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PublicouBeatriz Caravalho Alterado mais de 10 anos atrás
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA TÉCNICAS DE PESQUISA EM ECONOMIA
O PROCESSO DE PESQUISA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CURSO DE ECONOMIA TÉCNICAS DE PESQUISA EM ECONOMIA GIL, A. C. R (2002), cap. 8
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As técnicas Coleta de dados secundários (dados de “papel”), constituídos de material escrito Pesquisas de campo (via observação direta ou interrogação) Entrevista pessoal Entrevista por telefone Questionário auto-aplicado Questionário aplicado por entrevista
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QUESTIONÁRIO Consiste em rol de questões propostas por escrito
O auto-aplicado é respondido pelo pesquisado E o aplicado é respondido pelo pesquisador O questionário aplicado com entrevista é o formulário
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VANTAGENS DO QUESTIONÁRIO
Atinge grande número de pessoas Implica menores gastos com pessoal (pesquisadores) Garante anonimato Resposta quando convier Não expõe pesquisados à influência do pesquisador Favorece tabulação e análise dos dados
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DESVANTAGENS DO QUESTIONÁRIO
Exclui quem não sabe ler e escrever Impede auxílio de informante Impede conhecimento das circunstâncias em que foi respondido Não há garantia de preenchimento Não é possível complexidade Podem ter itens dúbios (subjetivos)
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TIPOS DE QUESTÃO Fechadas
Apresenta-se um conjunto de respostas (ver p. 138) Observação: Há casos em que mais de uma resposta é possível, mas não se deve oferecer um número muito grande de alternativas para não prejudicar escolhas
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TIPOS DE QUESTÃO Abertas
Apresenta-se a pergunta com um espaço para a resposta Tem a vantagem de não forçar o enquadramento da resposta em questões pré-estabelecidas Mas dificulta o processo de tabulação, devendo ser restringidas em número
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TIPOS DE QUESTÃO Dependentes Uma questão que depende da outra
Ver p. 140/141
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CONTEÚDO DAS QUESTÕES Podem se referir ao que as pessoas sabem (fatos) ao que pensam, esperam, sentem ou preferem
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QUESTÕES SOBRE FATOS Dados concretos sobre sexo, idade, naturalidade, estado civil, número de filhos, etc. Normalmente são respondidas com sinceridade, a não ser que o pesquisado suponha que as respostas derivem conseqüência negativa
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QUESTÕES SOBRE ATITUDES E CRENÇAS
Fenômenos subjetivos (p. 141/142) Difíceis de responder porque nem sempre se tem opinião sobre o tema ou um única idéia formada
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QUESTÕES SOBRE COMPORTAMENTO
Comportamento passado ou presente de uma pessoa é um indicador de como se comportaria em condições similares
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ESCOLHA DAS PERGUNTAS Regras Têm que estar relacionadas ao problema
Não se deve incluir perguntas que podem ser respondidas por outras formas Deve-se considerar efeitos sobre tabulação/análise Deve-se evitar perguntas que envolvam questões de intimidade
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NORMAS PARA FORMULAÇÃO DE PERGUNTAS
Formulação clara, concreta e precisa Considerar perfil do pesquisado Pergunta deve possibilitar uma única interpretação Não deve sugerir respostas Devem referir-se a uma única idéia por vez
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NÚMERO DE PERGUNTAS Regra geral: 30
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ORDEM DAS PERGUNTAS Técnica do funil
Cada questão posterior deve ser mais específica Ver exemplo p. 143
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APRESENTAÇÃO DO QUESTIONÁRIO
Apresentação gráfica (deve facilitar ao máximo) Diagramação Tipo de papel caracteres
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APRESENTAÇÃO DO QUESTIONÁRIO (p. 144)
Instruções para preenchimento Introdução do questionário
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PRÉ-TESTE DO QUESTIONÁRIO
Prova preliminar Busca evidenciar as falhas na sua elaboração Normalmente se aplica de 10 a 20 pessoas
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ENTREVISTA Técnica de interação social (diálogo assimétrico, em que uma parte é fonte de informação e a outra busca coletar dados) Normalmente são face a face (podendo ser por telefone)
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VANTAGENS Não exige que pesquisado saiba ler e escrever É flexível
Capta expressão corporal, tom de voz, etc. Possibilita esclarecer questões Permite maior profundidade na obtenção de dados Oferece maior garantia de obtenção de respostas
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DESVANTAGENS Custo de treinamento de pessoal Tempo despendido
Ausência de anonimato Influência do pesquisador (opiniões, aspecto pessoal) Dificuldade de tabulação e análise de dados
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Obs. Ver vantagens e desvantagens de entrevista por telefone (p. 147)
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