A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola E. B. 2,3 c/ Sec. José Falcão de Miranda do Corvo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola E. B. 2,3 c/ Sec. José Falcão de Miranda do Corvo"— Transcrição da apresentação:

1 Escola E. B. 2,3 c/ Sec. José Falcão de Miranda do Corvo
7 de Novembro Dia Internacional Eco-Escolas O que é Programa Eco – Escolas?

2 O programa Eco-Escolas está vocacionado para a educação ambiental e para a cidadania
Principal objetivo: encorajar acções e reconhecer trabalho desenvolvido pelas escolas em benefício do ambiente.

3 4-Monitorização e avaliação 6-Divulgação e intervenção na Comunidade
7 passos para a implementação do programa 2-Auditoria 3-Plano de Ação 1-Conselho Eco- Escolas 7-Eco-Código 4-Monitorização e avaliação 6-Divulgação e intervenção na Comunidade 5-Trabalho curricular

4 1-Conselho Eco- Escolas
Como é constituído o nosso Conselho Eco-Escolas? Coordenadores do programa Professores dinamizadores Representante da Direção da escola Representantes da Autarquia Representante do Pessoal não Docente Representante da Ass. Pais e Enc. de Educação Alunos dos diferentes níveis de ensino

5 O que faz o Conselho Eco-Escolas?
Reúne periódica e formalmente OBJECTIVOS: Planeia e implementa o programa. Promove a participação ativa dos alunos. Assegura que as opiniões da comunidade escolar são tidas em conta e postas em prática. Estabelece a ligação entre a gestão da escola e a comunidade local. Assegura a continuidade do programa.

6 2-Auditoria Ambiental Auditoria Ambiental para quê ? Como se realiza?
A auditoria é a “ferramenta” de diagnóstico e avaliação da situação existente na escola Como se realiza? Aplicação de um questionário de referência e tratamento destes e de outros dados considerados relevantes, para se estabelecer um Plano de Acção.

7 3-Plano de Ação O que é o Plano de Ação Eco-Escolas?
Anualmente o Conselho Eco-Escolas deve aprovar um Plano de Ação que vá de encontro aos aspetos a melhorar, detetados na Auditoria Ambiental.

8 4-Monitorização e avaliação
Monitorizar e avaliar o quê? Monitorizar e avaliar a implementação do Plano de Ação, verificando se de facto houve melhoria em alguns dos aspetos trabalhados

9 5-Trabalho curricular Como podemos abordar o Programa Eco-Escolas na sala de aula? Os assuntos que se relacionam com ambiente e cidadania e que são abordados na sala de aula, devem influenciar o funcionamento da escola. As atividades a desenvolver devem estar relacionadas com o currículo escolar.

10 6-Divulgação e intervenção na Comunidade
Divulgar porquê e para quê? A divulgação é uma parte importante da formação ambiental e cívica. É importante proceder à divulgação das boas práticas realizadas, inclusivamente na Comunidade. Como divulgar? O Dia Eco-Escolas é uma forma de divulgação e sensibilização O Painel Eco – Escolas (bar dos alunos) Usando a comunicação social O blog Eco-Escolas

11 7-Eco-Código O que é o Eco-Código?
É uma declaração de objectivos, traduzidos por ações concretas, que todos os membros da comunidade deverão seguir - (frases simples e concretizáveis, objetivando a melhoria do ambiente que nos rodeia). Temos um Eco-Código mas este pode e deve ser atualizado pelos alunos, refletindo a prioridade das ações a seguir.

12 O nosso Eco-Código Mais papel... Menos árvores...
Frente e verso vou usar. Faz o teu papel: Recicla-o. É um jogo divertido, um dever atribuído, reciclar o lixo perdido. É fácil, é barato, há soluções, se reciclarmos aos milhões. Com energia renovável, Miranda mais saudável! Recicle o seu conhecimento, do lixo, Faça Arte! Amarelo, verde e azul Reciclar... é cool! Para o programa Eco-Escolas resultar, as luzes não esquecer de apagar. Reduzir, Reutilizar e Reciclar os 3R’s é o que está a dar! Óleo no óleão, é a solução!

13 (obrigatórios e com continuidade)
Que temas Eco-Escolas trabalhamos? Temas base Eco-Escolas: (obrigatórios e com continuidade) Resíduos Água Energia Tema do ano: Floresta Temas complementares: Ruído, Biodiversidade,… (outros temas não referidos na inscrição inicial podem ser propostos e incluídos no programa)

14 Que atividades podem integrar o programa?
Todas as que de alguma forma se relacionam com a problemática ambiental visitas de estudo concursos promovidos (ou não) pelo Eco-Escolas exposições trabalhos de investigação e …

15 …O Dia Eco – Escolas (realizar em Junho)
IV Feira “Usado não é lixo” - Atividades desportivas Teatro (Grupo de Teatro) Hino “ Sou ECO com Style” Grupo de Dança Os Chás do Sr Augusto: “Propriedades Curativas e culinárias das plantas” – Augusto Simões Atelier de pintura facial: “A Natureza no teu rosto” Outras atividades a propor pela comunidade escolar…

16 Para saber mais sobre o programa consultar:
O nosso blog Eco-Escolas Os painéis Eco-Escolas As coordenadoras do programa

17 FIM As coordenadoras: Dulce Dias Filomena Amaral


Carregar ppt "Escola E. B. 2,3 c/ Sec. José Falcão de Miranda do Corvo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google