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Métodos de obtenção de dados
Execução da pesquisa
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CARACTERIZANDO A PESQUISA
“ É um conjunto de procedimentos sistemáticos, baseado no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para problemas propostos, mediante a utilização de métodos científicos.”
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REQUISITOS PARA UMA PESQUISA
Conhecimento do assunto Confiança na experiência curiosidade criatividade paciência Recursos humanos Perseverança Imaginação disciplinada Atitude auto corretiva financeiro
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CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS
Ponto de Vista da sua Natureza Básica (bibliográfica) Aplicada (aplicação prática)
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CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS
Ponto de Vista da Forma de Abordagem do Problema Quantitativa Qualitativa
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CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS
do Ponto de Vista de seus Objetivos Pesquisa exploratória (levantam de dados, entrevistas) Pesquisa descritiva (questionário ) Pesquisa explicativa (método experimental)
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CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS
DO PONTO DE VISTA DOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS Pesquisa bibliográfica Documental Experimental (amostragem) Levantamento (grupo de interesse)
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Objetivo: Identificar os processos de coleta e análise de dados em uma pesquisa científica. Planejamento da Pesquisa Execução da Pesquisa
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O PLANEJAMENTO DA PESQUISA
Dependerá de três fases: Fase decisória: escolha do tema, definição e a delimitação do problema de pesquisa; Fase construtiva: construção de um plano de pesquisa e a execução da pesquisa; Fase redacional: análise dos dados relatório final
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PROJETO DE PESQUISA Escolha do assunto: Tema: O que pretendo abordar?
Linha de pesquisa
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Projeto de pesquisa Traçar os caminhos que deverão ser trilhados para alcançar os objetivos. O que será pesquisado? O que se vai fazer? Por que se deseja fazer a pesquisa?
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Projeto de pesquisa Como será realizada a pesquisa?
Para que se deseja fazer a pesquisa? Como será realizada a pesquisa? Quais os recursos serão necessários para a execução? Quanto vai custar, quanto tempo vai se levar para executá-la e quem serão os responsáveis pela sua execução
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Tema de pesquisa INTRODUÇÃO (o que se vai fazer? “Por quê”?
Contextualize o tema Levante o problema Justifique o porquê da sua pesquisa Indique os resultados esperados
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HIPÓTESES São suposições colocadas como respostas plausíveis e provisórias para o problema de pesquisa.
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O que você deseja fazer, o que pretende alcançar.
OBJETIVOS (para quê?) O que você deseja fazer, o que pretende alcançar.
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Objetivo geral: Qual o objetivo a ser alcançado Objetivos específicos: Torne operacional, o que será realizado
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Os objetivos devem estar coerentes com a justificativa e o problema proposto
Os enunciados dos objetivos devem começar com um verbo no infinitivo e este verbo deve indicar uma ação passível de mensuração
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REVISÃO DE LITERATURA ( O que foi escrito sobre o tema) Pontos-de-vista convergentes Pontos-de-vista divergentes
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METODOLOGIA ( Como? Onde? Com que?) Desenho metodológico
(qualitativa, quantitativa) Tipo de pesquisa Delimitar local Coleta de dados e instrumentos Como irá tabular e como será analisado; indique os passos de desenvolvimento do modelo
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Elaboração do relatório final
CRONOGRAMA Quando? Quanto tempo? Elaboração do projeto Coleta de dados Tabulação e análise dos dados Elaboração do relatório final
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CRONOGRAMA DE ATIVIDADES Especificação das Fases e/ou Etapas Ano: J F
Levantamento de literatura X Montagem do Projeto Coleta de dados Tratamento dos dados Elaboração do Relatório Final Revisão do texto Entrega do trabalho
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ORÇAMENTO QUANTO VAI CUSTAR? Material de consumo;
Outros serviços e encargos (transportes); Material permanente (equipamentos) ORÇAMENTO
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participantes do projeto:
acadêmico orientador EXECUTORES
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que materiais foram consultados de acordo com citações da NBR (6023)
BIBLIOGRAFIA
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ANEXOS Questionário
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CITAÇÃO NBR 10520 É a menção, no texto, de informação extraída de outra fonte (revistas, livros, fita de vídeo etc.) para esclarecer, ilustrar ou sustentar o assunto apresentado. Citação direta Citação indireta Citação de citação
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CITAÇÃO DIRETA "Deve-se indicar sempre, com método e precisão, toda documentação que serve de base para a pesquisa, assim como idéias e sugestões alheias inseridas no trabalho." (CERVO; BERVIAN, 1978, p. 97). CITAÇÃO INDIRETA Barras (1979) ressalta que, apesar da importância da arte de escrever para a ciência, inúmeros cientistas não têm recebido treinamento neste sentido. CITAÇÃO DE CITAÇÃO "O homem é precisamente o que ainda não é. O homem não se define pelo que é, mas pelo que deseja ser." (ORTEGA Y GASSET, 1963, apud SALVADOR, 1977, p. 160). Segundo Silva (1983 apud ABREU, 1999, p. 3) diz ser [ ]
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FICHAMENTO As fichas permitem: Identificar as obras;
Conhecer seu conteúdo; Fazer citações; Analisar o material; Elaborar críticas.
