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CAPÍTULO 8 IMPLEMENTANDO A ESTRATÉGIA: CRIANDO CAPACIDADES MULTIDIMENSIONAIS.

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1 CAPÍTULO 8 IMPLEMENTANDO A ESTRATÉGIA: CRIANDO CAPACIDADES MULTIDIMENSIONAIS

2 PAPÉIS E RESPONSABILIDADES DA GESTÃO Gestão global de negócios Gestão funcional à escala mundial Gestão das subsidiárias Gestão de topo a nível corporate

3 GESTOR GLOBAL DE NEGÓCIOS Estratega do negócio global Arquitecto da configuração de activos e recursos no plano mundial Coordenador de actividades trans-fronteiras

4 Estratega do Negócio Global Capacidade de perspectivar o negócio em termos mundiais Capacidade de conciliar lógicas diversas (nacionais, funcionais, global accounts...) para desenvolver uma visão integrada A importância da tarimba, da experiência no terreno Uma actividade deslocalizável, em linha com as características e tendências do negócio

5 Arquitecto da Configuração de Activos e Recursos A capacidade de organizar a afectação dos activos e recursos chave do negócio à escala mundial Mais uma vez... a relevância de ouvir as vozes local e funcional, decidindo de uma forma integrada, em função de objectivos globais de negócio Distribuindo e configurando activos e recursos: um diálogo permanente entre passado e futuro Decisões complexas e concorrência inter-filiais: designando Centros de Excelência e identificando unidades a encerrar

6 Coordenador de Actividades Trans-fronteiras Construindo uma rede integrada ao nível do negócio, envolvendo diversas unidades interdependentes Defendendo os interesses do negócio junto da gestão de topo Coordenando os fluxos de componentes, materiais e produtos acabados entre diversas unidades internas e fornecedores externos Promovendo a partilha do conhecimento e a difusão de boas práticas e protegendo conhecimentos específicos Escolha judiciosa dos mecanismos de coordenação: da centralização de activos e recursos chave à criação de mercados internos

7 GESTÃO FUNCIONAL À ESCALA MUNDIAL Business Intelligence em termos mundiais Polinizador de Boas Práticas Campeão da Inovação Transnacional

8 Business Intelligence em termos mundiais Identificando tendências relevantes: tendências sociais, desenvolvimentos tecnológicos, padrões de vida e de gostos A integração das percepções a nível da empresa A promoção de Comunidades de Prática transnacionais

9 Polinizador de Boas Práticas Identificação de Boas Práticas através da organização Estímulo da partilha de Boas Práticas entre as diferentes unidades Contrariando o síndrome NIH Estimulo de mecanismos transversais de partilha de conhecimento entre especialistas das diferentes unidades do Grupo

10 Campeão da Inovação Transnacional Promovendo a inovação locally-leveraged : identificando inovações locais com potencial para se transformarem em produtos/serviços comercializados em mercados globais Promovendo a inovação globally-linked : combinando e integrando competências dispersas internacionalmente ( o caso do Vizir, posteriormente lançado como Liquid Tide nos E.U.A., Liquid Ariel na Europa e Liquid Cheer no Japão)

11 GESTÃO DAS SUBSIDIÁRIAS O gestor da filial no centro da tensão estratégica: articulando pressões contraditórias O tempo de job tenure como focalizador de preferências Intérprete entre culturas Defensor e advogado dos pontos de vista nacionais Implementando a Estratégia do Grupo a nível local

12 Intérprete entre Culturas Sensor das tendências locais Intérprete cultural, para identificar a relevância da informação e as implicações locais de decisões da Sede Responder às diferenças culturais, tanto de culturas nacionais como entre a cultura nacional local e a cultura empresarial ?Sensor de oportunudades locais relevantes para a EMN

13 Defensor dos Pontos de Vista Nacionais O gestor da filial não é uma mera caixa de correio nem uma correia de transmissão das orientações da Sede Desenvolvimento de competências da filial e evolução do papel desempenhado por esta: a importância da iniciativa local Avaliação das condições de aplicação local das orientações da Sede Concorrência e cooperação inter-filiais Papel na luta pela obtenção de recursos escassos e de reconhecimento: convergência de interesses entre gestor da filial e autoridades nacionais de atracção de IDE

14 Implementando a Estratégia do Grupo a Nível Local Defendendo a perspectiva da EMN face às pressões locais Compreender os objectivos da EMN e transformá-los em acções concretas a nível local Identificação das arenas negociais a nível local e a nível corporate Participação na formulação da estratégia: reputação, resultados obtidos e capacidade de lobbying

15 GESTÃO DE TOPO A NÍVEL CORPORATE Definir orientações e objectivos Alavancar o desempenho da EMN Assegurar a renovação contínua

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