente demandados pelo projeto Quando essas atividades são críticas, o projeto se beneficia com atividades de análise e monitoramento de fornecedor antes da entrega do produto
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Modelos A versão atual do CMMI (versão 1.3) foi publicada em 27 de outubro de 2010 e apresenta três modelos: CMMI for Development (CMMI-DEV), voltado ao desenvolvimento de produtos e serviços. CMMI for Acquisition (CMMI-ACQ), voltado a aquisição e terceirização de bens e serviços. CMMI for Services (CMMI-SVC), voltado a empresas prestadoras de serviços.
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O CMMI foi construído considerando três dimensões principais:
Dimensões do CMMI O CMMI foi construído considerando três dimensões principais: Pessoas Ferramentas Procedimentos
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Representações Visando atender aos diversos tamanhos das organizações o CMMI possui duas abordagens de implementação: Abordagem por Estágios Abordagem Contínua
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Representações Uma das principais características do CMMI é permitir à organização que o adota a escolha entre as duas formas distintas de representação. A abordagem contínua permite à empresa escolher as áreas de processos para as quais deseja ser avaliada, conferindo-lhe liberdade para aperfeiçoar os seus processos na ordem que mais lhe for conveniente, seja para atender aos objetivos de negócio, seja para a redução dos riscos da organização.
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Representações A abordagem por estágios, por sua vez, serve para classificar a empresa em um determinado nível de maturidade, em número de cinco. Para alcançar determinado nível de maturidade, a empresa deverá realizar um determinado conjunto de áreas de processos pré-selecionados.
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Representação por Estágios
Disponibiliza uma sequência pré-determinada para melhoria baseada em estágios que não deve ser desconsiderada, pois cada estágio serve de base para o próximo. É caracterizado por Níveis de Maturidade (Maturity Levels): Nível 1: Inicial (Ad-hoc) Nível 2: Gerenciado / Gerido Nível 3: Definido Nível 4: Quantitativamente gerenciado / Gerido quantitativamente Nível 5: Em otimização
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Representação por Estágios
Nível 1: Inicial (Ad-hoc) Geralmente os processos são ad-hoc e caóticos. Esse tipo de organização não fornece um ambiente estável para apoiar os processos.
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Representação por Estágios
Nível 2: Gerenciado / Gerido Os projetos da organização têm a garantia de que os processos são planejados e executados de acordo com uma política; Os projetos empregam pessoas experientes que possuem recursos adequados para produzir saídas controladas; Envolvem partes interessadas relevantes; São monitorados, controlados e revisados; e são avaliados para verificar sua aderência em relação à descrição de processo.
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Representação por Estágios
Nível 3: Definido Os processos são bem caracterizados e entendidos, e são descritos em padrões, procedimentos, ferramentas e métodos. Nível 4: Quantitativamente gerenciado / Gerido quantitativamente A organização e os projetos estabelecem objetivos quantitativos para qualidade e para desempenho de processo, utilizando-os como critérios na gestão de processos.
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Representação por Estágios
Nível 5: Em otimização (ou otimizado) Uma organização melhora continuamente seus processos com base no entendimento quantitativo das causas comuns de variação inerentes ao processo.
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Estrutura (por estágios)
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Representação por Estágios
Nesta representação a maturidade é medida por um conjunto de processos. Assim é necessário que todos os processos atinjam nível de maturidade dois para que a empresa seja certificada com nível dois. Se quase todos os processos forem nível três, mas apenas um deles estiver no nível dois a empresa não irá conseguir obter o nível de maturidade três.
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Representação por Estágios
Esta representação é indicada quando a empresa já utiliza algum modelo de maturidade por estágios, quando deseja utilizar o nível de maturidade alcançado para comparação com outras empresas ou quando pretende usar o nível de conhecimento obtido por outros para sua área de atuação.
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Estruturado em 5 níveis de maturidade, o CMMI abrange 25 áreas de processo divididas em 4 categorias: • Gerenciamento de projetos; • Gerenciamento de processos; • Engenharia; • Suporte.
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Representação Contínua
Possibilita à organização utilizar a ordem de melhoria que melhor atende os objetivos de negócio da empresa. É caracterizado por Níveis de Capacidade (Capability Levels): Nível 0: Incompleto (Ad-hoc) Nível 1: Executado Nível 2: Gerenciado / Gerido Nível 3: Definido Nível 4: Gerenciado Quantitativamente (abolido no CMMI 1.3) Nível 5: Em otimização (ou otimizado) (abolido no CMMI 1.3)
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Níveis de Capacidade Nível 0: Incompleto (Ad-hoc) Nível 1: Executado
Um processo que não é executado ou é executado parcialmente. Nível 1: Executado Satisfaz às metas específicas da área de processo.
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Níveis de Capacidade Nível 2: Gerenciado / Gerido
É planejado e executado de acordo com uma política; Emprega pessoas experientes que possuem recursos adequados para produzir saídas controladas; Envolve partes interessadas relevantes; É monitorado, controlado e revisado; e sua aderência em relação à descrição de processo é avaliada.
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Níveis de Capacidade Nível 3: Definido
É um processo gerenciado (nível de capacidade 2), adaptado a partir do conjunto de processos-padrão da organização de acordo com as diretrizes para adaptação da organização, e contribui com produtos de trabalho, medidas e outras informações de melhoria de processo para os ativos de processo da organização.
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Níveis de Capacidade Nível 4: Gerenciado Quantitativamente (abolido no CMMI 1.3) É um processo definido (nível de capacidade 3), controlado por meio de técnicas estatísticas e outras técnicas quantitativas.
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Níveis de Capacidade Nível 5: Em otimização (ou otimizado) (abolido no CMMI 1.3) é um processo gerenciado quantitativamente (nível de capacidade 4) e melhorado com base no entendimento das causas comuns de variação inerentes ao processo.
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Representação Contínua
Nesta representação a capacidade é medida por processos separadamente, onde é possível ter um processo com nível um e outro processo com nível cinco, variando de acordo com os interesses da empresa.
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Representação Contínua
É indicada quando a empresa deseja tornar apenas alguns processos mais maduros, quando já utiliza algum modelo de maturidade contínua ou quando não pretende usar a maturidade alcançada como modelo de comparação com outras empresas.
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Representação Contínua
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Representação Contínua
Nível 1 - o processo é executado de modo a completar o trabalho necessário. Os processos são como uma caixa preta onde só se conheçe as entradas e as saídas. Nível 2 – é sobre planejar a execução e confrontar o executado contra o que foi planejado.
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Representação Contínua
Nível 3 – o processo é construído sobre as diretrizes do processo existente, e é mantido uma descrição do processo. Nível 4 – é quando o processo é gerenciado quantitativamente através de estatísticas e outras técnicas.
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Representação Contínua
Nível 5 – o processo gerido quantitativamente é alterado e adaptado para atender às necessidades negociais/estratégicas da empresa.
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Comparando as Representações
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Comparando as Representações
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