A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SIM(SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING) PESQUISA DE MARKETING

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SIM(SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING) PESQUISA DE MARKETING"— Transcrição da apresentação:

1 SIM(SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING) PESQUISA DE MARKETING
O que é SIM? É um composto formado por pessoas, equipamentos e procedimentos para coletar, selecionar,analisar,avaliar e distribuir informações de marketing que sejam necessárias para tomada de decisão. Montagem de um SIM: REGISTROS INTERNOS ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA DE MARKETING PESQUISA DE MARKETING

2 PESQUISA DE MARKETING Utilização:
Fonte essencial para coleta de informação no ambiente externo, fatos que não podem ser detectados pelos registros internos e atividade de inteligência de marketing. Conceito: É uma forma sistemática de coleta de dados, registro e análise de dados relativos a uma situação específica(problema ou oportunidade) de mercado que contribuem para tomada de decisão.

3 ETAPAS DO PROCESSO DE PESQUISA DE MARKETING
DEFINIÇÃO DO PROBLEMA ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA TRABALHO DE CAMPO OU COLETA DE INFORMAÇÕES ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS E REGISTROS DE AÇÕES

4 PESQUISA DE MARKETING DEFINIÇÃO DO PROBLEMA:
Um situação que requer algum tipo de ação. ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO TIPO DE PESQUISA: 1. PESQUISA DE MERCADO: Identifica preferências, hábitos e perfil socioeconômico; Avalia a imagem da marca e a corporativa, intenções de compra; Tendências de negócios.

5 MÉTODO DE COLETA DE DADOS
PESQUISA DE MARKETING 2- PESQUISA DE PRODUTO Identifica diferenciais competitivos entre produtos concorrentes Potencial para novos produtos ou alterações nos existentes; Determinação de preços. MÉTODO DE COLETA DE DADOS Dados primários- advindos de pesquisa de campo junto ao público-alvo. Dados secundários- advindos de pesquisas já realizadas sobre o assunto. Ex: IBGE, MEC, SEBRAE e bibliografias da área de estudo.

6 PESQUISA DE MARKETING MÉTODOS DA PESQUISA PESQUISA EXPLORATÓRIA
Prover maior compreensão do problema Gerar hipóteses ou explicações prováveis PESQUISA DESCRITIVA Descrever característica de determinada situação- grupos(clientes, vendedores, fornecedores, áreas de mercado); Relacionar e confirmar as hipóteses levantadas

7 MÉTODOS DE COLETA DE DADOS
PESQUISA DE MARKETING MÉTODOS DE COLETA DE DADOS PESQUISA EXPLORATÓRIA - DISCUSSÕES DE GRUPO E ENTREVISTA EM PROFUNDIDADE PESQUISA DESCRITIVA QUESTIONÁRIO : pessoal, por telefone, por correio e pela internet. Perguntas abertas Qual sua opinião sobre a UNEF? Qual a primeira palavra que lhe vem a mente quando ouve: Sabão em pó__________________ Palha de aço__________________ Perguntas fechadas

8 MÉTODOS DE COLETA DE DADOS
Perguntas fechadas 1- Vc foi ao cinema na semana passada? ___SIM ____NÃO 2 -Como quem você saiu ontem? ___NINGUÉM ___CÔNJUGE ___FILHOS 3- A empresa oferece melhores serviços que os concorrentes? ___ DISCORDO TOTALMENTE ___DISCORDO ____NÃO DISCORDO NEM DISCORDO ____CONCORDO 4- A refeição daquele restaurante é: EXCELENTE, MUITO BOA, BOA, RAZOÁVEL E RUIM

9 MÉTODOS DE COLETA DE DADOS
Perguntas fechadas: 5- Se um notebook estivesse disponível no vôo, eu: Certamente usaria Provavelmente usaria Não tenho certeza 6- Para mim, o café da manhã de um hotel é: Extremamente importante Importante Alguma importância Pouco importância Totalmente sem importância

10 PESQUISA DE MARKETING AMOSTRA(neste caso) –NÃO PROBABILÍSTICA:
Não há como obter uma listagem de todos os sujeitos da população. TRABALHO DE CAMPO ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS E SUGESTÕES DE AÇÕES


Carregar ppt "SIM(SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING) PESQUISA DE MARKETING"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google