A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Salmo 67 – Salmo de missões – “Louvem-te todos os povos”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Salmo 67 – Salmo de missões – “Louvem-te todos os povos”"— Transcrição da apresentação:

1 Salmo 67 – Salmo de missões – “Louvem-te todos os povos”
10 Salmo 67 – Salmo de missões – “Louvem-te todos os povos”

2 “Abençoe-nos Deus, e todos os confins da terra o temerão.”
Salmo Salmo Salmo 67.7 “Abençoe-nos Deus, e todos os confins da terra o temerão.”

3 Entender que evangelizar inclui compartilhar sobre Deus e Seus feitos com os não crentes, a fim de que se tornem receptivos à voz de Deus.

4 INTRODUÇÃO

5 IR ou VIR ? Missões = Novo Testamento = IR.
No mundo das nações do antigo Oriente Médio = o papel missionário de Israel era convidar os povos para VIR até a nação. O salmo é uma expressão alegre e desejosa de ver o Deus e Rei de Israel conhecido e adorado como o Deus e Rei do mundo.

6 Missões no Antigo Testamento eram feitas sob “efeito de ímã”
Missões no Antigo Testamento eram feitas sob “efeito de ímã”. Israel funcionava como um ímã espiritual, atraindo as nações a ela.

7 Aliança de Deus com Abraão
(Gn ) A ideia de que Deus fará uma bênção de Abraão e ele será uma bênção para todas as nações se reflete no texto deste salmo.

8 ABENÇOE-NOS PARA QUE AS NAÇÕES SE CONVERTAM
(Sl )

9 Por que é importante o crente ter uma vida cheia das bênçãos de Deus?

10 “O SENHOR te abençoe e te guarde; o SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê a paz.” (Números 6:24-26 RA) Se o espírito do salmo é o da esperança abraâmica, seu texto é a bênção araônica. A bênção dos lábios dos sacerdotes virou uma oração na língua do autor do salmo.

11 Graça pode ser descrita como favor, amizade ou bondade para conosco; presentes dados a nós por Deus.

12 Deus nos abençoa quando nos dá algum presente temporal ou espiritual
(Gn 1.22; 24.35; Jó 42.12; SI 45.2; )

13 As bênçãos materiais devem ser canais através dos quais outras pessoas possam reconhecer e ver Deus na vida do cristão O pedido do salmista é que Deus abençoe Israel com bens materiais, com saúde, com shalom (paz, integridade) para que os povos da terra conheçam o caminho e a salvação de Deus. Essa “vida boa” nacional e particular mostrará que Jeová, o Deus de Israel, é fonte de bênçãos e atrairá pessoas a seguirem o caminho do Senhor. Essas bênçãos devem ser pedidas a Deus não como uma cobrança de Suas promessas, mas com o objetivo de testemunhar das grandezas do Senhor.

14 Pedir com motivos puros, desejos altruísticos; que a bênção possa redundar em honra a Deus e na salvação dos povos não crentes. Salvação neste salmo é bem “deste mundo”. Salvação, neste trecho, significa libertação de pobreza (v.1), injustiça (v.4) e fome (v.6).

15 Não precisamos cobrar Deus
Ele é fiel prometeu, cumpre!

16 Os seus motivos de pedir bênçãos de Deus são puros?
Uma porção dos seus bens também está sendo usada na expansão do reino de Deus?

17 ALEGREM-SE OS POVOS DA TERRA PORQUE DEUS OS GOVERNA E GUIA
(Sl )

18

19 Equidade Governar (shafat) - o mesmo verbo usado para a ação dos juízes) com equidade. Equidade no sentido literal significa “um lugar nivelado, plano, onde não há nenhum obstáculo”. Figurativamente o rei Jeová governa todos os povos de maneira nivelada, sem ter obstáculo que deixaria um ou outro povo desnivelado em receber tratamento não justo.

20 Direção O verbo guiar é o mesmo de Salmo 23.3, onde o Senhor pastoreia e orienta a ovelha em tempos de crise.

21 As assembleias iriam atrair o não crente?
Há pessoas querendo se converter devido à maneira que você governa com equidade sua casa? As assembleias na sua igreja são modelos de governar com justiça e guiar como um pastor? As assembleias iriam atrair o não crente? E os políticos evangélicos? Eles atraem o povo brasileiro para o Deus de Israel?

22 DEUS NOS ABENÇOOU E, PORTANTO, OS POVOS O TEMERÃO
(Sl )

23 Porque a colheita foi tão produtiva (v
Porque a colheita foi tão produtiva (v.6) isso é uma prova da bênção de Deus entre nós e então os povos da terra não terão nenhuma opção senão seguir o caminho do Deus nosso (v.7).

24 Os que vivem em cidades cosmopolitas, e os que vivem em regiões rurais, mas têm estrangeiros em seu meio, têm grandes oportunidades de convidar membros das nações para VIR e participar nas colheitas da sua casa ou fazenda. Seria uma boa oportunidade de agradecer a Deus, testemunhando a um visitante. Cosmopolita = Indivíduo que se considera cidadão de todos os países. Pessoa que vive ora num país, ora noutro. Que vive viajando de um país a outro. Que se acomoda aos usos estrangeiros.

25 CONCLUSÃO

26 “O salmo nos anima a orar assim: que Deus, que produz tanta coisa a partir de tão pouco, distribuindo-a em amor, possa nos abençoar de tal modo que nós nos tornemos, por nossa vez, a bênção do mundo inteiro” (Kidner)

27

28

29 Pastor Anderson Andujar Aplicado na IBR de Engenheiro Beltrão PR
Produzido por Pastor Anderson Andujar Aplicado na IBR de Engenheiro Beltrão PR Em 15/01/2013 O programa utilizado para a elaboração dos slides foi o PowerPoint 2013 Qualquer dificuldade podem entrar em contato pelo que teremos o maior prazer em ajudá-los


Carregar ppt "Salmo 67 – Salmo de missões – “Louvem-te todos os povos”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google