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SIM- Sistemas de Informação de Marketing
Conceito- é um composto formado por pessoas, equipamentos e procedimentos para coletar, selecionar, analisar, avaliar e e distribuir informações de marketing que sejam necessárias para a tomada de decisão. Importância – gerar informação para tomada de decisão em MKT diante de um mercado turbulento. O SIM deve ser montado baseado nas necessidades de cada empresa.
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SIM- Sistemas de Informação de Marketing
Montagem de um SIM Utilizamos 3 subsistemas para a busca de informações: REGISTROS INTERNOS(fonte interna) ATIVIDADES DE INTELIGÊNCIA DE MKT (fonte externa) PESQUISA DE MARKETING(fonte externa)
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SIM- Sistemas de Informação de Marketing
Registros Internos São bancos de dados interno da empresa sobre clientes e situação da empresa como um todo. VENDA Por produto, por linha,por vendedor e por tipo de cliente,etc. CONTÁBEIS Lucro,contas a receber, contas a pagar,etc. ESTOQUE Indica a rapidez com que os produtos deixam as prateleiras.
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SIM- Sistemas de Informação de Marketing
Atividades de Inteligência de Marketing É a busca de informação no meio ambiente(econômico, competitivo, tecnológico) pelo administrador. As informações são obtidas através de jornais, revistas,vendedores,internet, feiras, eventos, palestras ,etc. VENDEDOR É o elemento central de contato com o cliente.
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SIM- Sistemas de Informação de Marketing
VENDEDOR COMO FONTE DE INFORMAÇÃO Vantagens: Baixo custo; O vendedor tende a ter melhores relações com clientes e familiaridade com suas necessidades e desejos; O cliente prefere dar informações aos vendedores mais do que a qualquer pesquisador desconhecido; A informação será gerada através de um simples relatório de visita(estoque, concorrência, promoção de vendas,etc)
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comportamento de compra,etc.
Pesquisa de Marketing Investiga o público(índices da satisfação), o preço, o produto, a concorrência, comportamento de compra,etc. Importância- fonte essencial para a coleta de informação no ambiente externo, fatos que não podem ser detectados pelos registros internos e atividades de inteligência de marketing. Conceito - é uma forma sistemática de coleta, registro e análise de dados relativos a uma situação específica (problemas ou oportunidades) do mercado que contribuem para a tomada de decisão nas empresas.
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Pesquisa de Marketing ETAPAS DA PESQUISA:
1 - Identificação do problema-necessidade da pesquisa. EX: Por que estamos perdendo a venda do produto “feijão maravilha” na região norte? 2 - Planejamento- métodos a serem usados, forma de coleta de dados. Então, iremos fazer um levantamento na região através de entrevistas pessoais,usando um questionário. 3 - Execução- ir a campo, recolher informações, processar e tabular. Visitar as residências e fazer as entrevistas.
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Pesquisa de Marketing ETAPAS DA PESQUISA:
4 - Análise- interpretar e emitir o parecer. Diante das respostas, usar a estatística para chegar ao resultado da pesquisa. Descobriu-se que a renda da população caiu e o produto “feijão maravilha” foi substituído pelo produto “feijão tozo”, muito mais barato e ofertado pelo concorrente.
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Dados primários- estudo de campo junto ao público-alvo
Pesquisa de Marketing TIPO DE DADOS Dados primários- estudo de campo junto ao público-alvo Dados secundários- dados internos e publicações existentes(bibliografia e outras publicações) AMOSTRA Determinação do universo a ser pesquisado; quem será pesquisado? Quantas pessoas devem ser pesquisadas?
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É a mais usada no marketing
SIM TIPOS DE PESQUISA DESCRITIVA É a mais usada no marketing É o estabelecimento de relações entre variáveis, isto é, aquelas que visam estudar as características de um grupo: sua distribuição por idade, sexo, procedência, nível de escolaridade(perfil do consumidor), estudo dos 4 P ´s. Ou seja descreve as características do mercado. Procura observar, registrar, analisar e interpretar os fatos sem que o pesquisador interfira ou manipule.
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MÉTODOS DE CONTATO –como os pesquisados serão contatados?
SIM MÉTODOS DE CONTATO –como os pesquisados serão contatados? Levantamentos- coleta de dados por meio de questionário 1-Pessoal-abordagem em shoppings, entrevistas domiciliares; 2-Por telefone; 3-Por correio; 4-Painel- entrevista de grupos. Observação- coleta de dados pelo registro de ações de clientes e do mercado .EX: Visita a uma loja do concorrente, ligar para a própria empresa simulando ser um cliente,etc.
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