Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
DISCIPLINA: DIDÁTICA PROFESSORA: Giovana Gomes Albino
2
O QUE É PORTFÓLIO? É um instrumento pedagógico de identificação da qualidade do ensino-aprendizagem mediante a avaliação do desempenho do aluno e do professor.
3
O valor de um portfólio está caracterizado no seu desenvolvimento, especialmente porque o processo envolve a autorreflexão do aluno, induzindo-o à autoavaliação e oferecendo a oportunidade para sedimentar e ampliar suas aprendizagens.
4
Caracteriza-se por um conjunto de trabalhos de um estudante que apresenta registros em ordem cronológica, relativos aos construtos de aprendizagem estabelecidos, visando promover uma reflexão crítica sobre o processo acadêmico.
5
É um diário de aprendizagem onde se registra, constantemente, uma seleção de amostras do trabalho vivenciado; as dúvidas e as conquistas.
6
Um portfólio deve incluir, entre outros itens, planos e reflexões sobre os temas importantes tratados em sala de aula, estudos de caso pertinentes aos conteúdos em evidência, relatórios, sínteses de discussões, produções escritas ou gravadas que devem ser a base para a avaliação contínua e evolutiva do progresso dos alunos em relação ao aprendizado.
7
A reflexão tem por objetivo colocar os envolvidos numa situação de assumir a própria aprendizagem, cobrando de si mesmos a responsabilidade em construir seus conhecimentos, além de avaliar seu grau de envolvimento nas atividades, situando-o no seu próprio aprendizado (no que adquiriu ou não).
8
As informações que o compõem podem e devem representar os esforços do indivíduo numa área de estudo determinada e demonstrar sua integração e aplicação no desenvolvimento dos trabalhos.
9
em sua construção, O Portfólio requer:
Um título e uma apresentação que sirva de orientação para o seu leitor sobre o que encontrará, com relação ao processo. Linguagens e materiais livremente selecionados, desde que coerentes com o seu conteúdo. Apresentação por meio de diferentes suportes: pastas variadas, livros encadernados, cd rom, vídeo, em forma de revistas, jornais, sites, criações artísticas, dentre outros.
10
critérios para a aprovação do Portfólio como instrumento de avaliação
Evidência de capacidade reflexiva, crítica e criativa do aluno sobre as aprendizagens significativas à formação profissional; Expressão de um “antes” e um “depois”, mediados por uma transformação nas atividades selecionadas para compor o Portfólio; Evidência das trajetórias individuais; Alusão a referenciais teóricos ao longo das reflexões sobre o conteúdo. Registro sob a forma de diferentes suporte
11
ENFIM, O PROTFÓLIO É... Uma ferramenta de avaliação que convida o aluno a contar a história de seu trabalho e a se tornar mais reflexivo sobre suas práticas (KISH ET AL, 1997).
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.