A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HOSPITALIDADE PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN TEXTO IV: O Comércio da Hospitalidade é Possível? Anne Gotman.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HOSPITALIDADE PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN TEXTO IV: O Comércio da Hospitalidade é Possível? Anne Gotman."— Transcrição da apresentação:

1 HOSPITALIDADE PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN TEXTO IV: O Comércio da Hospitalidade é Possível? Anne Gotman

2 AUTORA: ANNE GOTMAN Doutora em Sociologia pela Université de Paris, Mestre em Geografia Urbana pela Université de Lyon, Licenciada em Geografia e Bacharel em Filosofia. Pesquisadora habilitada e Diretora de Pesquisa do Centre de Recherche sur les Liens Sociaux (CNRS/CERLIS) da Université Paris V René Descartes, França.

3 O ARTIGO CIENTÍFICO -REVISTA HOSPITALIDADE – UNIVERSIDADE ANHEMBI – MORUMBI - Tradução autorizada pela autora de comunicação originalmente apresentada no Colloque franco-brésilien ‘Hospitalité et développement durable’, CRLMC – Université Blaise Pascal, Clermont-Ferrand, por Luiz Octávio de Lima Camargo.

4 HOSPITALIDADE GRATUITA X HOSPITALIDADE PAGA  A hospitalidade gratuita era celebrada dentro os antigos para os que tinha carta de nobreza.  A hospitalidade paga foi entendida como uma hospitalidade prejudicada reservada a viajantes desprovidos de relações locais e de reputação “medíocre”.  Nem sempre a hospitalidade paga foi entendida como perversão da DÁDIVA.  O Comércio da Hospitalidade recorre as Leis da Dádiva tanto em SENTIDO OPOSTO COMO EM SUA DIREÇÃO.

5 PARADOXOS DA HOSPITALIDADE Hospitalidade Relação comercial Hospitalidade Relação comercial

6 DÁDIVAS E RELAÇÃO COMERCIAL: ANTINOMIAS  Hospitalidade: sinônimo de grife na hotelaria com o termo “acolhimento”.  O dinheiro estabelece um equilíbrio entre os protagonistas (anfitrião e hóspede) em uma relação anômica.  Hospedar-se em um hotel dispensa o esforço de sociabilidade pressuposto na dádiva.  O hotel se esforça por uma personalização pressuposta nas leis da dádiva com pressuposto da retribuição. ANTINOMIA = contradição entre quaisquer princípios, doutrinas ou prescrições. Conflito entre duas ideias ou entre consequências que advêm delas. Ocorre quando se pretende provar a validade de cada proposição.

7 HOSPITALIDADE ANTIGA GRATUITA  As regras clássicas de hospitalidade grega recomendava ir de encontro ao visitante e minimizar as suas atribuições.  Hospitalidade no contexto da Religião Cristã: divisão dos alimentos e acolhimento dos necessitados como sinônimo de bom homem cristão.

8 HOSPITALIDADE URBANA - COMERCIAL  O “sorriso” na hospitalidade comercial dado a todo cliente advém da própria estrutura das relações impessoais das cidades.  O tom igual e inalterado exibido pelos recepcionistas é uma atitude de conveniência diante da frieza das relações pessoais da metrópole e do  A hospitalidade comercial reflete o quadro social do ambiente urbano ao qual está inserido dado restaurante ou meio de hospedagem.

9 HOSPITALIDADE, DÁDIVA E FIDELIZAÇÃO  A relação comercial libera as obrigações do hóspede e desliga-os de qualquer obrigação de dádiva.  A empresa pretende despertar a sensação de retornar no “cliente-rei” (hóspede).  Introduz uma pequena diferença “plus”: A RELAÇÃO PESSOAL COMO ATO OCASIONAL. Uma garrafa de champanhe deve ser excepcionalmente ou sempre que hóspede se hospedar?