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TIPOS DE FICHAS Ficha bibliográfica; Ficha de citações;
Ficha de resumos ou de conteúdo; Ficha de comentário; Informação geral; Ficha de esboço (principais idéias)
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Interpretação Informação Operações lógicas Dados Conhecimento
Pirâmide do Conhecimento O processo de produção de conhecimento científico envolve os dados, os quais representam a "matéria-prima" bruta, a partir dos quais as operações lógicas criam informações e, finalmente, estas últimas são interpretadas para gerar conhecimento.
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É desejável que os processos se alternem
Execução da Pesquisa Coleta de dados Análise de dados É desejável que os processos se alternem
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Coleta de Dados “É a fase do método de pesquisa cujo o objetivo é obter informações da realidade.” (Rudio, 1978) “Etapa da pesquisa em que se inicia a aplicação dos instrumentos elaborados e das técnicas selecionadas, a fim de se efetuar a coleta dos dados previstos.” (Lakatos, 2003)
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Coleta de Dados tarefa cansativa;
em geral, toma mais tempo do que se espera; exige do pesquisador: paciência; perseverança; esforço pessoal; cuidadoso registro dos dados; bom preparo anterior (Plano de Coleta de Dados).
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Técnicas / instrumentos de Coleta de Dados
1) A escolha depende dos objetivos da pesquisa 2) deve-se realizar um pré-teste do instrumento; minimizar resultados com erros; minimizar ambigüidades; minimizar o emprego de linguagem inacessível; antecipar a reação do respondente. deve-se preparar o aplicador. coleta documental; observação; entrevista; questionário; formulário; teste; (outras).
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COLETA DOCUMENTAL Órgãos públicos e privados Documentos pessoais
documentos oficiais, contratos, relatórios registros, anais, regulamentos, circulares, ofícios, memorandos, balancetes, sistemas de dados, diários, tabelas e registros estatísticos etc.
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COLETA DOCUMENTAL 1) Documentação Indireta
Objetivo: Recolher informações prévias sobre o campo de interesse. Pesquisa documental Fontes primarias Levantamento de dados Pesquisa bibliográfica Fontes secundarias
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Fontes documentos Arquivos Públicos a) Documentos oficiais
b) Publicações parlamentares c) Documentos jurídicos d) Iconografia (registros visuais)
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Fontes documentos Arquivos Particulares
a) Domicílios particulares (correspondências, memórias, diários, autobiografias) b) Instituições de ordem privada (registros, correspondências, memoriais) c) Instituições públicas
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Fontes documentos Fontes Estatísticas a) Características da população
b) Fatores que influem no tamanho da população c) Distribuição da população d) Fatores econômicos e) Moradia f) Meios de comunicação
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Pesquisa Bibliográfica
publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, pesquisas, livros, monografias, teses, material cartográfico, etc., até meios de comunicação orais: rádio, gravações em fita magnética e audiovisuais: filmes e televisão. Definir/resolver problemas pesquisador Bibliografia Relacionada ao tema da pesquisa Reforço para analise Explorar novas áreas
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Tipos de Fontes Bibliográficas
Imprensa escrita Meios audiovisuais Material cartográfico Publicações
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COLETA DOCUMENTAL 1) Documentação Indireta
Objetivo: Recolher informações prévias sobre o campo de interesse. Pesquisa documental Fontes primarias Levantamento de dados Pesquisa bibliográfica Fontes secundarias
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COLETA DOCUMENTAL 1) Documentação direta
Objetivo: levantamento de dados no próprio local onde os fenômenos ocorrem. Pesquisa De campo Fontes primarias Levantamento de dados Pesquisa De laboratório Fontes secundarias
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Observação direta Método informal (fases iniciais)
atuação de observadores treinados para obter determinados tipos de informações sobre resultados, processos e impactos. habilidade do pesquisador em captar informação através dos cinco sentidos, julgá-las sem interferências e registrá-las com fidelidade
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Entrevista - I Técnica utilizada para obtenção de informações sobre:
“o que as pessoas sabem, crêem, esperam, sentem ou desejam, pretendem fazer, fazem ou fizeram [...]” (SELLTIZ, 1967, apud GIL, 1999, p. 117). É eficiente na coleta de dados em profundidade sobre o comportamento humano. A entrevista é realizada pessoalmente com o entrevistado.
