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Grupo de Trabalho Tabulação Vera Marchesi - Gerente de Qualidade IBOPE Media Information vmarchesi@ibope.com.br Novembro de 2005.

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1 Grupo de Trabalho Tabulação Vera Marchesi - Gerente de Qualidade IBOPE Media Information Novembro de 2005

2 Quando começa a Tabulação?
Definição e Qualificação do Tema Elaboração do Questionário Trabalho de Campo Tabulação Análise e Apresentação dos Resultados

3 Quando começa a Tabulação?
Análise e Apresentação dos Resultados Como serão apresentados os resultados: Total ou por grupos? Plano de Tabulação Tenho as informações para analisar diferentes grupos (sexo, idade, escolaridades, etc.) ? Elaboração do Questionário Quantas entrevistas eu vou ter para cada um dos grupos? Esta quantidade é suficiente para ser apresentada? Definição da Amostra A Tabulação “começa” no planejamento

4 PREPARAÇÃO DOS DADOS PARA A TABULAÇÃO
Antes de iniciar o processo de tabulação propriamente dito, a primeira etapa a ser cumprida consiste na filtragem dos questionários para verificações do tipo: Todas as perguntas têm resposta associada ou alguma está em branco As perguntas-filtro foram observadas Coerência das respostas entre si Ambigüidade (qual dos itens recebeu o “x”)

5 PREPARAÇÃO DOS DADOS PARA A TABULAÇÃO
Outra etapa antes da tabulação consiste na codificação de perguntas, que pode se dar em 2 momentos: Pré-codificação  associação de um código a cada opção de resposta já na elaboração do questionário (perguntas fechadas). Pós-codificação  associação de códigos às respostas somente no retorno dos questionários, após a listagem de todas as respostas obtidas e análise das respostas com mesmo significado, que ficarão sob o mesmo código (perguntas abertas).

6 A TABULAÇÃO A tabulação consiste, simplesmente, em contar o número de casos que caem em cada uma das várias categorias de respostas. Os objetivos da tabulação são: Determinar a distribuição de frequência Calcular a estatística descritiva, médias ou porcentagens.

7 TIPOS DE PERGUNTAS PERGUNTAS PERGUNTAS FECHADAS ABERTAS
NÃO ESTRUTURADA RESPONDIDA COM AS PRÓPRIAS PALAVRAS AMPLIA A GAMA DE RESPOSTAS NA LINGUAGEM DO ENTREVISTADO Resposta única MÚLTIPLA ESCOLHA Respostas Múltiplas DIFICULDADE DE EXPRESSÃO DO ENTREVISTADO REGISTRO TRABALHOSO E DEMORADO EXIGE TRABALHO DE CODIFICAÇÃO

8 Perguntas de resposta única – PROPORÇÕES (porcentagens)
Ex: AVALIAÇÃO DA PUC-SP NA PREPARAÇÃO DOS ALUNOS PARA O MERCADO DE TRABALHO Total das respostas = 100%

9 Perguntas de resposta única – MÉDIA
Ex: NOTAS DE 0 A 10 PARA ITENS ESPECÍFICOS Professores Relacionamento entre professor e aluno Possibilidade de expressão dos alunos Localização do Campus Eventos culturais Segurança Higiene Infra-estrutura 8,3 8,1 8,0 7,8 7,7 5,6 5,3 4,7 Nota média

10 Perguntas de resposta Múltipla
Ex: Entre estas, quais as razões mais importantes para que os alunos escolham a PUC? (aceitar 1 ou mais respostas) Total das respostas > 100%

11 (atributos positivos)
Perguntas Abertas A PUC-SP EM UMA PALAVRA (atributos positivos)

12 A TABULAÇÃO CRUZADA Na tabulação cruzada, a amostra é dividida em subgrupos, para que se verifique como as respostas variam de grupo para grupo. A tabulação cruzada é um importante componente da análise dos dados. Na grande maioria das vezes com uma leitura bem feita das tabulações cruzadas, chega-se a grandes conclusões, sem a necessidade de análises estatísticas mais sofisticadas.

13 Exemplo de variáveis de cruzamento
Em princípio, todas as variáveis demográficas podem ser utilizadas (sexo, idade, etc...) SEXO MASCULINO % FEMININO % IDADE De 17 a 19 anos % De 20 a 22 anos % anos ou mais % CIDADE DE ORIGEM SÃO PAULO (CAPITAL) % Interior de SP % Demais Estados % Outros países % CURSO DIREITO % PSICOLOGIA % ECONOMIA % ADMINISTRAÇÃO % CIÊNCIAS SOCIAIS % SERVIÇO SOCIAL % OUTROS (9 cursos) % TIPO DE INSTITUIÇÃO ESCOLA PÚBLICA 20% ESCOLA PARTICULAR 80%

14 A TABULAÇÃO CRUZADA Resultado da Tabulação
Outras variáveis (perguntas) podem ser utilizadas como elementos de cruzamento Ex: Avaliação sobre a PUC x Condição do Aluno Resultado da Tabulação

15 TABULAÇÃO CRUZADA Cuidados na Análise Leitura “na vertical”:
25% do Total dos entrevistados acham o ensino na PUC “Muito Bom” Entre os entrevistados que Só Estudam esta proporção é ainda mais alta, atingindo 29% Leitura “na horizontal” 57% dos que avaliam menos positivamente o ensino na PUC (“Regular”) são pessoas que Só Estudam Tal dado é ainda mais significativo se consideramos que apenas 45% dos entrevistados (Perfil da Amostra) não trabalham, Só Estudam


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