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Avaliação de Brindes Agosto /2001.

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1 Avaliação de Brindes Agosto /2001

2 Objetivo Primário Objetivos Secundários
Identificar a preferência por tipo de promoção de vendas e prêmios junto a professores - clientes potenciais. Objetivos Secundários Perfil demográfico Sexo Idade Estado Civil Promoções que participou Prêmios oferecidos nas promoções que participou Preferência por tipos de promoção Prêmios que gostaria de ganhar (menções espontâneas) Preferências por prêmios (estimulado) – por categorias de valores de produtos Equipamentos de informática que comprou nos últimos 6 meses Valores dos softwares que comprou

3 Metodologia Universo Amostra e abrangência Margem de erro
Pesquisa quantitativa com abordagem telefônica Universo Professores, não-possuidores de produtos da Infoeduc (clientes potenciais) Amostra e abrangência Amostragem probabilística, por meio de sorteio aleatório de listagem fornecida pelo cliente de professores de todo o Brasil. A amostra é de 415 questionários válidos. Margem de erro A margem de erro máxima para o estudo é de 5,0 pontos percentuais, para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%. Data de campo 19 a 23 de agosto de 2001

4 Sumário Perfil do cliente potencial
É casado e está na faixa etária entre 34 a 45 anos Tende a ser mais feminino – 60% Participação em promoções É um público que está bastante envolvido com Promoções de Vendas.Cerca de 50% desse público participou de promoções nos últimos 6 meses. O tipo de promoção mais utilizado foi o de envio de cupom, seguido de ganhar brinde de pequeno valor e ganhar raspadinha/prêmio instantâneo. Os prêmios a que concorreram foram, principalmente, carro, dinheiro e kits promocionais Preferência por promoções O professor não tem uma relação de “grandes sonhos e prêmios milionários” com relação às promoções. Prefere ganhar algo de menor valor e imediatamente. Quando estimulados a respeito das promoções, a maioria prefere ganhar brinde de pequeno valor (43%). Cerca de 25% prefere ganhar prêmio instantâneo/ raspadinha e, também, 1 em cada 4 declara preferência por envio de cupom e sorteio pela loteria federal. Neste aspecto, 65% aponta preferência por prêmios imediatos, de menor valor. Esse tipo de opinião não difere entre aqueles que são participantes e os que não participam de promoções.

5 Sumário Preferência por promoções
A preferência por algo imediato e mais realista se confirma quando em pergunta estimulada observa-se que 80% declara que prefere uma promoção com prêmio de menor valor e vários sorteios em detrimento ao tipo de promoção com prêmio com valor alto e um único sorteio. Os prêmios desejados Espontaneamente, o carro é o sonho promocional do Professor. 1 em cada 3 menciona que gostaria de ganhar um Carro em como primeira opção de premiação. No entanto, cerca de 70% das menções estão relacionadas a prêmios de menor valor, como livros, computador, dinheiro, viagem, T.V. e DVD, entre outros – uma confirmação de que para o Professor a promoção não deve oferecer algo “inatingível” e de processo prolongado. No total de menções espontâneas é importante observar que 30% desse público gostaria de ganhar um Microcomputador e 20% gostaria de ganhar livros e, quando estimulados, 60% declara que prefere ganhar um microcomputador e 35% um aparelho de DVD. Perguntados sobre qual tipo de seguro gostariam de ganhar, o plano de previdência é o de maior aceitação (50%) seguido de plano de saúde (25%). Entre uma viagem para a Europa ou EUA, por 10 dias com acompanhante, ou um curso de inglês, os Professore optam pela prazeirosa viagem.

6 Sumário Compra de produtos para informática
Cerca de 30% dos professores compraram softwares nos últimos 6 meses, em média 1 a 2 programas e 30% pagou até R$ 100,00 pelos softwares – 20% pagou entre R$ 100 e 200,00 e 15% entre R$ 200 e R$ 400. 1 em cada 4 Professores comprou microcomputador no período e 20% adquiriu impressora. A análise do cruzamento das informações revela que esse público que consumiu softwares tem um perfil similar ao da totalidade, cerca de 45% participa de promoções, 35% prefere ganhar brinde de pequeno valor e 25% prefere prêmio instantâneo/ raspadinha. A maioria (75%) prefere participar de uma promoção com prêmios de menor valor e vários sorteios e 54% optaria por ganhar um microcomputador e 40% por um aparelho de DVD.

7 Sumário Recomendações Mercadológicas
A pesquisa revela um direcionamento bastante claro para estratégias promocionais: 1) Brindes agregados ao produto: livros, raspadinhas ou outros kits promocionais, 2) Promoção por sorteio: vários prêmios de pequeno valor e muitos sorteios, Uma possibilidade interessante seria um promoção multi-prêmios, do tipo: concorre a microcomputadores e DVDs por sorteio e também ganha 3 brindes de pequeno valor na compra (entrega imediata). A idéia é de proporcionar um reforço com vários apelos- do mais útil e desejado até as “pequenas vantagens” sem grandes emoções. Certamente a correta escolha de brindes e prêmios de pequeno valor, porém fáceis de ganhar, vai funcionar para impulsionar a compra pelo Professor.

8 Perfil do Professor - Cliente Potencial

9 Perfil do cliente potencial
Idade Sexo (em %) Masculino 43% Feminino 57% Estado Civil 48 %

10 Participação em Promoções

11 Participação em promoções nos últimos 6 meses
(Estimulada e única, em %)

12 Prêmios a que concorreu nas promoções que participou
(Espontânea e múltipla, em %)

13 Tipo de promoção que prefere participar
(Estimulada e única, em %) Comprar produto e...

14 Tipo de promoção que prefere participar
(Estimulada e única, em %) Participou de alguma promoção Não participou de promoções

15 Tipos de prêmios que prefere ganhar
(Estimulada e única, em %)

16 Prêmios que gostaria de ganhar - 1º lugar
(menção espontânea)

17 Prêmios que gostaria de ganhar - 1, 2 e 3 lugares
(menções espontâneas)

18 Prêmios que prefere ganhar em uma promoção de venda
(Estimulada e única, em %)

19 Prêmios que prefere ganhar em uma promoção de venda
(Estimulada e única, em %)

20 Prêmios que prefere ganhar em uma promoção de venda
(Estimulada e única, em %)

21 Compras de produtos para informática realizadas nos últimos 6 meses
(Estimulada e única, em %) A compra dos softwares : 40% comprou 1 software 21% comprou 2 softwares 12% comprou 3 softwares 10% pagou até R$ 30,00 22% pagou entre R$ 31,00 e R$ 100,00 18% entre R$ 100,00 e R$ 200,00 14% entre R$ 200,00 a R$ 400,00

22 Comportamento do do professor que comprou software
preferência por tipo de promoção Participação em promoções Não participou 57% Participou 43%

23 Comportamento do do professor que comprou software
preferência por prêmios Preferência por tipo de promoção Prêmio com valor alto e um único sorteio 25% Prêmio de menor valor e vários sorteios 75%


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