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QUESTIONÁRIOS Prof. Adalberto.

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Apresentação em tema: "QUESTIONÁRIOS Prof. Adalberto."— Transcrição da apresentação:

1 QUESTIONÁRIOS Prof. Adalberto

2 O que é um questionário ? Veículo de pesquisa (técnica de investigação) com as seguintes características: Deve ser corretamente interpretado pelo publico questionado; Deve ser preenchido corretamente Retorno maciço Fácil tabulação

3 Características Determinar o público alvo;
Critérios para amostragem, se geograficamente disperso; Motivar seu preenchimento; Planejado;

4 Planejamento do questionário
Levantamento da situação; Definição de objetivos e metas; Plano de ação para execução do questionário; Cronograma; Orçamento; Definição dos recursos necessários; Delimitação;

5 Fases do questionário Determinação dos objetivos; Definição da amostra/população; Definição da amostra para teste; Elaboração do questionário; Aplicação do questionário na amostra para teste; Correções do questionário; Redação e arte final;

6 Fases do questionário Aplicação do questionário; Tabulação dos dados; Digitação; Tratamento estatístico; Análise e interpretação; Relatório de pesquisa.

7 Tipo de questionário Abordagem de pesquisa
Correio – Use quando: Entrevistados estão espalhados; Fácil de responder; Sem aprofundamento; Telefone Pode reduzir custos; Sem controle da amostragem;

8 Tipo de questionário Pessoal Informação complexa;
Tendência do entrevistado; Comprovação é requerida;

9 Quatro tipos de resposta
Múltipla escolha; Dicotômica; Classificação; Aberta fechada.

10 Múltipla escolha * Obtém respostas específica do pesquisador
* Resposta fácil e rápida * Permite mais itens do que seria em aberta-fechada no mesma duração de tempo * Fácil tabulação dos dados * Pode ser usada para respostas escalonadas ou categóricas * Não permite criatividade ou originalidade na resposta * Requer tempo para gerar bons resultados;

11 Dicotômica Resposta fácil e rápida * Tabulação fácil e rápida
* Limita severamente a quantia de informação * Pode produzir dados errados se entrevistados não podem decidir como responder

12 Classificação Força descriminação entre as respostas
Não produz grau de preferência do entrevistado mas somente a preferência para selecionadas respostas sobre outras respostas Entrevistado não é permitido desgostar das respostas Respostas mais difícil e mais lenta do que múltipla escolha

13 Aberta-fechada Pode gerar respostas criativas e originais;
Pode medir a organização de idéias; Pode gerar informação imprevisível; Requer muito tempo do entrevistado; Requer muito esforço do entrevistado; Requer muito tempo do pesquisador ou pessoal de escritório para codificar e tabular dados.

14 COLETA DE DADOS 1. Entrevistando; 2. Administrando instrumentos;
3. Observação; 4. Exame de documentos.

15 Entrevista Entrevistador – treinado; Pode existir questionário prévio;

16 Administrando Uma pessoa (administrador) dá instrumentos* (questionários, escalas de atitudes, testes) ao sujeito e então coleta os dados;

17 Observação Uma pessoa (observador) assiste o sujeito (pessoa, animal, etc.) e registra características (observações) da situação sobre um instrumento previamente preparado

18 Exame de documentos Uma pessoa (pesquisador ou assistente) examina documentos, materiais ou artefatos físicos e registra os dados

19 Razões para evitar o questionamento de pessoas.
Hábito de mentir. Pessoas algumas vezes mentem, particularmente com itens sensíveis tais como renda, idade, freqüência de sexo; Omissão. Pessoas freqüentemente omitem ou recusam-se a responder itens sensíveis; Recordação Imprecisa. O que você comeu no almoço Quinta-feira passada?

20 Razões para evitar o questionamento de pessoas.
Indução do Entrevistador. O entrevistador poderia "direcionar" o sujeito a uma certa resposta; Interação Entrevistador-Entrevistado. Algumas vezes o entrevistado e entrevistador entram em conflito

21 Razões para evitar o questionamento de pessoas.
Itens Tendenciosos. Algumas vezes itens do questionário são redigidos para que eles direcionem o entrevistado a respostas específicas.

22 Razões para evitar o questionamento de pessoas.
Informação Insuficiente. Algumas pessoas não sabem ou nunca souberam responder a uma questão ou elas podem ter somente pedaços da informação mas não no seu todo;

23 Resumo 1. Listar as variáveis e suas definições operacionais;
2. Considerar, variáveis demográficas, se relevante; 3. Especificar o tipo de entrevistado; 4. Selecionar abordagem por correio, telefone ou pessoal;

24 Resumo - continuação 5. Determinar o tamanho da estrutura para o questionário ou entrevista; 6. Determinar o nível de medição desejado e o tipo de formato da resposta para cada item; 7. Escrever os itens do questionário; 8. Conferir os itens para fatores de invalidação.

25 Resumo - continuação 9. Determinar a localização e seqüência dos itens; 10. Escrever a introdução, instrução e finalização do questionário; 11. Treine o administrador do questionário ou entrevistador;

26 Resumo continuação 12. Use técnicas para aumentar a quantidade de respostas, se utilizar o correio; 13. Conduza um estudo piloto; 14. Confira quais questões identificam medidas apropriadas das variáveis.

27 FIM


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