A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Joanesburgo. Lisboa. Luanda. Madrid. Praia. S. Francisco Lisboa Av. da Liberdade, 190 – 5º B 1250-147 Lisboa Tel.: + 351 213 581 060 Website: www.leadership-bc.com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Joanesburgo. Lisboa. Luanda. Madrid. Praia. S. Francisco Lisboa Av. da Liberdade, 190 – 5º B 1250-147 Lisboa Tel.: + 351 213 581 060 Website: www.leadership-bc.com."— Transcrição da apresentação:

1 Joanesburgo. Lisboa. Luanda. Madrid. Praia. S. Francisco Lisboa Av. da Liberdade, 190 – 5º B 1250-147 Lisboa Tel.: + 351 213 581 060 Website: www.leadership-bc.com Copyrights © Leadership Business Consulting “Formação e Novas Tecnologias em Cabo Verde” Que Presente, Que Futuro! Seminário – 11 de Abril 2007 – Hotel Corinthia Alfa Lisboa Cabo Verde – A Visão da Leadership

2 2 Copyrights © Leadership Business Consulting “Formação e Novas Tecnologias em Cabo Verde” Que Presente, Que Futuro! Agenda 1.A Leadership Business Consulting 2.As Boas Práticas em Cabo Verde 3.Uma Oportunidade de Futuro

3 3 Copyrights © Leadership Business Consulting “Formação e Novas Tecnologias em Cabo Verde” Que Presente, Que Futuro! 1. A Leadership Business Consulting Serviços à medida num portfólio alargado Padrões de qualidade internacional Um grupo coeso e experiente de consultores Uma Global Knowledge Network Forte ligação da estratégia a resultados sustentáveis Nas mais prestigiadas empresas Relações de longo prazo Fundada em Setembro de 2001 e com presença internacional

4 4 Copyrights © Leadership Business Consulting “Formação e Novas Tecnologias em Cabo Verde” Que Presente, Que Futuro! 2. As Boas Práticas em Cabo Verde Cinco expressões que caracterizam o contexto de Cabo Verde no sector privado e no sector público: Qualificar Valorizando as pessoas como base para o desenvolvimento Modernizar Transformando as instituições públicas e os negócios das empresas privadas (nacionais) para uma resposta eficaz Inovar Acrescentando valor às melhores práticas internacionais Competir No contexto africano e a nível internacional Agir Orientando as abordagens para a obtenção de resultados

5 5 Copyrights © Leadership Business Consulting “Formação e Novas Tecnologias em Cabo Verde” Que Presente, Que Futuro! ENACOL – Empresa Nacional de Combustíveis Um Exemplo de Equilíbrio entre o Valor Accionista e a Responsabilidade Social Garantir o valor para o accionista: crescimento sustentado do negócio; processo de colocação em bolsa de 28,5% do capital detido pelo Estado Melhorar a eficiência interna: adaptação da organização e das tecnologias de suporte ao negócio; promoção contínua do desenvolvimento das competências internas (valorização dos RH) Contribuir para diminuir as debilidades estruturais do país: projectos inovadores de apoio social à comunidade e de estímulo ao micro-empreendedorismo

6 6 Copyrights © Leadership Business Consulting “Formação e Novas Tecnologias em Cabo Verde” Que Presente, Que Futuro! ASA – Aeroportos e Segurança Aérea Um Exemplo de Alinhamento do Negócio Assegurar competitividade internacional: papel de destaque face aos aeroportos concorrentes (Canárias e Dakar) Contribuir para a coesão e desenvolvimento do país: investimento em novos aeroportos e na capacidade dos actuais (desenvolvimento do sector turístico e reforço de Cabo Verde como hub oceânico) Optimizar as práticas de gestão: projecto de business intelligence para monitorização dos objectivos estratégicos e, globalmente, da actividade de negócio Valorizar os recursos humanos: forte aposta na formação (consistente com as necessidades de desenvolvimento/evoluções do negócio)

7 7 Copyrights © Leadership Business Consulting “Formação e Novas Tecnologias em Cabo Verde” Que Presente, Que Futuro! NOSi – Núcleo Operacional da Sociedade da Informação Um Caso de Sucesso Internacional na Sociedade da Informação Desenvolver: Cabo Verde é reconhecidamente um país com elevado nível de know-how em termos de governação electrónica Inovar: Plano de Estratégico para a Sociedade da Informação e Plano de Acção para a Governação Electrónica, Portal do Governo, Casa do Cidadão, … Competir: Cabo Verde é o 5º país mais desenvolvido em África no índice do e-government das Nações Unidas (aproximando-se da média mundial) Contribuir para o desenvolvimento económico: objectivo de desenvolvimento do sector das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)

8 8 Copyrights © Leadership Business Consulting “Formação e Novas Tecnologias em Cabo Verde” Que Presente, Que Futuro! 3. Uma Oportunidade de Desenvolvimento 11% (161 milhões de empregos) dos 1,46 biliões de postos de trabalho na área de serviços podem ser realizados à distância Espera-se que até 2008 4,1 milhões de empregos (1% do total de empregos no sector dos serviços em países desenvolvidos) sejam transferidos para países em desenvolvimento Valor do mercado mundial é de 39 biliões de dólares Mais de metade do mercado de offshoring (cerca de 53%) encontra-se em dois países: Índia e Irlanda Valor do mercado em África é de 100 milhões de dólares (0,2% do mercado Mundial) Apenas a África do Sul surge como mercado fornecedor no continente africano Estima-se um crescimento anual de 30% entre 2003 e 2008 e a criação de 2,6 milhões de novos postos de trabalho Offshoring Fonte: Mckinsey Global Institute Labor Supply Database

9 9 Copyrights © Leadership Business Consulting “Formação e Novas Tecnologias em Cabo Verde” Que Presente, Que Futuro! As pequenas economias começam a sentir oportunidade real para entrar no mercado de serviços em offshoring em resultado do rápido crescimento deste mercado Vantagens: Custos com RH reduzidos Clima social e político estável Franco desenvolvimento humano e cultural Forte relacionamento com diversos mercados emissores (p.ex. Portugal, EUA, Europa) e receptores (p.ex. PALOP, África Ocidental, Portugal) Capacidade de execução de projectos estruturantes Estruturação da formação de nível universitário Desvantagens: Reduzida dimensão da oferta de RH Fraca aposta no branding do país Baixa formação em TIC Deficiente domínio da língua inglesa Posicionamento dos Mercados de Offshoring

10 10 Copyrights © Leadership Business Consulting “Formação e Novas Tecnologias em Cabo Verde” Que Presente, Que Futuro! É por estas razões que faz sentido: Cabo Verde reforçar a aposta no desenvolvimento de competências para melhor competir no mercado global Reforçar a parceria Portugal – Cabo Verde (incorporando know-how e experiências) As empresas portuguesas investirem em Cabo Verde (contribuindo para o desenvolvimento do país e obtendo as mais valias dessa aposta)


Carregar ppt "Joanesburgo. Lisboa. Luanda. Madrid. Praia. S. Francisco Lisboa Av. da Liberdade, 190 – 5º B 1250-147 Lisboa Tel.: + 351 213 581 060 Website: www.leadership-bc.com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google