A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REUNIÃO DE PAIS Paróquia de Oliveira do Conde Setembro/09.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REUNIÃO DE PAIS Paróquia de Oliveira do Conde Setembro/09."— Transcrição da apresentação:

1 REUNIÃO DE PAIS Paróquia de Oliveira do Conde Setembro/09

2 ORDEM DE TRABALHOS Informação sobre as alterações no Itinerário de Catequese de Iniciação, da Infância e da Adolescência (6-16 anos).Informação sobre as alterações no Itinerário de Catequese de Iniciação, da Infância e da Adolescência (6-16 anos). Importância e finalidade da Catequese.Importância e finalidade da Catequese. Razões para a Eucaristia DominicalRazões para a Eucaristia Dominical

3 OBJECTIVOS Informar sobre o novo Itinerário Catequético.Informar sobre o novo Itinerário Catequético. Solicitar a participação activa dos Pais na formação religiosa dos seus filhos.Solicitar a participação activa dos Pais na formação religiosa dos seus filhos.

4 ITINERÁRIO DE CATEQUESE DE INICIAÇÃO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA (6-16 ANOS) INFÂNCIA INFÂNCIA * 1ª ETAPA – Inserção na comunidade 1º Ano – TEMOS UM AMIGO – Festa do Acolhimento 1º Ano – TEMOS UM AMIGO – Festa do Acolhimento 2º Ano – ENSINA-NOS A REZAR – Festa do Pai Nosso 2º Ano – ENSINA-NOS A REZAR – Festa do Pai Nosso 3º Ano – EM TI, VIVEMOS – Festa da Eucaristia 3º Ano – EM TI, VIVEMOS – Festa da Eucaristia * 2ª ETAPA – A vida da fé 4º Ano – AO ENCONTRO … de JESUS – Entrega da Bíblia 4º Ano – AO ENCONTRO … de JESUS – Entrega da Bíblia 5º Ano – À DESCOBERTA … do PAI – Entrega do Credo 5º Ano – À DESCOBERTA … do PAI – Entrega do Credo 6º Ano – NA FORÇA … do ESPÍRITO – Festa da Fé 6º Ano – NA FORÇA … do ESPÍRITO – Festa da Fé

5 ADOLESCÊNCIA ADOLESCÊNCIA * 3ª ETAPA – Sentido cristão da vida 7º Ano – PROJECTO MAIS – Bem-aventuranças 7º Ano – PROJECTO MAIS – Bem-aventuranças 8º Ano – SOMOS MAIS – Festa da Vida 8º Ano – SOMOS MAIS – Festa da Vida * 4ª ETAPA – Compromisso cristão 9º Ano – O DESAFIO DE VIVER – Celebração de Compromisso 9º Ano – O DESAFIO DE VIVER – Celebração de Compromisso 10º Ano – A ALEGRIA DE CRER – Festa do Envio 10º Ano – A ALEGRIA DE CRER – Festa do Envio

6 O que é para cada um de nós a Catequese? Qual a sua finalidade? Porque é que ela existe na Igreja? (Diálogo)

7  A Catequese é uma etapa da Evangelização

8 Há acções que “preparam” a catequese e acções que “derivam” da catequese.Há acções que “preparam” a catequese e acções que “derivam” da catequese. O “momento” da catequese é aquele em que se estrutura a conversão a Jesus Cristo, depois de ter recebido o seu primeiro anúncio.O “momento” da catequese é aquele em que se estrutura a conversão a Jesus Cristo, depois de ter recebido o seu primeiro anúncio. Em ambientes cristãos, e no referente às crianças, este primeiro anúncio é feito na família. As crianças, pelo que vêem e pelo que ouvem, pelo clima em que se desenvolvem, vão despertando para a fé. Neste despertar os pais têm um papel importantíssimo.Em ambientes cristãos, e no referente às crianças, este primeiro anúncio é feito na família. As crianças, pelo que vêem e pelo que ouvem, pelo clima em que se desenvolvem, vão despertando para a fé. Neste despertar os pais têm um papel importantíssimo.

