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Flávia Motta Representações Sociais do Desenvolvimento Humano Flávia Encarnação Motta Mestranda do PPGP - UFES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA.

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1 Flávia Motta Representações Sociais do Desenvolvimento Humano Flávia Encarnação Motta Mestranda do PPGP - UFES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO 2ª Aula 26/03

2 Flávia Motta Almeida, A. M. de O. e Cunha, G. G. (2003). Representações sociais do desenvolvimento humano. Psicologia: Reflexão e Crítica. 16 (1), pp. 147-155. Guareschi, P. A. e Jovchelovitch, S. (orgs). Textos em representações sociais. 2ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. Representações Sociais do Desenvolvimento Humano

3 Flávia Motta Representações Sociais do Desenvolvimento Humano O conceito de representação social ou coletiva nasceu na sociologia e na antropologia. Foi obra de Durkheim e de Lévi-Bruhl. A Teoria das Representações Sociais é uma forma sociológica de Psicologia Social, originada na Europa com a publicação feita por Moscovici (1961) de seu estudo La Psychanalyse: Son image et son public. Representação Social?

4 Flávia Motta Representações Sociais do Desenvolvimento Humano As Representações Sociais são racionais, não por serem sociais, mas porque elas são coletivas. É somente desta maneira que os homens se tornam racionais, e um indivíduo isolado e só não poderia sê-lo. Desse modo, toda psicologia das formas de pensamento, ou de linguagem, deve necessariamente ser social.

5 Flávia Motta O fenômeno das representações sociais, e a teoria que se ergue para explicá-lo, diz respeito à construção de saberes sociais e, nessa medida, ele envolve a cognição. O papel que a Teoria das Representações Sociais confere à racionalidade da crença coletiva e sua significação, portanto, às ideologias, aos saberes populares e ao senso comum. Moscovici estava interessado num limite cultural entre a ciência e o pensamento leigo. Ele está primariamente interessado nas representações leigas da ciência. Representações Sociais do Desenvolvimento Humano

6 Flávia Motta A Teoria das Representações Sociais se articula tanto na vida coletiva de uma sociedade, como com os processos de constituição simbólica, nos quais sujeitos sociais lutam para dar sentido ao mundo, entendê-lo e nele encontrar o seu lugar, através de uma identidade social. Isso significa deixar claro como as representações sociais, enquanto fenômeno psicossocial, estão necessariamente radicadas no espaço público e nos processos através dos quais o ser humano desenvolve uma identidade, cria símbolos e se abre para a diversidade de um mundo de Outros. Representações Sociais do Desenvolvimento Humano

7 Flávia Motta “O conceito da representação social representou um papel análogo na teoria da linguagem de Saussure, na teoria das representações infantis de Piaget ou ainda no desenvolvimento cultural de Vigotsky”. Moscovici, 1994 Representações Sociais do Desenvolvimento Humano

8 Flávia Motta A emergência do Eu em oposição ao mundo externo ocorre em relação estreita com as transformações mentais que permitem a representação das coisas e, portanto, o desenvolvimento do pensamento simbólico e da linguagem. O sujeito é autor da construção mental e ele a pode transformar na medida em que se desenvolve. Representações Sociais do Desenvolvimento Humano Os elementos que estruturam a representação advêm de uma cultura comum e estes elementos são aqueles da linguagem.

9 Flávia Motta Representações Sociais do Desenvolvimento Humano Representações sociais enquanto fenômeno mediador entre indivíduo e sociedade O signo lingüístico Saussure (Suiça, 1969) sentido + imagem acústica “sentido” é a mesma coisa que conceito ou idéia, isto é, a representação mental de um objeto ou da realidade social em que nos situamos, representação essa condicionada pela formação sociocultural que nos cerca desde o berço. imagem acústica “não é o som material, coisa puramente física, mas a impressão psíquica desse som”.

10 Flávia Motta CASA /k a z a/ construção lar moradia refúgio “preciso pintar as paredes da minha casa” “casa da vovó” Representações Sociais do Desenvolvimento Humano

11 Flávia Motta O ato da representação é crucial para a própria construção das representações sociais e como esta pode ser vista no seu processo de desenvolvimento nas noções de espaço potencial e atividade simbólica em Winnicott e Piaget. Enquanto Winnicott dirigiu seu trabalho ao desenvolvimento afetivo, Piaget ao desenvolvimento cognitivo. Representações Sociais do Desenvolvimento Humano

12 Flávia Motta As teorias do desenvolvimento humano são tomadas como “verdades”, porque coerentes com os valores dos contextos culturais nos quais se inserem. As representações sociais de infância não se separam das concepções de homem, de mundo, dos valores e normas vigentes em uma sociedade. Representações Sociais do Desenvolvimento Humano

13 Flávia Motta Comportamentos e atitudes socialmente construídos adquiriram um caráter de lei, de tal forma que os cuidados dirigidos à infância deixaram de ser apenas manifestações afetivas espontâneas, arbitrárias, e passaram a ser regra da sociedade, até mesmo com mecanismos de controle ao seu cumprimento. Destituição dos pais de seus direitos de proprietários dos filhos, para tornarem-se responsáveis por eles. Representações Sociais do Desenvolvimento Humano

14 Flávia Motta Resultados: criança brincadeiras inocência dependência adolescentes transformações no corpo crises existenciais sexualidade adulto produtividade estabilidade trabalho idoso experiência sabedoria Representações Sociais do Desenvolvimento Humano Estudo: conhecer os elementos das representações sociais do desenvolvimento humano em suas diferentes fases.

15 Flávia Motta As representações sociais não são um agregado de representações individuais da mesma forma que o social é mais que um agregado de indivíduos. A necessidade de defender a vida em comum aponta para a constituição de vidas individuais que sustentem em si mesmas as consequências plenas pelo fato de que as pessoas vivem umas com as outras e não existe vida humana sem a presença de outros seres humanos. Representações Sociais do Desenvolvimento Humano

16 Flávia Motta “Uma criança não é um vaso a encher, mas um fogo a ascender”.

17 Flávia Motta Obrigada!


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