A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO Com o dinamismo do mercado atual, as indústrias alimentícias têm conduzido testes sensoriais para identificar se os seus produtos preenchem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO Com o dinamismo do mercado atual, as indústrias alimentícias têm conduzido testes sensoriais para identificar se os seus produtos preenchem."— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO Com o dinamismo do mercado atual, as indústrias alimentícias têm conduzido testes sensoriais para identificar se os seus produtos preenchem as necessidades e os anseios dos consumidores. Pesquisadores têm recomendado que medições rotineiras da resposta do consumidor para alimentos deveriam incluir não somente testes de aceitação e de preferência, mas também de emoções. O chocolate contém vitaminas, minerais, antioxidantes e outras substâncias que atuam no organismo. Estudos relatam que o chocolate proporciona sensações, como prazer, alívio, recompensa, felicidade, relaxamento, bem-estar e energia às pessoas que o consomem. O presente trabalho teve como objetivos avaliar, em testes blind e branded, a aceitação sensorial de 6 amostras comerciais de chocolate ao leite, em tabletes, e identificar as emoções produzidas pelas mesmas. CONCLUSÕES O conhecimento da marca influenciou a resposta dos consumidores, onde os produtos das marcas A (517), B (884), C (793) e E (721) tiveram suas notas médias de aceitação elevadas no teste branded, quando compradas as obtidas na condição blind. O chocolate ao leite tem a capacidade de despertar emoções no consumidor, sendo as positivas àquelas com maiores intensidades, podendo destacar os termos alegre, contente, confortável, feliz, prazeroso, satisfeito e bem, que se sobressaiu quando comparado aos demais testados. Nem sempre a intensidade das emoções foi acompanhada pela aceitação. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Métodos Físico-Químicos para Análises de Alimentos. 4° edição. Brasília: 2005. KING, S. C.; MEISELMAN, H. L. Development of a method to measure consumer emotions associated with foods. Food Quality and Preference, USA, v.21, p.168-177, mar. 2010. MATERIAL E MÉTODO Os experimentos foram conduzidos com 6 amostras de chocolate ao leite em tabletes, de diferentes marcas comerciais. Uma escala hedônica de 9 pontos (9=gostei extremamente e 1=desgostei extremamente) foi empregada para avaliar a aceitação global das amostras (BRASIL, 2005). Para a identificação das emoções resultantes do consumo do produto, uma lista com 23 termos (13 positivos e 10 negativos) acompanhada de uma escala de intensidade de 5 pontos foi apresentada (5=extremamente e 1=nada) (KING; MEISELMAN, 2010). Os testes formam realizados por 91 consumidores, sendo 65,9% mulheres e 34,1% homens, com idade entre 15 e 24 anos, selecionados através de um questionário de avaliação dos hábitos de consumo do produto. Todos os testes foram realizados no Laboratório de Análise Sensorial da FTT. Os dados obtidos foram submetidos à ACP para construção do mapa de preferência interno, à ANOVA e ao teste de médias de Fisher, adotando-se o nível de 5% de significância. As emoções que produziram as maiores intensidades foram: alegre, bem, confortável, contente, feliz, prazeroso e satisfeito, traduzindo assim emoções positivas. Nas duas condições de teste a emoção bem se sobressaiu, quanto a intensidade, quando comparada às demais testadas.. Confrontando-se os mapas de preferência, blind x branded, verificou-se que as emoções obtiveram alterações quanto à sua intensidade. Em alguns casos, a informação da marca acarretou em uma mudança de posição das amostras frente às emoções. Tais resultados exprimem com clareza a influência do conhecimento da marca frente às emoções e aceitação do chocolate ao leite. AVALIAÇÃO DA ACEITAÇÃO SENSORIAL E DAS EMOÇÕES PRODUZIDAS POR CHOCOLATE AO LEITE EM TABLETES, EM TESTES BLIND E BRANDED A. G. da Costa 1, E. R. da S. Ramos 1, M. C. Jacon 2, J. R. de Barros 1 & M. E. Pulzatto 1 1 Faculdade de Tecnologia Termomecanica, Brasil 2 Symrise Aromas e Fragrâncias Ltda, Brasil RESULTADOS E DISCUSSÃO Os códigos 517, 884, 793, 458, 721 e 279 correspondem, respectivamente, às marcas identificadas pelas letras A, B, C, D, E e F. Tabela 1. Notas médias de aceitação global obtidas no teste blind. Médias com letras iguais na mesma linha indicam não haver diferença significativa a nível de 5%. Tabela 2. Notas médias de aceitação global obtidas no teste branded. Médias com letras iguais na mesma linha indicam não haver diferença significativa a nível de 5%. Tabela 3. Comparação das notas médias de aceitação global obtidas pelas 6 amostras de chocolate ao leite nos testes blind e branded. Médias com letras iguais na mesma linha indicam não haver diferença significativa a nível de 5%. As amostras A (517), B (884), C (793) e E (721) alcançaram no teste branded, médias de aceitação significativamente superiores às obtidas no teste blind, comprovando a influência destas marcas sobre o consumidor. Comportamento contrário foi observado quando avaliadas as amostras F (279) e D(458), que mantiveram suas avaliações nas duas condições de testes. As intensidades médias das emoções não ultrapassaram a categoria “moderadamente”, mesmo a equipe sendo formada por consumidores muito frequentes do produto. AMOSTRAS ATRIBUTO 517884793458721279 Aceitação global 7,03 b 7,63 a 7,46 ab 7,48 ab 7,62 a 7,64 a AMOSTRAS ATRIBUTOABCDEF Aceitação global 7,92 ab 8,05 a 7,93 ab 7,40 c 7,95 ab 7,68 bc AMOSTRAS TESTES BLIND BRANDED 517 (A)7,03 b 7,92 a 884 (B)7,63 b 8,05 a 793 (C)7,46 b 7,93 a 458 (D)7,48 a 7,40 a 721 (E)7,62 b 7,95 a 279 (F)7,64 a 7,68 a Figura 4. Gráfico-aranha obtido pela média de intensidade das emoções das 6 amostras de chocolate ao leite avaliadas em teste blind. Figura 5. Gráfico-aranha obtido pela média de intensidade das emoções das 6 amostras de chocolate ao leite avaliadas em teste branded. Figura 6. Mapa de preferência interno – teste blind. Figura 7. Mapa de preferência interno – teste branded.


Carregar ppt "INTRODUÇÃO Com o dinamismo do mercado atual, as indústrias alimentícias têm conduzido testes sensoriais para identificar se os seus produtos preenchem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google