9 EVANGELIZAÇÃO (ETAPAS) Fé inicial Fé adulta Acção Missionária Acção Catequética Acção Pastoral Despertar religioso Catequese Vida cristã (Bapt.) (Euc. e Reconcil.) (em Comunidade)

10 A catequese é o período no qual aqueles que aderiram ao Evangelho se capacitam basicamente para entender, celebrar e viver a Boa Nova do Reino. É um período de formação, convenientemente prolongado, para que haja tempo de amadurecimento da conversão inicial.A catequese é o período no qual aqueles que aderiram ao Evangelho se capacitam basicamente para entender, celebrar e viver a Boa Nova do Reino. É um período de formação, convenientemente prolongado, para que haja tempo de amadurecimento da conversão inicial. A catequese destina-se, assim, a pessoas já convertidas a Jesus Cristo (o que acontece através da Acção Missionária) e faz com elas uma caminhada de fé “levando-as à comunhão e intimidade com Jesus Cristo” (cf DGC 81)A catequese destina-se, assim, a pessoas já convertidas a Jesus Cristo (o que acontece através da Acção Missionária) e faz com elas uma caminhada de fé “levando-as à comunhão e intimidade com Jesus Cristo” (cf DGC 81) Por outro lado, a catequese antecede e prepara a acção Pastoral pois tem como meta a inserção do catequizando na comunidade cristã de modo que esta não só tenha vida mas cresça e se realize.Por outro lado, a catequese antecede e prepara a acção Pastoral pois tem como meta a inserção do catequizando na comunidade cristã de modo que esta não só tenha vida mas cresça e se realize.

11 Graças à catequese a Igreja pode continuar a ser missionária, celebrativa, apostólica e sacramento de salvação.Graças à catequese a Igreja pode continuar a ser missionária, celebrativa, apostólica e sacramento de salvação. Assim, não há catequese sem vida comunitária, sem uma ligação forte à comunidade.Assim, não há catequese sem vida comunitária, sem uma ligação forte à comunidade. Quais são então as tarefas fundamentais da catequese?Quais são então as tarefas fundamentais da catequese?

12 AS TAREFAS DA CATEQUESE (Objectivos Específicos)

13 Como um organismo humano, para viver, tem necessidade que funcionem todos os seus órgãos, também, para o amadurecimento da vida cristã, é preciso que sejam cultivadas todas as suas dimensões: o conhecimento da fé, a vida litúrgica, a formação moral, a oração, a integração na comunidade, o espírito missionário. Se a catequese descuidar alguma destas dimensões, a fé cristã não atingirá o seu pleno desenvolvimento.

14 a)Conhecimento da fé: pela escuta da Palavra e conhecimento da fé da Igreja; b)Vida Litúrgica: celebração da Eucaristia, sacramentos e de outras celebrações comunitárias b)Vida Litúrgica: celebração da Eucaristia, sacramentos e de outras celebrações comunitárias c)Formação moral: aquisição de costumes cristãos, dos valores e atitudes do Evangelho; c)Formação moral: aquisição de costumes cristãos, dos valores e atitudes do Evangelho;

15 d)Oração: Não só conhecer as várias formas de oração, mas adquirir ritmos de oração pessoal e comunitária; e)Integração na comunidade: integração na assembleia dominical, integração em grupos e organismos da paróquia, comprometer-se e sentir-se Igreja; e)Integração na comunidade: integração na assembleia dominical, integração em grupos e organismos da paróquia, comprometer-se e sentir-se Igreja; f)Espírito missionário: o cristão não sabe apenas dizer as razões da sua fé, mas testemunha Cristo aos outros. A catequese há-de levar a este testemunho. f)Espírito missionário: o cristão não sabe apenas dizer as razões da sua fé, mas testemunha Cristo aos outros. A catequese há-de levar a este testemunho.

