A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alternativas para a superação de obstáculos Aula 7 – 28/abril/2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alternativas para a superação de obstáculos Aula 7 – 28/abril/2014."— Transcrição da apresentação:

1 Alternativas para a superação de obstáculos Aula 7 – 28/abril/2014

2 Na aula de hoje  Duas atividades  Poluição de um ambiente  Espalhamento de poluentes  Sistematização do artigo do Banet, 2008  Exercício

3 Introdução  O que é um ambiente poluído?  Quando podemos sizer que um ambiente está poluído?  Poluído e contaminado é a mesma coisa?

4 Poluição de um ambiente Vamos simular dois ambientes e organismos que vivem neles. Vamos verificar quando um ambiente se torna poluído por determinado amterial.

5 Material  2 béqueres  1 proveta  2 bastões  Etiquetas  Material A  2 tiras de papel tornassol azul

6 Procedimento  Identificar os béqueres (I e II) + tornassol  Adicionar 50ml de água em I e 100ml em II  Pingar material A nos béqueres I e II, gota a gota, contando o número de gotas, até “que um dos organismos seja afetado”.

7 Questões  Quantas gotas do material A foram lançadas?  Em qual ambiente o organismos foi afetado?  O que há de diferente entre os dois ambientes?

8 Discussão/conceituação  Concentração  Poluente  Ambiente poluído

9 Espalhamento de polunetes  Vamos simular um lago que recebe o lançamento de materiais e estudar seu espalahmento

10 Materiais  Suporte para tubos  Tubo de ensaio  Prato branco ou azulejo  Bandeja funda  Solução de poluente X  3 conta-gotas  proveta

11 Procedimento  Colocar água na bandeja até metade da altura  Marcar duas regiões (I e II)  Estabelecer o Padrão de Qualidade  Lançar 20ml de poluente X na região I, sem agitar a água.  Coletar amostras (imediatamente) nas regiões I e II.  Comparar com o PQ

12 Questões  A concentração de poluente ultrapassou o PQ ?  Alguma das regiões está poluída?  O poluente está se espalhando?  Continuará poluída com o passar do tempo?

13 Procedimento  Agite a água do “lago”e retire novas amostras  Compare com o PQ  Compare a cor das gotas com a primeira amostra recolhida

14 Discussão/conceituação  O espalhamento é vantajoso?  Há alguma desvantagem?  Quando um poluente apenas contamina um ambiente?  O que aconteceria se os lançamentos se repetissem?

15 Aplicação  Vocês conhecem algum exemplo em que o espalhamento de poluentes apresenta aspectos vantajosos?  E quais são os aspectos desvantajosos envolvidos nesse exemplo?

16 Revisão  O que chamamos de poluente?  Quando dizemos que um ambiente está poluído?  Dois ambientes que recebem os mesmos lançamentos estarão igualmente poluídos?  O que é padrão de qualidade?  O espalhamento (dispersão) pode alterar a condição de poluição de um ambiente?  O que isso representa em termos de vantagens e desvantagens?

17 Discussão sobre as atividades realizadas

18 Organização de sequências de ensino Banet, 2008

19 Planejamento e desenvolvimento do ensino  Seleção de conteúdos de ensino – priorizar idéias chave (relação e integração) sobre as que se referem a detalhes ou características específicas  Seleção de objetivos de aprendizagem – considerar os conhecimentos dos estudantes, ampliar e reestruturar suas idéias prévias  Organização de sequências de ensino – favorecer mudanças das estruturas cognitivas dos alunos

20 Exemplos de conteúdos selecionados  A nutrição requer a incorporação de substâncias procedentes do exterior  Os nutrientes realizam diferentes funções (energia, crescimento, renovação, respiração, regulação de processos, etc.)  Os nutrientes simples produzidos na digestão se incorporam ao sangue no intestino delgado

21  O sistema circulatório transporta os nutriente às diferentes células do corpo  Os nutrientes são utilizados pelas células para o fornecimento de energia e substâncias para as funções básicas  Como resultado dos processos de nutrição são produzidas substâncias que devem ser eliminadas para o exterior

22 Ideias prévias a serem reestruturadas  Não relacionam os alimentos mais energéticos com os que mais engordam  Desconhecem as funções reguladoras  Não conhecem as relações entre os diferentes órgãos, como por exemplo entre estômago e intestino  Não têm um esquema adequado sobre a circulação do sangue no organismo

23 Sequência de ensino Iniciação  Motivar os estudantes pelos conteúdos de ensino  Ativar, explicitar e compartilhar seus conhecimentos  Orientá-los sobre os conteúdos que serão desenvolvidos Desenvolvimento  P romover situações de desafiadoras e estimulantes  Facilitar a construção de novas aprendizagens pela reestruturação ou ampliação dos conhecimentos iniciais

24 Sequência de ensino Aplicação de conhecimentos  Consolidar as novas aprendizagens  Ampliar seu significado, aplicando-as a novas situações  Identificar dificuldades que alguns alunos podem ter Revisão de aprendizagem  Tornar os alunos conscientes do que aprenderam

25 Exercícios em grupos Escritos

26 Exercício em grupos  Seguindo os mesmos itens (Iniciação, Desenvolvimento, Aplicação e Revisão), propor uma sequência de ensino, focalizando agora um aspecto selecionado entre os tópicos relacionados aos processos de digestão e nutrição.  Antes de iniciar, destacar os conteúdos de aprendizagem que serão priorizados e os objetivos de ensino.

27 Conteúdos de ensino  A poluição está relacionada a um padrão estabelecido  Esse padrão se estabelece em função do potencial de agravos aos seres vivos  É função da “concentração” mais do que da “quantidade” de substâncias no ambiente  É alterada com a dispersão  É diferente de contaminação


Carregar ppt "Alternativas para a superação de obstáculos Aula 7 – 28/abril/2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google