10 DÁDIVA NA HOSPITALIDADE: ATO INESPERADO OCASIONAL

11 HOSPITALIDADE DOMÉSTICA GRATUITA  Praticada no espaço doméstico com a intenção de oferecer ao visitante um espaço digno.  O visitante em seu próprio espaço é, ao mesmo tempo, excluído dos demais espaços da casa.  A dificuldade da hospitalidade doméstica se dá no próprio dono em continuar dono do seu próprio território e protege-lo contra as invasões do hóspede.  Nesse caso deve ser realizado uma separação mais flexível sem restrição aparente a ponto de incluir o hóspede neste espaço sem ser desapropriado.

12 DE QUE(M) DEPENDE HOSPEDAR EM CASA?

13 HOSPITALIDADE COMERCIAL NEUTRA  Espaço diferenciado e privativo.  Poucos riscos de invasões e promiscuidades.  O espaço neutro do quarto não o fará sentir-se em casa e nem na casa do “outro”.  A distância entre o hóspede e o anfitrião (hotel) é um redutor de riscos.

14 RECEPÇÃO HOTELEIRA: ORGANIZAÇÃO COMO SINÔNIMO DE FRIEZA OU GENEROSIDADE?  A recepção é a versão organizada da hospitalidade: tudo é antecipado e previsto.  Quanto mais formal, menos a recepção permite contatos.  O cliente que procura a recepção se torna fonte de problemas?  O generosidade deve ser o “plus” para ir além da equivalência qualidade – preço ao figurar como Dádiva.

15 DÁDIVA NA HOSPITALIDADE COMERCIAL  Não basta dar conta dos deveres que estão nos Contrato Comerciais.  Não se trata de atribuir sorrisos para atenuar a frieza da cidade.  O hóspede é por definição aquele que está em necessidade ou mesmo em dificuldade privado de sua casa.  Conforto : ajuda, socorro, assistência e consolo e não elementos materiais.  SOCIABILIDADE COMO INGREDIENTE MAIOR DA HOSPITALIDADE.

16 TRATO HOSPITALEIRO: MATERIAL OU AFETIVO?  O ensino da “Postura Comercial” está substituindo a generosidade às pessoas as custas de um suposto profissionalismo impessoal.  “O extra” da hospitalidade está sendo confundido com elementos materiais: chocolate e balas que esperam o cliente sob o travesseiro.  O Zelo das sociedades passadas entendidos como dádivas deve ser retomado como ideia de EMPATIA (sentimento).

17 RELAÇÃO COM O OUTRO NA HOSPITALIDADE  O visitante desperta estranhamento.  As diferenças não podem ser reduzidas a um denominados comum ou a seus estereótipos.  A “outrificação” representa uma forma de acabar com a alteridade necessária a qualquer forma de hospitalidade.  A busca do hóspede pelo autêntico gerou na hotelaria um comércio da hospitalidade “estandardizada”. Exemplo: resorts na Bahia

18 SOB O PONTO DE VISTA DO HÓSPEDE  A lembrancinha sem garantia ou pedido (gorjeta) é uma manifestação do resíduo de troca hospitaleira no ambiente comercial.  O mesmo pode se dar quanto se retribui com um presente na hospitalidade doméstica?

19 HOSPITALIDADE COMÉRCIO: ANTINOMIA OU COMPLEMENTARIDADE  Se a hospitalidade pode penetrar na relação comercial, é unicamente pela introdução de uma margem de improvisação permitindo, se for o caso, uma relação pessoal mas não personalizada - entre o hoteleiro e o cliente.  O hoteleiro deve se converter a um hospedeiro e o hóspede em convidado.  A hospitalidade não pode servir para mascarar a impessoalidade da indústria do turismo.

20 HOSPITALIDADE: SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA  Releitura das relações do Turismo sob o ponto de vista da Sociologia e da Antropologia.  Pesquisa da Hospitalidade pela Etnologia: pesquisa de campo aplicada juntamente com comunidades o qual permite uma relação participativa.  O pesquisador deve habituar os locais de sua presença avançando com cautela atuando como “cidadãos normais” mesmo com observador.  Estudar a hospitalidade dos lugares e sua alteridade –identidade dos tipos de turismo como forma de “ENCENAÇÃO DA HOSPITALIDADE”.


Carregar ppt "HOSPITALIDADE PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN TEXTO IV: O Comércio da Hospitalidade é Possível? Anne Gotman."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google