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Processo de Gestão Estratégica

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Apresentação em tema: "Processo de Gestão Estratégica"— Transcrição da apresentação:

1 Processo de Gestão Estratégica
Cap. 2 O Contexto Externo Desígnio Estratégico Missão Estratégica Inputs Estratégicos Cap. 2 O Contexto Interno Formulação Estratégica Implementação Estratégica Cap. 4 Estratégia de Negócio “(Business”) Cap. 5 Rivalidade e Dinâmica Competitiva Cap. 6 Estratégia Global (“Corporate”) Cap. 10 “Governance” Cap. 11 Estrutura e Controlos Organizacionais Acções Estratégicas Capítulo 7 Estratégias de Aquisição e Restruturação Capítulo 8 Estratégia Internacional Capítulo 9 Estratégia Relacional Cap. 12 Liderança Estratégica Cap. 13 Entrepreneurship Competitividade Resultados acima da média Outputs Estratégicos “Feedback”

2 Modelo I/O de Resultados Acima da Média
1. Contexto Externo Geral Contexto Global Tecnológico Económico Sócio-cultural Político/Legal Demográfico 1 Estratégia ditada pelo contexto externo (que oportunidades existem?) 2 A empresa desenvolve as competências exigidas pelo contexto externo (o que pode a empresa fazer face às oportunidades?) Contexto Industrial Contexto Concorrencial

3 Modelo I/O de Resultados Acima da Média
Modelo de Organização Industrial Estudo do ambiente externo, especialmente o contexto industrial: economias de escala barreiras à entrada diversificação diferenciação de produto grau de concentração na indústria O Contexto Externo

4 Modelo I/O de Resultados Acima da Média
Modelo de Organização Industrial 2 Identificar uma indústria atractiva com um elevado potencial de obtenção de resultados acima da média O Contexto Externo Uma Indústria Atractiva Indústria atractiva: a que possui características estruturais que sugerem a obtenção de resultados acima da média

5 Modelo I/O de Resultados Acima da Média
Modelo de Organização Industrial 3 Identificar a estratégia adequada à obtenção de resultados acima da média O Contexto Externo Uma Indústria Atractiva Formulação estratégica: escolha da estratégia que permite a obtenção de resultados acima da média numa dada indústria Formulação Estratégica

6 Modelo I/O de Resultados Acima da Média
Modelo de Organização Industrial 4 Desenvolver ou adquirir as competências necessárias à implementação da estratégia O Contexto Externo Uma Indústria Atractiva Formulação Estratégica Activos e Competências Activos e competências: os necessários à implementação da estratégia seleccionada

7 Modelo de Organização Industrial
O Modelo I/O de Resultados Acima da Média Modelo de Organização Industrial 5 Utilizar os pontos fortes da empresa (os activos e competências desenvolvidos ou adquiridos) para implementar a estratégia O Contexto Externo Uma Indústria Atractiva Formulação Estratégica Activos e Competências Implementação estratégica: seleccionar as acções estratégicas relacionadas com a implementação eficaz da estratégia escolhida Implementação Estratégica

8 Modelo I/O de Resultados Acima da Média
Modelo de Organização Industrial O Contexto Externo Uma Indústria Atractiva Formulação Estratégica Activos e Competências Desempenho superior: obtenção de resultados acima da média Implementação Estratégica Desempenho superior

9 Os 4 Atributos dos Recursos e das Competências (Vantagem Competitiva)
Valiosos Permitem à empresa explorar oportunidades ou neutralizar ameaças do contexto externo Raros Possuídos por poucos, ou nenhum, dos actuais e potenciais concorrentes Difíceis de imitar Recursos e Competências Quando a concorrência não os pode obter ou obtém-nos a um custo superior A empresa está adequadamente organizada para optimizar os recursos internos e transformá-los em vantagem competitiva Insubstituíveis

10 Competências Nucleares
Os Recursos e as Competências que possuirem os 4 critérios transformam-se em: Valiosos Raros Core Competencies Competências Nucleares Difíceis de imitar Recursos e Competências Insubstituíveis

11 Competências Nucleares são a base de:
Vantagem competitiva Competitividade Competências Nucleares Capacidade para gerar lucros acima da média

12 Desígnio e Missão Estratégica
Desígnio Estratégico Vencer batalhas competitivas através da alavancagem dos recursos internos, das competências e das competências nucleares Missão Estratégica A concretização do desígnio estratégico em termos de produtos e mercados

13 A Empresa e os seus Grupos de Interesses (“stakeholders”)
Groups who are affected by a firm’s performance and who have claims on its wealth EMPRESA A empresa deve manter um bom desempenho por forma a garantir a participação dos principais “stakeholders”

14 A Empresa e os seus Grupos de Interesses
“Stakeholders” Financiadores Accionistas Outros Bancos Fornecedores Capitais diversos

15 A Empresa e os seus Grupos de Interesses
“Stakeholders” Financiadores Grupos externos Clientes Fornecedores Comunidades locais Sindicatos

16 A Empresa e os seus Grupos de Interesses
“Stakeholders” Financiadores Grupos externos Grupos internos Empregados Gestores Outros

17 Envolvimento dos Grupos de Interesses
Como repartir os resultados entre os stakeholders? Como aumentar os resultados por forma a todos poderem beneficiar? Financiadores Internos Externos


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