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Níveis de estruturação
Entrevista - II Níveis de estruturação Estruturada ou fechada Não-estruturada ou aberta semi-estruturada Relação fixa de perguntas Exposição livre Das opiniões Roteiro Ordem e redação Invariável ~questionário Adaptações Semi-estruturada de caráter mais flexível, é realizada a partir de um esquema básico (roteiro), pelo qual é possível realizar as adaptações necessárias.
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Questionário (I) Apresenta questões por escrito às pessoas. As questões podem ser abertas, fechadas ou relacionadas abertas: as respostas são livres, sem restrições fechadas: são apresentadas alternativas de resposta relacionadas: questões dependentes
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Questionário (II) Questões Pré-teste do questionário
devem ser incluídas apenas questões relacionadas ao problema pesquisado e que possam ser respondidas sem maiores dificuldades. as perguntas devem: ser claras, concretas e precisas possibilitar uma única interpretação referir-se a uma única idéia de cada vez Pré-teste do questionário Prova preliminar com a finalidade de evidenciar falhas na redação do questionário, como: complexidade da pergunta, imprecisão na redação, exaustão, constrangimento etc.
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Exemplos Questões abertas:
Qual é, no seu entender, o principal problema que o governo precisa resolver? Questões fechadas Qual a sua religião Católico, protestante, espírita, outra religião, sem religião Questões relacionadas 1) Você fuma cigarros? sim (responda à questão seguinte), não (responda à questão nº 3) 2)Quantos cigarros fuma por dia? Menos de cinco, cerca de meio maço, um maço.... 3)Você já fumou no passado? sim, não
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Passo 1 Especificar que informações serão procuradas/solicitadas. Passo 2 Determinar o tipo de questionário e a metodologia de administração. Passo 3 Determinar o conteúdo de cada pergunta. Passo 4 Determinar a forma de resposta para cada questão. Passo 5 Determinar o fraseado de cada questão. Passo 6 Determinar a seqüência das questões. Passo 7 Determinar as características físicas do questionário. Passo 8 Reexaminar os passos 1-7 e rever se necessário. Passo 9 Pré testar o questionário e rever se necessário.
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Grupos focais Definição:
É um grupo de discussão informal e de tamanho reduzido (até 12 pessoas). Objetivos: Obter informação qualitativa em profundidade. Revelar as percepções dos participantes sobre os tópicos em discussão.
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Grupos focais Características do método Participantes semelhantes:
- nível de escolaridade - condição social - servidores de um mesmo setor publico Os participantes são incentivados a conversar entre si, trocando suas experiências, relatando suas necessidades, observações, preferências, etc. Duração de cada sessão: 30 a 90 min. Limite de tópicos: no máximo 5 assuntos Observador externo: não se manifesta
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Grupos focais (GF) x questionários (survey)
Dados qualitativos Dados quantitativos Pequenas amostras Grandes amostras Questões e respostas não estruturadas questões muito bem estruturadas, padronizadas, e respostas precodificadas Utilidade:
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Utilidades estágios exploratórios de uma pesquisa;
Quando administradores querem ampliar sua compreensão a respeito de um projeto, programa ou serviço. pode ser utilizado para monitorar um serviço em execução; Ex.: grau de satisfação das pessoas
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Exemplo de metodologia
Os dados serão coletados por meio de pesquisa bibliográfica em livros, revistas especializadas , a partir dos quais serão buscados Serão levantadas as diretrizes e os programas em leis, portarias ....., a fim de A pesquisa documental será feita nos arquivos do , onde serão encontrados regulamentos, tabelas Esses dados contribuirão para Na pesquisa de campo, serão realizadas entrevistas semi-estruturadas junto a que possibilitarão (Ou serão aplicados questionários junto a
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