A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Preparação e apresentação do relatório

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Preparação e apresentação do relatório"— Transcrição da apresentação:

1 Preparação e apresentação do relatório
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães

2 Importância do relatório e da apresentação
O relatório e sua apresentação são produtos tangíveis do esforço de pesquisa. O relatório serve como registro histórico do projeto. Se essa etapa não receber a atenção adequada, p valor do projeto será muito diminuído perante a administração. O envolvimento de muitos gerentes de marketing no projeto é limitado ao relatório escrito e à apresentação oral. Avaliam a qualidade do projeto todo com base na qualidade do relatório e na apresentação. Influencia decisões futuras sobre pesquisa e fornecedores. Tema da Apresentação 23 de março de 2017

3 Processo de preparação e apresentação do relatório
Definição do problema, abordagem, modelo de pesquisa e trabalho de campo Análise dos dados Interpretação, conclusões e recomendações Preparação do relatório Apresentação oral Leitura do relatório pelo cliente Follow-up da pesquisa Tema da Apresentação 23 de março de 2017

4 Processo de preparação e apresentação do relatório
Antes de escrever o relatório, o pesquisador deve discutir os resultados, as conclusões e as recomendações mais importantes com os tomadores de decisão dos clientes. Em vez de resumir os resultados estatísticos, pesquisador deve apresentar os resultados de tal forma que possam ser usados diretamente com entrada na tomada de decisão. Quando apropriado, devem ser tiradas conclusões e feitas recomendações, nas quais a gerência pode agir. Tema da Apresentação 23 de março de 2017

5 Formato do relatório Podem variar dependendo do pesquisador, e da empresa que está conduzindo o projeto, do cliente e do projeto em si. A maioria dos projetos de pesquisa inclui grande parte dos seguintes elementos: Tema da Apresentação 23 de março de 2017

6 Formato do relatório Capa Índice Sumário executivo
Principais conclusões Recomendações Definição do problema Histórico do problema Declaração do problema Temas de abordagem Modelo de pesquisa Tipo de metodologia da pesquisa Necessidades de informação Coleta de dados de fontes secundárias Coleta de dados de fontes primárias Elaboração e pré-teste do questionário Técnicas de amostragem Trabalho de campo Resultados Conclusões e recomendações Anexos Questionários e formulários Tabelas Tema da Apresentação 23 de março de 2017

7 Formato do relatório Capa: deve incluir o título do relatório, as informações (nome, endereço e número de telefone) sobre pesquisador ou a organização que realizou a pesquisa, o nome do cliente para quem o relatório foi preparado e a data do comunicado. Índice: deve listar os tópicos analisados e os números apropriados das páginas. Sumário executivo: é uma parte extremamente importante do relatório, uma vez que muitas vezes essa é a parque que os executivos lêem. Deve descrever concisamente o problema, a abordagem, o modelo de pesquisa, os principais resultados, as conclusões e as recomendações. Tema da Apresentação 23 de março de 2017

8 Formato do relatório Definição do problema: essa seção do relatório apresenta o histórico do problema, discute a análise dos dados secundários – quando houver – e os fatores que foram considerados. Deve mostrar claramente qual é o problema investigado. Temas de abordagem / objetivos específicos: mostra, em forma de itens, todos os temas e subtemas estudados e abordados pelo estudo realizado. Modelo de pesquisa: a seção sobre o modelo de pesquisa deve especificar os detalhes sobre como a pesquisa foi realizada. Isso inclui o método de pesquisa, o público-alvo, a amostra, a margem de erro, o tipo de coleta de dados e a data da realização do trabalho de campo. Apresentação não-técnica. Tema da Apresentação 23 de março de 2017

9 Formato do relatório Resultados. Esta seção normalmente é a parte mais longa do relatório e pode ser composta de vários capítulos. Muitas vezes, os resultados são apresentados não apenas no nível agregado, mas também no nível do subgrupo/clusters (segmentos de mercado, área geográfica, idade, sexo, renda, classe socioeconômica etc.). Os resultados devem ser organizados de forma coerente e lógica. A apresentação deve ser direcionada aos componentes do problema da pesquisa de marketing e às necessidades de informação que foram identificadas. Deve conter um texto analítico com os dados ilustrados por gráficos, tabelas e quadros esquemáticos. Tema da Apresentação 23 de março de 2017

10 Formato do relatório Conclusões e recomendações. O pesquisador deve interpretar os resultados á luz do problema que está sendo tratado para chegar às conclusões importantes. Com base nos resultados e nas conclusões, ele pode fazer recomendações para o tomador de decisões. Tema da Apresentação 23 de março de 2017

11 Apresentação oral A apresentação ajudará a gerência a compreender e a aceitar o relatório escrito. Momento onde são tratadas quaisquer pergunta da gerência. Muitos executivos formam sua primeira e duradoura impressão sobre o projeto com base na apresentação. Chave para a apresentação eficaz: preparação. Roteiro Direcionada para o expectador Deve ser treinada várias vezes Auxílios visuais – tabelas e gráficos Manter contato visual e interagir com a platéia Deve ser interessante e convincente Não usar: né, sabe, certo Tema da Apresentação 23 de março de 2017

12 Follow-up da pesquisa O trabalho do pesquisador não termina com a apresentação oral. Ele deve ajudar o cliente a compreender e implementar os resultados e tomar quaisquer medidas necessárias de follow-up. Deve avaliar todo o projeto de pesquisa de marketing enquanto ele ainda estiver nítido em sua mente. Tema da Apresentação 23 de março de 2017


Carregar ppt "Preparação e apresentação do relatório"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google