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Fundamentos da Administração

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Apresentação em tema: "Fundamentos da Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos da Administração
Conteúdo Programático 1. Antecedentes Históricos da Administração - Conceitos e princípios; - Evolução histórica. 2. Abordagem Clássica da Administração - Princípios e características da Administração Científica de Taylor;

2 3. Abordagem Humanística da Administração
- Funções e Princípios da Administração para Ford; Teoria Clássica de Fayol; - Análise crítica da abordagem clássica. 3. Abordagem Humanística da Administração - Teoria das Relações Humanas; - Motivação, Hierarquia das Necessidades; - Liderança; - Comunicação; - Organização Informal.

3 4. Abordagem Estruturalista da Administração
- Modelo Burocrático da Administração - Teoria da Burocracia 5. Abordagem Humanística da Administração - Teoria das Relações Humanas; - Motivação, Hierarquia das Necessidades; - Liderança; - Comunicação; - Organização Informal.

4 6. Modelo Japonês de Administração
- Os 5 “S” - Qualidade nas organizações - Sistema Toyota de Produção

5 BIBLIOGRAFIA BÁSICA: - CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração – Editora McGraw-Hill - MAXIMIANO, Antônio César. Teoria Geral da Administração, São Paulo, Atlas, 2000. - TAYLOR, Frederick W. Princípios da Administração Científica – São Paulo, Atlas.

6 COMPLEMENTAR: - MORGAN, Gareth. Imagens da Organização – São Paulo, Atlas;     - FLEURY, Afonso. Aprendizagem e Inovação Organizacional – São Paulo, Atlas;     - DRUCKER, Peter F. Administração em Tempos de Grandes Mudanças – São Paulo, Pioneira;    - FAYOL, Henry. Administração Industrial e Geral, São Paulo, Atlas;     - CARMO NETO, Dionísio. Lógica do Empreendedor. Como Traçar o Percurso do Sucesso – ed. Salvador: Universitária Americana;     - BERNARDES, Cyro. Teoria Geral das Organizações – São Paulo, Atlas;     - Outras Publicações: Revistas: Exame, Veja e Você S/A, Gazeta Mercantil, Jornais Diversos.

7 ADMINISTRAÇÃO   - Vem do latim ad (direção para, tendência para) e minister (subordinação ou obediência), significa aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, isto é, aquele que presta um serviço a outro;

8   “A tarefa da Administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional através do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada a situação”. (Chiavenato)

9 “Administração é o processo ou atividade dinâmica, que consiste em tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos”. (Maximiano)

10 Globalização Significa a internacionalização dos negócios e do sistema produtivo e financeiro, fazendo com que o ambiente organizacional se torne imenso, complexo, mutável e incerto.

11 Globalização Quebra de Fronteiras Competitivo Diferencial (habilidades e competências)

12 Organização É uma entidade social composta de pessoas e de recursos, deliberadamente estruturada e orientada para alcançar um objetivo comum.

13 Habilidades Gerenciais
Habilidade técnica: utilização de conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e educação. Habilidade humana: capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupo de pessoas. Habilidade conceitual: capacidade de compreender a complexidade da organização como um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes.

14 Níveis Administrativos
Habilidades Necessárias Alta Direção Institucional Conceituais Humanas Técnicas Intermediário Gerência Operacional Supervisão

15 Tarefas Pessoas Estrutura Organização Ambiente Tecnologia

16 Administração Significa a maneira de governar organizações ou parte delas. É o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente e eficaz.


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