A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sumário – Metodologia/21-06

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sumário – Metodologia/21-06"— Transcrição da apresentação:

1 Sumário – Metodologia/21-06
Delineamento da pesquisa Pesquisa bibliográfica Pesquisa documental Pesquisa de campo Levantamentos (surveys) Universo da pesquisa e sujeitos Instrumentos ou técnicas de coleta de dados Documentos Entrevista Questionário Observação

2 Delineamento da pesquisa
Ao escolher determinado “campo” (uma comunidade, uma instituição etc.) deve se ter claros os objetivos que se quer alcançar. A ausência de focalização e de critérios na coleta de dados resulta: Perda de tempo, excesso de dados e dificuldade de interpretação.

3 Delineamento (cont.) O trabalho de pesquisa é um sistema coordenado e coerente de conceitos e proposições. As definições apresentadas no projeto devem possibilitar a verificação empírica do problema = determinação de estratégias ou plano que estabeleça as atividades que serão desenvolvidas (meios técnicos) Os tipos de pesquisa não são excludentes. Uma pesquisa pode ser ao mesmo tempo bibliográfica, documental e de campo. Alguns autores definem como métodos os procedimentos mais amplos de raciocínio e técnicas são os procedimentos mais restritos que operacionalizam os métodos, por meio de instrumentos adequados.

4 Pesquisa bibliográfica
Estudo sistematizado feito com base em publicações (livros, artigos, revistas etc.). Permite ao pesquisador informações sobre uma gama de fenômenos, principalmente quando os dados estão dispersos. Cuidados: Assegurar-se das condições em que os dados forma obtidos Analisar em profundidade as informações, face a existência de possíveis incoerências ou contradições. Utilizar fontes diversas

5 Pesquisa documental Realizada em documentos conservados no interior de órgãos públicos e privados de qualquer natureza, ou documentos pessoais. documentos oficiais, contratos, relatórios registros, anais, regulamentos, circulares, ofícios, memorandos, balancetes, sistemas de dados, diários, tabelas e registros estatísticos etc. Assemelha-se à pesquisa bibliográfica – a diferença está na natureza das fontes. Os documentos da pesquisa documental, muitas vezes ainda não receberam tratamento analítico ou podem ser reelaborados de acordo com os objetivos da pesquisa. Pesquisa ex post facto Refere-se a um fato já ocorrido. Neste tipo de investigação o pesquisador não tem controle direto sobre as variáveis, porque suas manifestações já ocorreram. São feitas inferências sobre a relação entre as variáveis sem observação direta. Esta pesquisa distingue-se da experimental e lida com variáveis que não são manipuláveis: classe social, nível intelectual etc. recomenda-se neste tipo de pesquisa considerar outras variáveis também relevantes para controle estatístico, com a utilização de análise multivariada.

6 Pesquisa ou estudo de campo
É realizada no local onde ocorre ou ocorreu um fenômeno e busca aprofundar questões sobre o objeto de estudo. É necessário observar como ocorre determinado fenômeno/realidade Pode incluir entrevistas, aplicação de questionários, testes e observação.

7 Levantamentos Caracterizam-se pelas perguntas feitas diretamente a um grupo significativo de pessoas acerca do problema estudado para, mediante análise quantitativa obter conclusões sobre os dados coletados. A seleção é feita mediante procedimentos estatísticos, a partir de uma amostra significativa do universo a ser pesquisado.

8 Universo da pesquisa e sujeitos
É definido toda a “população” (produtos, serviços, pessoas, instituições etc.) que possuem as características que serão objeto de estudo. É necessário apresentar os critérios de escolha tanto do universo como dos sujeitos.

9 Exemplo O universo da pesquisa de campo será a empresa X, que atua na área Y, que vem desenvolvendo experiências de Os sujeitos da pesquisa referem-se ao corpo gerencial da empresa X, que inclui diretores, chefes de divisão, respectivamente o primeiro e segundo níveis gerenciais, perfazendo um total de Y pessoas. O universo da pesquisa será um conselho municipal de controle social do Fundef, de cidade no entorno do DF, que se encontre com o conselho em funcionamento e que se tenha informações que já tenham desenvolvido ações de integração com a comunidade. Os sujeitos são os atuais conselheiros e ex-conselheiros, especialmente os professores e pais de alunos, em um total de 10 pessoas.

