A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pesquisa de marketing em alimentos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pesquisa de marketing em alimentos"— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa de marketing em alimentos
Profa. Adm. MSc. Camila de Castro Carlos Camila de Castro Carlos Pesquisa de Mkt em Alimentos

2 Objetivos do aprendizado
Apresentar e conceituar os elementos básicos utilizados em pesquisa de marketing; Compreender o processo de elaboração de um plano de pesquisa; Propiciar uma visão crítica dos usos e das limitações da pesquisa de marketing; Conhecer as principais técnicas de coleta e análise de dados. Camila de Castro Carlos Pesquisa de Mkt em Alimentos

3 Importância da pesquisa de mercado
Dados/ Informações Tomada de decisão Camila de Castro Carlos Pesquisa de Mkt em Alimentos

4 Conceitos importantes
Método científico Rigor formal Aumenta a credibilidade da pesquisa Modelar Simplificar uma realidade complexa Definir estrutura de estudo do problema de mkt Camila de Castro Carlos Pesquisa de Mkt em Alimentos

5 Processo de pesquisa de mkt
Definição do objeto da pesquisa Definição do problema e objetivos (primários e secundários) da pesquisa Definição da abordagem da pesquisa Definição do tipo de pesquisa Definição dos métodos de pesquisa Criação do instrumento de pesquisa Definição da amostra Coleta de dados Análise de dados Apresentação e discussão dos resultados Tomada de decisão Camila de Castro Carlos Pesquisa de Mkt em Alimentos

6 Camila de Castro Carlos Pesquisa de Mkt em Alimentos
Tipos de dados Primários Obtenção de informações direto do objeto de estudo Secundários Obtenção de informações sobre o objeto de estudo, através de terceiros Camila de Castro Carlos Pesquisa de Mkt em Alimentos

7 Camila de Castro Carlos Pesquisa de Mkt em Alimentos
Estudo de caso Padaria do Sr. Manoel Camila de Castro Carlos Pesquisa de Mkt em Alimentos

8 1. Objetos de estudo na pesquisa de mkt
Serviços Preço Distribuição Vendas Clientes Ferramentas Promoção Produto Estratégias Camila de Castro Carlos Pesquisa de Mkt em Alimentos

9 2. Definição do problema e objetivos
Quem são (serão) meus clientes? O que eles desejam? Camila de Castro Carlos Pesquisa de Mkt em Alimentos

10 3. Definição da abordagem da pesquisa
Quantitativa: apresenta informações que podem ser transformadas em números e analisadas estatisticamente Qualitativa: apresenta informações que na maioria das vezes só podem ser analisadas através de interpretação de textos. Camila de Castro Carlos Pesquisa de Mkt em Alimentos

11 4. Definição do tipo de pesquisa
Exploratória Descritiva Causal Ex. Pesquisar possíveis consumidores para avaliar a aceitação por um novo produto Ex. Pesquisar as preferências dos consumidores Ex. Pesquisar a relação entre determinada ação de marketing com o aumento nas vendas Camila de Castro Carlos Pesquisa de Mkt em Alimentos

12 5. Definição dos métodos de pesquisa
Técnicas qualitativas: Camila de Castro Carlos Pesquisa de Mkt em Alimentos

13 5. Definição dos métodos de pesquisa
Técnicas Qualitativas Camila de Castro Carlos Pesquisa de Mkt em Alimentos

14 5. Definição dos métodos de pesquisa
Técnicas Quantitativas Camila de Castro Carlos Pesquisa de Mkt em Alimentos

15 6. Criação do instrumento de pesquisa
Questionário Roteiro Camila de Castro Carlos Pesquisa de Mkt em Alimentos

16 Camila de Castro Carlos Pesquisa de Mkt em Alimentos
7. Definição da amostra Camila de Castro Carlos Pesquisa de Mkt em Alimentos

17 Últimos passos da pesquisa
Coleta de dados Análise de dados Apresentação e discussão dos resultados Tomada de decisão Camila de Castro Carlos Pesquisa de Mkt em Alimentos


Carregar ppt "Pesquisa de marketing em alimentos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google