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Elicitação de Requisitos Análise Orientada a Objetos Prof. Wolley W. Silva.

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1 Elicitação de Requisitos Análise Orientada a Objetos Prof. Wolley W. Silva

2 O que é Elicitação ? Descobrir, tornar explícito, obter o máximo de informações para o conhecimento do objeto em questão; Técnica para obtenção de dados por meio de seus stakeholders* para construir um produto, um sistema ou mesmo para aperfeiçoar determinado processo; *Stakeholders: pessoas ou organizações que influenciam de alguma forma os requisitos de um sistema.

3 Processo de Elicitação de requisitos

4 Quatro atividade principais da Elicitação Busca-se coletar os requisitos utilizando-se das mais variadas técnicas e meios (reuniões, planilhas, sistemas antigos ou similares, etc.) Identificação de Requisitos Classificação e Organização Priorização e negociação Especificação de Requisitos Nesta atividade, os requisitos coletados são organizações e inter-relacionados em grupos Essa atividade envolve a mediação de interesses conflitantes entre os stakeholders e a priorização dos requisitos obrigatórios em relação aos desejáveis Após a coleta, classificação e priorização, os requisitos devem ser documentados e encaminhados para validação

5 Fontes de Requisitos Stakeholders : são a maior fonte de requisitos. Ex. Usuários, operadores do sistema, desenvolvedores, clientes, arquitetos e testadores. Documentos: normas e legislações, documentos específicos da organização, como antigos relatórios, planilhas. Sistemas em operação: sistema anteriores ou atualmente em uso. A partir da análise de seu uso, podemos pensar em extensões ou alterações para otimizá-lo.

6 1.Entrevistas 2.Brainstorming 3.Questionários e pesquisas 4.Observação 5.Prototipagem 6.Técnicas de modelagem Técnicas para coleta de requisitos

7 1.Entrevista – O entrevistador deve possuir autorização ara entrevistar o stakeholder; – Estruturar a entrevista delimitando o tema, horário de início e um tempo máximo de duração; – Planejar a entrevista com estudos prévios sobre a organização (relatórios, formulários, etc.) e sobre o entrevistado (setor, função, nível hierárquico); – Iniciar com uma breve explicação sobre a importância do relato para o processo de desenvolvimento e sua relação com as demais fases; – As opiniões dos stakeholders deve ser descrita e nominalmente citadas; – O analista deve conduzir a reunião mantendo o foco no tema discutido;

8 2.Brainstorming – O objetivo primordial é fazer com que eles produzam e elaborem ideias; – Todas as ideias são anotadas e fixadas de forma que fiquem visíveis a todos os participantes; – Posteriormente, as ideias são discutidas e as consideradas interessantes são ranqueadas em níveis de prioridade; Técnicas para coleta de requisitos

9 3.Questionários e pesquisas – Indicado quando o analista de requisitos tem um domínio sobre o problema, se um numero muito grande de stakeholders ou não é possível reuni-los para um reunião individual ou em grupo. – Os questionários podem ser de dois tipos: abertos e fechados. Técnicas para coleta de requisitos

10 4.Observação – O analista se insere no contexto da organização para observar os processo cotidianos e levantar os requisitos baseados nas práticas das pessoas; – É indicado em casos em que stakeholders tiverem dificuldade de exprimir suas necessidade formalmente; Técnicas para coleta de requisitos

11 5.Prototipagem – Propõe a criação de um modelo simplificado do software para testar funcionalidade, grau de usabilidade e opções de desenvolvimento; – O protótipo de ser descartável, cujo objetivo e explorar requisitos mais complexos, ou evolutivos, que visa entregar uma parte do sistema ponta para uso. Técnicas para coleta de requisitos

12 5.Prototipagem Técnicas para coleta de requisitos

13 6.Técnicas de modelagem – Utiliza a UML para identificar atores e as interações entre ele e o sistema; – Especifica cada funcionalidade em “Casos de Uso” e as representa graficamente; Técnicas para coleta de requisitos

14 6.Técnicas de modelagem Técnicas para coleta de requisitos

15 Dificuldade na Elicitação de requisitos Os requisitos nem sempre são óbvios e podem ter diversas fontes diferentes; Os requisitos estão inter-relacionados, e um requisito pode interferir em outro; Os requisitos não têm todos o mesmo peso no projeto. Existem requisitos prioritários em relação a outros; Os requisitos têm graus diferentes de dificuldade, exigindo quantidades diferentes de tempo e esforço para serem atendidos; Os requisitos não são estáticos e podem ser alterados durante o processo;


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