10 Técnicas de coleta de dados
Documentos Considera-se documento qualquer registro escrito que possa ser usado como fonte de informação. A análise de documentos pode ser realizada combinada com outra técnica de coleta. Devem ser indicadas a natureza dos documentos com que se pretende trabalhar (se são leis, relatórios técnicos etc.) e com que finalidade serão utilizados. Quando combinada com outra técnica, ela pode ser usada para “checagem” ou complementação dos dados obtidos por meio de outras técnicas.

11 Entrevista Técnica utilizada para obtenção de informações sobre “o que as pessoas sabem, crêem, esperam, sentem ou desejam, pretendem fazer, fazem ou fizeram [...]” (SELLTIZ, 1967, apud GIL, 1999, p. 117). É eficiente na coleta de dados em profundidade sobre o comportamento humano A entrevista é realizada, é feita cara a cara com o entrevistado.

12 Entrevista (II) Níveis de estruturação Estruturada ou fechada
Relação fixa de perguntas, cuja ordem e redação permanece invariável para todos os entrevistados. Quando se utiliza de respostas previamente estabelecidas, aproxima-se do questionário. Não-estruturada ou aberta não é dirigida, o entrevistado fala livremente sobre suas opiniões. Pode ser usada quando se quer explorar a fundo uma experiência específica. Semi-estruturada de caráter mais flexível, é realizada a partir de um esquema básico (roteiro), pelo qual é possível realizar as adaptações necessárias. A entrevista estruturada geralmente é realizada com grande número de pessoas. As respostas obtidas são padronizadas. Observações: não possibilita a análise dos fatos com maior profundidade, já que as informações são obtidas a partir de uma lista pré-fixada.

13 Questionário (I) Apresenta questões por escrito às pessoas. As questões podem ser abertas, fechadas ou relacionadas abertas: as respostas são livres, sem restrições fechadas: são apresentadas alternativas de resposta relacionadas: questões dependentes Nas questões fechadas, deve tomar o cuidado para que as alternativas sejam excludentes. Apenas uma alternativa poderá corresponder à situação. Às vezes pode haver situações em que mais de uma alternativa poderá ser escolhida: que esportes vc pratica. Nesses casos deve ser esclarecida a situação. Nas abertas, corre-se o risco de muitas questões não retornarem respondidas. também o processo de tabulação é mais complexo.

14 Questionário (II) Questões Pré-teste do questionário
devem ser incluídas apenas questões relacionadas ao problema pesquisado e que possam ser respondidas sem maiores dificuldades. as perguntas devem: ser claras, concretas e precisas possibilitar uma única interpretação referir-se a uma única idéia de cada vez Pré-teste do questionário Prova preliminar com a finalidade de evidenciar falhas na redação do questionário, como: complexidade da pergunta, imprecisão na redação, exaustão, constrangimento etc.

15 Exemplos Questões abertas: Questões fechadas Questões relacionadas
Qual é, no seu entender, o principal problema que o governo precisa resolver? Questões fechadas Qual a sua religião Católico, protestante, espírita, outra religião, sem religião Questões relacionadas 1) Você fuma cigarros? sim (responda à questão seguinte), não (responda à questão nº 3) 2)Quantos cigarros fuma por dia? Menos de cinco, cerca de meio maço, um maço.... 3)Você já fumou no passado? sim, não

16 Observação Percepção direta do pesquisador sobre os fatos, sem intermediação. Tipos: simples: espontânea, informal. Não é planificada participante: o pesquisador está engajado na vida do grupo ou na situação, é um espectador interativo sistemática: prevê a elaboração prévia de plano de trabalho A observação simples não é adequada quando se quer testar hipóteses

17 Exemplo de metodologia
Os dados serão coletados por meio de pesquisa bibliográfica em livros, revistas especializadas , a partir dos quais serão buscados Serão levantadas as diretrizes e os programas em leis, portarias ....., a fim de A pesquisa documental será feita nos arquivos do , onde serão encontrados regulamentos, tabelas Esses dados contribuirão para Na pesquisa de campo, serão realizadas entrevistas semi-estruturadas junto a que possibilitarão (Ou serão aplicados questionários junto a


Carregar ppt "Sumário – Metodologia/21-06"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google