16 QUAL É A IMPORTÂNCIA DA EUCARISTIA DOMINICAL?

17 “Que seria da Igreja de Jesus sem Eucaristia? Seria um museu dotado de coisas antigas e preciosas, mas sem vida, sem presença real, viva, próxima e afectuosa d’Aquele que continuamente lhe dá a vida, o dinamismo, a comunhão e a missão: Jesus Cristo ressuscitado.” (D. António Marto in Eucaristia e Beleza de Deus)

18 “O Domingo é, antes de mais, “um dia especial de festa, dia do Senhor ressuscitado e do dom do Espírito, verdadeira Páscoa semanal.”

19 Mas participar na Eucaristia Dominical é também: UMA NECESSIDADE: É na celebração comunitária, que o cristão resolve os seus dilemas existenciais. É ali que recebe a divina energia para amar os seus irmãos e enfrentar os “vendavais“ da caminhada.

20 UM PRECEITO 3º Mandamento: guardar Domingos e festas. Na fé, como no amor e amizade, tudo parte da experiência de nos sentirmos queridos por Alguém. Participar na Celebração Dominical é reconhecer que há um Coração infinito a bater por mim e o mínimo que posso fazer é mostrar gratidão e cantar a alegria inefável desse amor.

21 UM RECONHECIMENTO O cristão não pode ser reconhecido como tal se deixar de participar no Domingo pois esse é um dos aspectos que o identifica. A experiência diz-nos que, sem Eucaristia, o meu acreditar esmorece, o meu rezar desaparece e o meu viver empalidece…

22 UM COMPROMISSO Nada há de mais provocador, em relação à vida instalada e apressada, do que o Evangelho que recebemos como palavra sempre nova, na celebração dominical. A Eucaristia leva-nos a ser construtores de uma nova humanidade, da “civilização do amor”, a interferir positivamente nos nossos ambientes.

23 UM ACTO CATEQUÉTICO Na catequese, dá-se um verdadeiro “aprender a ser”, um aprender a fé em todas as dimensões. Por isso, simplesmente, não há catequese sem Eucaristia. Se quero ser cristão, e a catequese é para me ajudar a ser, não posso rejeitar o centro, o coração da fé que é o próprio Jesus ressuscitado presente na Eucaristia.

24 Oração Oh Deus, que na Sagrada Família nos deixastes um modelo perfeito de vida familiar vivida na fé e na obediência da vossa vontade: Ajudai-nos a ser exemplo de fé e amor dos vossos mandamentos;

25 Concedei-nos, Senhor, o dom da sabedoria que provém do vosso Santo Espírito. Dai-nos o entendimento da vossa verdade para que possamos vivê-la e comunicá-la a todos. Jesus, que formastes os apóstolos segundo a Palavra do Evangelho, conduzi-nos sempre pelos caminhos de vossa verdadeira ciência. Ajudai-nos a assumir o compromisso da nossa missão de pais e catequistas e que, em colaboração, nos tornemos capazes de orientar muitos outros, no caminho da verdadeira felicidade. Sabemos que conheceis o nosso coração fraco e débil que a cada passo se deixa tentar pelo mal para depois se afogar em lágrimas de dor e desespero. Perdoa, Senhor, a nossa cegueira. Apura os nossos sentidos e o nosso coração, para que sintamos fome e sede de Vós e possamos ser veículo do Vosso Amor para tudo e todos! Ámen

26 Fontes: - Os textos apresentados (alguns adaptados) foram retirados de: -Site – catequeseparoquial.net -Eucaristia e Beleza de Deus, de D. António Marto; -Directório Geral da Catequese; -Escola Diocesana de Educação Cristã – Especialidade Catequética


Carregar ppt "REUNIÃO DE PAIS Paróquia de Oliveira do Conde Setembro/09."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google