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PublicouLuís de Sequeira di Castro Alterado mais de 7 anos atrás
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Alternativas para a superação de obstáculos Aula 7 – 28/abril/2014
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Na aula de hoje Duas atividades Poluição de um ambiente Espalhamento de poluentes Sistematização do artigo do Banet, 2008 Exercício
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Introdução O que é um ambiente poluído? Quando podemos sizer que um ambiente está poluído? Poluído e contaminado é a mesma coisa?
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Poluição de um ambiente Vamos simular dois ambientes e organismos que vivem neles. Vamos verificar quando um ambiente se torna poluído por determinado amterial.
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Material 2 béqueres 1 proveta 2 bastões Etiquetas Material A 2 tiras de papel tornassol azul
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Procedimento Identificar os béqueres (I e II) + tornassol Adicionar 50ml de água em I e 100ml em II Pingar material A nos béqueres I e II, gota a gota, contando o número de gotas, até “que um dos organismos seja afetado”.
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Questões Quantas gotas do material A foram lançadas? Em qual ambiente o organismos foi afetado? O que há de diferente entre os dois ambientes?
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Discussão/conceituação Concentração Poluente Ambiente poluído
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Espalhamento de polunetes Vamos simular um lago que recebe o lançamento de materiais e estudar seu espalahmento
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Materiais Suporte para tubos Tubo de ensaio Prato branco ou azulejo Bandeja funda Solução de poluente X 3 conta-gotas proveta
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Procedimento Colocar água na bandeja até metade da altura Marcar duas regiões (I e II) Estabelecer o Padrão de Qualidade Lançar 20ml de poluente X na região I, sem agitar a água. Coletar amostras (imediatamente) nas regiões I e II. Comparar com o PQ
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Questões A concentração de poluente ultrapassou o PQ ? Alguma das regiões está poluída? O poluente está se espalhando? Continuará poluída com o passar do tempo?
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Procedimento Agite a água do “lago”e retire novas amostras Compare com o PQ Compare a cor das gotas com a primeira amostra recolhida
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Discussão/conceituação O espalhamento é vantajoso? Há alguma desvantagem? Quando um poluente apenas contamina um ambiente? O que aconteceria se os lançamentos se repetissem?
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Aplicação Vocês conhecem algum exemplo em que o espalhamento de poluentes apresenta aspectos vantajosos? E quais são os aspectos desvantajosos envolvidos nesse exemplo?
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Revisão O que chamamos de poluente? Quando dizemos que um ambiente está poluído? Dois ambientes que recebem os mesmos lançamentos estarão igualmente poluídos? O que é padrão de qualidade? O espalhamento (dispersão) pode alterar a condição de poluição de um ambiente? O que isso representa em termos de vantagens e desvantagens?
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Discussão sobre as atividades realizadas
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Organização de sequências de ensino Banet, 2008
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Planejamento e desenvolvimento do ensino Seleção de conteúdos de ensino – priorizar idéias chave (relação e integração) sobre as que se referem a detalhes ou características específicas Seleção de objetivos de aprendizagem – considerar os conhecimentos dos estudantes, ampliar e reestruturar suas idéias prévias Organização de sequências de ensino – favorecer mudanças das estruturas cognitivas dos alunos
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Exemplos de conteúdos selecionados A nutrição requer a incorporação de substâncias procedentes do exterior Os nutrientes realizam diferentes funções (energia, crescimento, renovação, respiração, regulação de processos, etc.) Os nutrientes simples produzidos na digestão se incorporam ao sangue no intestino delgado
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O sistema circulatório transporta os nutriente às diferentes células do corpo Os nutrientes são utilizados pelas células para o fornecimento de energia e substâncias para as funções básicas Como resultado dos processos de nutrição são produzidas substâncias que devem ser eliminadas para o exterior
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Ideias prévias a serem reestruturadas Não relacionam os alimentos mais energéticos com os que mais engordam Desconhecem as funções reguladoras Não conhecem as relações entre os diferentes órgãos, como por exemplo entre estômago e intestino Não têm um esquema adequado sobre a circulação do sangue no organismo
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Sequência de ensino Iniciação Motivar os estudantes pelos conteúdos de ensino Ativar, explicitar e compartilhar seus conhecimentos Orientá-los sobre os conteúdos que serão desenvolvidos Desenvolvimento P romover situações de desafiadoras e estimulantes Facilitar a construção de novas aprendizagens pela reestruturação ou ampliação dos conhecimentos iniciais
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Sequência de ensino Aplicação de conhecimentos Consolidar as novas aprendizagens Ampliar seu significado, aplicando-as a novas situações Identificar dificuldades que alguns alunos podem ter Revisão de aprendizagem Tornar os alunos conscientes do que aprenderam
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Exercícios em grupos Escritos
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Exercício em grupos Seguindo os mesmos itens (Iniciação, Desenvolvimento, Aplicação e Revisão), propor uma sequência de ensino, focalizando agora um aspecto selecionado entre os tópicos relacionados aos processos de digestão e nutrição. Antes de iniciar, destacar os conteúdos de aprendizagem que serão priorizados e os objetivos de ensino.
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Conteúdos de ensino A poluição está relacionada a um padrão estabelecido Esse padrão se estabelece em função do potencial de agravos aos seres vivos É função da “concentração” mais do que da “quantidade” de substâncias no ambiente É alterada com a dispersão É diferente de contaminação
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